quinta-feira, 28 de julho de 2011

Avatar FiliPêra

George Lucas perde direitos autorais dos stormtroopers

 

image

[Foto por RedandJonny]

Quando assinou a papelada com a 20th Century Fox na produção e distribuição de sua trilogia Star Wars - que ainda não passava de um monte de papéis e idéias na cabeça de um barbudo -, George Lucas fez algo digno de gênio: em troca de diminuir seu salário de diretor e produtor, ele ficou com os diretos de merchandising e comercialização de produtos relacionados aos filmes. Tenho certeza que a Fox chora até hoje por isso. Se atualmente esses contratos são padrão em Hollywood, na época a indústria  não explorava muito o potencial de lucrar com filmes em outras mídias - e hoje faz isso até demais (culpa do primeiro Batman, que praticamente inaugurou a indústria do merchandising no cinema).

O fato é que George Lucas ficou bilionário graças a Luke Skywalker & cia, e nunca mais precisou fazer nenhum filme; só efeitos especiais da Industrial Light & Magic, bonecos e novas edições de Star Wars com Han Solo não atirando primeiro. É a vida, ele foi esperto e agora tá colhendo os louros da decisão que tomou.

Mas o poderoso império que o amigo de Spielberg criou pode estar ameaçado. Andrew Ainsworth, um designer industrial, acabou de vencer um processo judicial de três anos contra Lucas, que o processou porque ele vendia réplicas de capacetes de stormtroopers para fãs da trilogia. Alta Corte britânica decidiu que os capacetes não são obras de arte e por isso não houve violação de direitos autorais.

"Tenho orgulho de relatar que, no Judiciário inglês, Davi pode vencer Golias se a sua causa for justa. Se existe uma força, ela esteve comigo nos últimos cinco anos", disse Ainsworth em uma nota a imprensa.

Ainsworth foi o artista que produziu a maior parte dos capacetes usados nos filmes, e vendia réplicas originais para os fãs, coisa que Lucas não gostou. Anteriormente, a Lucasfilm havia ganho na justiça americana o direito de receber uma indenização de US$ 20 milhões do artista… mas Ainsworth disse que não exporta produtos pros EUA, por isso não pagaria.

A empresa de Lucas disse que vai continuar na batalha de tirar dinheiro dos outros proteger seus direitos, e disse que “quase todos os países do mundo têm leis que protegem os objetos usados em filmes”, e comemorou quando o governo britânico sinalizou que mudaria suas leis relativas ao assunto.

Até lá, os stormtroopers não são só seus, sr Lucas - e que tal fazer mais filmes (Eu sei que você dirige muito mal, mas deixemos isso de lado) pra não precisar ficar correndo atrás de qualquer migalha relacionada a Star Wars?!

 

[Folha via Rodolpho Zippo, o gordo mais gente boa do Brasil]

3 Comentaram...

Davi disse...

Que foto!

Caer Itaobi disse...

Tem um exagero bastante grande nessa chamada. A justiça do Reino Unido simplesmente determinou que não cabe pagamento de direitos autorais sobre a venda das réplicas que o Ainsworth faz por lá. Mas ele não pode vendê-las nos EUA por exemplo, porque lá teria realmente que pagar a multa exigida pelo Lucas. Perda dos direitos autorais - coisa que nenhum tribunal poderia determinar diga-se de passagem - implicaria que qualquer um poderia por exemplo fazer um filme ou publicar um livro de distribuição comercial utilizando os stormtroopers como personagens e sem dever nada pro Lucas.

Thiago Luiz disse...

O foda nessa historia toda, é que Lucas faz merchandising de tudo que é ligado ao universo Star Wars,fica cansativo.Eu sou fá dos filmes,apesar da alteração ridícula feita, mas essa mania dele de extrapolar em propaganda pra tudo me parece uma continuação, diga-se de passagem, de o ataque dos Clones(que não deixa de ser uma verdade).Fora os amigos, que adoram fazer mais clones de merchan em seus filmes.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo