sexta-feira, 8 de abril de 2011

Avatar Colaborador Nerd

Os Trolls

Por Sayron Schmidt, do World RPG Fest

 

Como dito no artigo passado, fiquei devendo esse texto para apresentar o meu conceito sobre trolls, que e para mim é um grande problema que assola a internet hoje. Na verdade, esse texto teve forte influencia de dois tweets, um foi o retweet do amigo @rodolphozippo de uma frase do @erico_borgo:

 

clip_image002

LINK

E um tweet que soltei logo depois:

clip_image002[4]

LINK

A partir dai, desenvolvi uma teoria sobre os trolls, pois o termo ficou tão genérico quanto o termo blogueiro.

Qualquer um é ou pode ser, desde que preencha certos requisitos. No primeiro caso, critique uma opinião (assim como nosso amigo @VozdoAlem com o GRANDE @cardoso nesse texto aqui, onde foi, pessoalmente, chamado de “troll” por ele!), apresente a sua e pronto: você é um troll, simples não? E não adianta você ter bons argumentos e tentar usar toda a dialética que pessoas civilizadas utilizariam para ter uma discussão saudável e com um alto nível de conhecimento, eles vão te atacar, agredir verbalmente e, por fim, tentarão, de alguma forma, humilhá-los frente aos espectadores (seguidores!) ávidos por sangue.

Como o Érico Borgo citou em seu tweet, “a internet está formando uma geração de frescos”, que, além de não aceitarem brincadeiras ou qualquer coisa do gênero, ainda se acham os senhores da verdade absoluta e que qualquer outro ser mortal que venha contrapor suas teorias maquiavélicas estará errado, e com isso hordas de soldadinhos (que nada são além disso!) lhes atacarão sem ao menos lerem o que vocês escreveram, porque seu deus assim designou.

Profundo? Ainda não. Podemos ir mais.

Pessoas com egos inflados, mas sem segurança alguma sobre o que falam ou escrevem, são os deuses da verdade no mundo da internet. E não significa que escrever, seja lá quantos livros, vai indicar que você escreve bem, pois veja quantos livros péssimos existem por aí,  foram publicados e ainda permanecem a venda.

Agora pensem no futuro, daqui uns 10 ou 20 anos, teremos uma geração que aprendeu a ser um ser supremo, ficando em seus quartos e escrevendo como se não houvesse amanhã, sendo os gestores de empresas, líderes, mafiosos ou políticos. Teremos um bando de adultos mimados e que não sabem (e não aceitam.) qualquer tipo de crítica ou ajuda. Como eles lidarão com seus funcionários? Como será que vão tratar os clientes e fornecedores?

“Amigo, não gostei da sua opinião, passe no RH e *BANG, está bloquea...quer dizer, demitido!”

Puta merda né?

Fora que só sobreviverão aqueles que bajularão, vulgo puxa-sacos, e isso irá acabar com qualquer possibilidade de continuidade da existência humana. Exagero meu? Pensem em vários seres desse nível gerindo um país, que já não é grande coisa, como o Brasil. Se estamos na merda hoje, pensem em como será daqui a alguns anos!

Pensem neles comandando o exército, a policia ou a padaria da esquina. Imaginem eles formando mais e mais igrejas e blogs, criando a cada dia mais “fiéis”.

Que lugar chato seria.

Você interpõe recurso de uma multa, *BANG, fica sem carteira de motorista e nunca mais poderá tirá-la novamente. Você acusa policiais de abuso de autoridade, literalmente *BANG, você está morto. Você discorda do diagnóstico do médico, *BANG, ele não fará seu tratamento.

E isso é só alguns exemplos. Por isso amigos, fiquem orgulhosos em serem chamados de trolls, ao invés de algo pejorativo o considero como um elogio, significa ter opinião própria e estar aberto a novas possibilidades e não apenas ficar fechado em um mundinho estupido.

19 Comentaram...

Nilto, o Junio disse...

concordo com o texto, estão sendo formados baitolas, só não concordo com trecho "Fora que só sobreviverão aqueles que bajularão" acho que o certo seria "bajularem"

Unknown disse...

É verdade Nilto, nem havia me dado conta do erro...rsrsrsrsrs...

Nilto, o Junio disse...

tudo bem, acontece
observação: nos links a direita debaixo de "contato" tem uma imagem de um "bola gato"

Ana Recalde disse...

Concordo em partes com o texto, acho que existe gente que comenta como anônimo apenas para xingar e sem trazer qualidade nenhuma ao debate, já li muito comentário do tipo "Anônimo diz: Ah, Vai se fuder".

Isso não diz nada e não contribui pra nada.

Eu particularmente AMOO uma boa discussão, com muitos pontos de vista, mas odeio pessoas sem personalidade que apenas xingam sem usar argumento nenhum. Esses pra mim são os trolls. E a eles o meu desprezo.

Unknown disse...

Cara eu vi isso também e não entendi...rsrsrsrsrs...tem que ver isso dai!

Paulo Roberto [Em Paralello] disse...

Concordo com a Ana. Acho que uma discussão saudável e com argumentos de ambos os lados é essencial, contudo quando a "discussão" parte para ofensas ou ximgamentos perde completamente o sentido e é aí que a meu ver entra os trolls.

Acho que em um estado democrático de direito como o nosso devemos sempre incentivar as dicussões, pois assim seremos melhores e por que não dizer mais maduros.

OBS: Dêem uma olhada no "bola gato" a direita, acho que foi colocado sem querer heheheh

Unknown disse...

Mas a idéia que eu quis passar é a do pessoal que gosta de impor a opinião, como um belo exemplo o senhor Cardoso. Ele não discute. Não existe uma conversa saudavel e que gere conteúdo, existe apenas a opinião dele acerca do assunto e quem discorda é taxado de troll.

Quem comenta como anônimo e xinga, para mim, não passa de uma criança que não tem o que fazer.

Vanat disse...

Muito bom o post. Temo isso a algum tempo... a cada dia que passa vejo isso como uma realidade não muito distante, o que me deixa muito triste. Nos comentários foi descrito o que é um troll claramente, espero que as pessoas entendam que emitir uma opinião não é ser troll. =D

Tavares disse...

Eu até parei de comentar em blogs por isso, recentemente desisti do orkut, não da mais pra expressar suas opiniões, sem falar que a partir dos últimos fatos vão começar a usar tudo que vc escreve contra vc, vem ai a PL 122 e diversas leias petistas que vao censurar e prender quem quiser usar a liberdade de expressão.

Hoje chamam vc de troll, amanhã mandam vc pra cadeia, por isso exclui meu antigo blog, estava sendo perseguido por petistas fanáticos.

No futuro as pessoas não vão ter opinião nem debater nada na internet, vão só clicar naquela babaquice de "curtir" e vai ficar por isso mesmo, o plano dos petistas esta chegando próximo de sua conclusão.

Outro dia vc escreveu que os comentários em blogs diminuiram, e é por isso. Quem tem opinião ou desiste de escrever pra não ser banido, ou tem seus posts apagados ou tem medo de ser processado, tudo culpa do sistema de vigilância que se criou na própria cabeça das pessoas.

O melhor mesmo é nem falar mais nada.

Nilto, o Junio disse...

para acabar com troll eu uso bola de fogo, pq aí a cura acelerada não funciona

Ana Recalde disse...

Bom aí é que está a coisa toda, pessoas que entram e comentam coisas que contrariam seu post é saudável. Acho essa questão muito justa!
Aí vem um comentário, como o do @Tavares, que diz ter desistido do seu blog por pressão.

Bom, existe o direito do dono do blog de não aceitar comentários chulos e com agressão, não é mesmo?

Isso posto, comentários sem esse conteúdo, teoricamente ajudam a discussão, certo?

Então pq fechar seu blog por isso? Oq exatamente é ser perseguido? Ter muitos comentários desfavoráveis? E nesse sentido não é prepotência acreditar que não podemos ter pessoas que contrariam nossa opinião?

Enfim, a não ser que alguém de fato com uma sigla no peito tenha entrado na justiça com argumentação injusta para retirada do seu blog do ar, onde seu comentário se encaixa aqui nesse post?

Até me corrijam, por favor, mas o post não fala de como nos tornaremos acéfalos se não tornarmos a internet um lugar democrático de opinião?

Excluir um blog por não aguentar comentários não é exatamente o exemplo que o autor gostaria de passar. Mas enfim, apenas uma contradição que notei :)

Devemos comentar e expressar nossas opiniões sem agressão ou injúria, com nossos perfis e assumindo o que dizemos, é nisso que eu acredito ser a base da democracia.

Tavares disse...

Vejam o Filipe, esta sendo processado, eu depois de tantas ameaças decidi excluir meu blog, por que não tenho tempo a perder com petistas censuradores.

Começam chamando vc de troll, depois querem te mandar pra cadeia.

Unknown disse...

@Tavares,

Eu acho que você está envolvendo muita politica no assunto e não é essa a questão, o Filipe está sendo processado porque algum maluco ficou ofendido com a verdade (que não vou entrar no mérito da coisa agora.), você se defende, prova que estão errados e acabou. Por mais lenta que seja a justiça, não há como levar isso adiante sem fundamentos.

E tudo o que a @Anarecalde falou no último comentário é verdade, precisamos falar e assumir as consequências do que falamos/escrevemos.

Tavares disse...

Não estou envolvendo política, só estou falando que existem pessoas intolerantes com quem tem opiniões diferentes. É o politicamente correto que ta fazendo a web se tornar um lugar inadequado pra expressar opiniões.

Esse grupo político eu cito em particular por causa de seu plano maligno de acabar com a liberdade da internet, há anos que monitoro os sites esquerdistas e sei que eles são a favor da censura. Liberdade pra eles é ser a favor deles, o resto é "PIG".

Tente fazer um cometário no "mariofro", "Tsavkko", "vermelho" e vc vai ver.

Vou repetir, começam chamando vc de troll, mas depois, baixam leis e mandam intimações pra sua casa.

No meu blog eu aceitava todo tipo de comentário ofensivo de "trolls", por que eu sou um troll e respeito a liberdade deles. Mas quando comecei a receber ameaças decidi excluir o blog, porque não posso ficar pagando advogados, comparecendo a audiências, tenho outras coisas mais agradáveis pra fazer.

vc escreveu:

"Pensem neles comandando o exército, a policia ou a padaria da esquina. Imaginem eles formando mais e mais igrejas e blogs, criando a cada dia mais “fiéis”.

Que lugar chato seria."

Não seria rapaz, já É, eles já estão ai, no poder!!

Felipe disse...

Bem, apesar de ser um bom texto, minha concepção de Troll que causa problema ém a que foi exposta nos comentários, pessoas que só querem agridir sem apresentar argumentos.
Quanto à onda do politicamente correto não é algo exclusivo da internet e sim de nossa sociedade. Gostaria de saber a opinião dos leitores aqui do blog sobre o caso do Bonsonaro.

Aleatório disse...

Eu estava conversando com a minha mãe sobre o fato de que eu vou me formar com 21 anos e com essa mesma idade vou morar sozinho. Ela disse que vários colegas dela dizem que eu sou muito novo para fazer isso, mas ela me dá todo o apoio.

Eu fico pensando, que tipo de geração de bundas-moles (é esse o plural?) estamos criando? Não podemos brincar no chão, lixo, rua, pica-pau é algo violento, devemos proteger todas as crianças dos maus do mundo. Ora, com toda essa proteção temos várias pessoas com 40, 50 anos morando com os pais com medo de enfrentar a porra do mundo. O que acontecerá com esses frouxos quando o mamãezinha ou o papaizinho deles morrerem?

Eu acho que essa questão dos trolls é reflexo dessa geração de bundas moles que não aceitam opinião contrária, que não defende as suas opiniões com argumentos, que não sabem se comportar como gente de verdade >.<

Ps. bem que seria legal se desse de comentar com a conta do twitter xD

Eduardo Janú disse...

http://www.imdb.com/title/tt0387808/

Unknown disse...

Eu sabia que o link do @Eduardo era sobre Idiocracy...esse é um filme com uma visão bem interessante sobre o futuro do planeta...

Guilherme disse...

é engraçado ver que uma simples imagem de um rosto sacastico denominada "trollface" iria fazer tanto "auê" na rede.
O problema é... daonde rios o autor da imagem deu esse nome à ele? Ele nem ao menos se parece um troll (http://www.vorpal.com.br/files/2010/03/PZO1107-troll-163x300.jpg)
vamo testar jogar fogo pra ver se morre!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo