quarta-feira, 6 de abril de 2011

Avatar Voz do Além

Flickr censura imagens que mostram a identidade de oficiais de inteligência egípcios

 

Mohamed Safwat 04

Uma das fotos reveladas

Hossam el-Hamalawy, fotógrafo egípcio que ficou famoso recentemente ao tirar uma multidão de fotos sobre as revoltas no Egito, durante a invasão a Nasr City encontrou dois DVDs com arquivos que revelavam os rostos e nomes dos principais oficiais da Amn Al-Dawla, serviço de segurança do país, envolvido em torturas, assassinatos e outras coisas nada louváveis (como é comum em todos os serviços de segurança… eles não são secretos à toa). Ele então upou na sua conta do Flickr e as colocou em seu blog.

Mas o povo do Flickr aparentemente não gostou muito do seu conteúdo e se esforçou para enquadrar a foto em alguma infração para tira-las do ar. Restou então a batida “apropriação e uso de material alheio, sem os devidos direitos de imagem”, que foi o suficiente para a direção do serviço de compartilhamento de fotos deleta-las, sem direito a choro. Mas Hossam, logicamente, achou um outro meio de expô-las ao mundo e colocou quase tudo pra baixar no Ge.tt, argumentando que mesmo tendo realmente achado as imagens, a importância da divulgação delas se colocava muitíssimo acima de qualquer propriedade intelectual.

O caso mostra como são diferentes as revoltas de cunho popular, e a de cunho elitista. Enquanto os arquivos da ditadura brasileira permanecem trancadas, constituindo-se praticamente um tabu - mesmo com o país sendo governado há nove anos por esquerdistas perseguidos pelos ditadores -, no Egito, as atrocidades vão sendo expostas, aos poucos, mesmo com corporações americanas se esforçando pra esconder isso.

 

image

[Via CrunchGear]

2 Comentaram...

MPauloS disse...

O caso do Brasil não é lá muuuuuuuuuuuuuuuuuito diferente do resto da América Latina, claro que vai ter algumas diferenças em relação aos processos, acho que na Argentina já foram condenado uma "penca" de gente, já no Brasil...

Mas eae rapaz, quando você vai voltar com aqueles tópicos sobre a Rússia? (estou falando do Glaspost).

FiliPêra disse...

Tô com um Glaspost completo e gigante sobre espionagem russa já com muita coisa escrita. Deve ser o maior de todos. Com esse lance de TCC tá um pouco tenso de terminar, mas em algumas semanas o completo. =)

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo