quinta-feira, 14 de abril de 2011

Avatar FiliPêra

Comunidade Linux considera que venceu a Microsoft

 

image

Quando li o título da notícia no Slashdot soltei uma bela risada irônica, mas depois saquei que não é nada engraçado, tem um fundo de verdade bem subjetivo na declaração de vitória exposta no nosso próprio título. A afirmação vitoriosa é de  Jim Zemlin, diretor-executivo da Linux Foundation:

“Eu acho que nós simplesmente não nos importamos mais tanto [com a Microsoft]. Eles costumavam ser nosso grande rival, mas agora [criticar a Microsoft] é como chutar um cachorrinho”

Nada como a ousadia de um desenvolvedor de software livre. Mas ele explica - e bem - o motivo de palavras tão triunfantes.

“Do Android ao Kindle, passando pelos eletrônicos de consumo, os maiores sites do mundo e supercomputadores, o Linux passou a dominar quase todas as categorias da informática, com exceção dos desktops [PCs e notebooks]"

Bom, se levarmos em conta que o Windows é o sistema operacional de nove em cada 10 computadores do planeta, a vitória do pinguim não parece tão grande assim, mas Zemlin crê piamente que com o povo migrando cada vez mais para tablets e smartphones, o Windows tende a ficar cada vez mais em segundo plano.

Faz sentido, mas tenho lá minhas dúvidas.

 

[Via Slashdot]

8 Comentaram...

Teste disse...

Cara isso saiu no Imasters tbm, e foi bastante discutido pelo pessoal nos comentários.
Mas falando em migrar para Tablets e smartphones é mais provável que windows e linux percam espaço pra Apple...

Anônimo disse...

O mundo muda - e esse post é uma evidência dessa afirmação.

Paulo Roberto [Em Paralello] disse...

Eu não acho que o Windows irá ficar em segundo plano nem tão cedo. Tudo bem que o mercado de Tablets e Smartphones tem crescido, contudo NUNCA um Smartphone, por exemplo, terá a mesma digamos, "agilidade" para se navegar na Internet como em um PC, são lentos e os planos são relativamente caros. Hoje nós temos o Android que agilizou muito o acesso a internet via Smart, mas eu não me sentiria confortável ler todos os meus Feeds diretamente no celular com uma tela minúscula, por exemplo. Penso sim que os Smartphones vieram para somar, tornar o nosso cotidiano mais conectado, mas possuem suas limitações.

Os Tablets por outro lado são excelentes para acessar a internet e fazer pequenas tarefas com perfeitção, mas daí dizer que isso fará com que um computador ou notebook ficará em segundo plano acho extremamente prematuro.

É claro que estou aqui apenas dando alguns exemplos práticos, mas existem outros tantos que diferem as funcionalidades de um para o outro.

Os PC's ainda estão vivos e bem vivos na vida das pessoas. Se pararmos para pensar a “grande massa” da população só teve acesso a um PC em um passado muito recente, outros ainda nem sequer tiveram contato com um ou apenas em Lan Houses.

Estamos vendo que o governo (o nosso é claro), tem criado leis para diminuir os impostos com intuito de fomentar o consumo neste setor, se pararmos para pensar quem a alguns anos atrás conseguiria comprar um notebook a preços tão acessíveis?!! Outra pergunta que completa a primeira: Qual sistema operacional tem sido instalado nessas máquinas em sua larga maioria?

É notório que o mercado de Tablets e Smartphones está crescendo, mas eu DUVIDO que alguma pessoa na face da terra aposente seu PC ou notebook para ficar somente com um Tablet. Acho que o Jim aí está se achando muito, eles fizeram a diferença? Fizeram, mas revolucionar como a Microsoft revolucionou o mundo da computação ele ainda precisa comer muito arroz com feijão, como dizia minha avó.

No tocante ao comentário do caro amigo Franks acho que ele está correto. Contudo só acho que isso se tornará uma realidade a partir do momento em que as máquinas da Apple se tornem mais populares, pois aqui no Brasil pelo menos o mercado para essas máquinas, que particularmente são meu sonho de consumo ainda são extremamente caras apesar da sua alta qualidade nos quesitos software e hardware.

Abraço.

Anônimo disse...

A Microsoft não faz o que quer com o Windows, imagina outros SOs. Digo, a Microsoft quer que Windows 7 "seja único", correto? Tenta superar o Windows XP, mas não consegue assim tão fácil. Passou nos EUA e deve ser tendência, mas em tempo longo...

E o pessoal do Linux (ou GNU/Linux) tem que parar de se preocupar com os outros. No dia que realmente se preocuparem em: "o que podemos fazer", vai ficar tudo lindo.

Teste disse...

Paulo Roberto Como fui breve no meu comentário posso ter dado a impressão errada, eu não acho que o advento dos smartphones e tablets se dará tão cedo, mas realmente o maior concorrente da Apple nessa área é o preço de seus brinquedos, se fossem mais baratos seria bem difícil para linux e android terem o lugar que tem hj.
Eu ainda uso meu PC e não pretendo aposentá-lo, até por que, prefiro jogar em uma tv grande à jogar em uma tela de 7 polegadas, além, é claro, de outras atividades para que uso o PC.
Mas acho que vc(Paulo Roberto) tem razão no que diz.

teste disse...

A mim parece que cada sistema encontrou seu nicho...

[]'s
@Compulsivo

Sm00th disse...

Pessoal, linux é só o kernel. No que diz respeito a declaração é válida sim. Há mais linux embarcado do que qualquer produto microsoft no mundo. E, que bom. Imagina se coisas como youtube, facebook, orkut, twitter, google e tantos outros, com seus inúmeros serviços iria rodar em servers da m$. nem sonhando. A internet seria um lugar pequeno e caro, escuro e sem atrativos.
Graças ao Linux, os devs podem se contentar em usar diversos produtos M$ gratuitos, que antes eram muito caros.
Bom, sei que já troquei o sistema a mioto tempo, uso Linux 100% do tempo e não tenho mesmo do que reclamar, pelo contrário, é impossível não exaltar o GNU/Linux.

Anônimo disse...

Só esclarecendo meu comentário anterior, eu dise que hj os dev contam com ferramentas gratuitas da microsoft, que de outra forma seriam pagas e caras. Mas que a internet não necessariamente requer ou existe a base de ferramentas ou linguagens da microsoft, muito pelo contrário. Há muita linguagem aberta que faz a internet.
No mais, meu desktop GNU/Linux, Kubuntu:
http://img6.imagebanana.com/img/g3dug07a/captura_043.png
http://img6.imagebanana.com/img/dduux42u/captura_044.png

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo