sexta-feira, 11 de março de 2011

Avatar HumberTêra

“Graças a Deus”

 

image

"Graças a Deus" e "Se Deus quiser", expressões que são implantadas na nossa cabeça desde que nascemos, assim não temos nem tempo de decidir em que acreditar. Vamos crescendo aceitando que aquilo que deu certo foi graças a Deus, e acreditando que nosso destino esta nas mãos dele , tirando assim total responsabilidade sobre nossos atos e nosso destino. Falamos isso sem nem mesmo nos darmos conta de quem ou oque estamos falando. Hoje isso está tão automático quanto falar “Eu te amo”.

Voltando de uma viagem para BH, o ônibus começou a fazer um barulho estranho, uma passageira na minha frente foi falar com o motorista sobre o barulho e que não seria seguro continuar a viagem sem saber que barulho era esse. Nessa hora, uma mulher e seu filho que estava atrás de mim, começaram a pregar no ônibus, falando que deveríamos deixar Deus agir em nossas vidas, que nada acontece sem a aprovação dele o que tivesse que acontecer aconteceria. Deu vontade de falar que eu acreditava em Odin e que nada q ela falasse iria mudar isso, mas ela iria encher o saco a viagem toda (mas seria engraçado =P). Enfim, isso mostra que as pessoas encaram a crença delas como uma venda para a vida.

Uma coisa que sempre falo é que a crença cega dessas pessoas é a mesma fé que homens-bombas, kamikazes, pessoas que acreditam "NELE"… enfim poderia ficar o resto do dia falando sobre sobre atitudes que para nós parecem bizarras e que para outras culturas parecem extremamente normais. A necessidade da humanidade em acreditar  "algo maior", uma energia que rege o universo, acreditar que não estamos sozinhos, é tão grande quanto ter algo que nos freie. Como se Deus fosse a Polícia dos seres humanos, como se precisássemos dele para nos dizer o que é certo e o que é errado.

Eu acredito que nós nascemos sabendo o que é certo e errado instintivamente, algo ligado ao antepassados, instintos, etc. Nós nascemos acreditando em um Deus, que é bom, mas que caso você erre, te punirá severamente, mas acima de tudo ele tá certo! Pensando de uma forma cética, o "Graças a Deus", seria na verdade "Graças a uma série de eventos aleatórios"…resumindo, o Caos. No meu ponto de vista o Caos rege o universo, atitudes que geram reações que geram eventos… infinitamente.

Ainda pensando em de uma forma cética… conversando com uma amiga há muito tempo atrás, falei que fazer faculdade de teologia é a mesma coisa que fazer “faculdade de fadas e gnomos” já que hoje não existem fatos sobre a existência de Deus. Fadas e gnomos, só existem mediante a fé de quem acredita nesses seres, que são altamente questionáveis. A religião hoje se resume em: interesses, poder, sexo e dinheiro. MUITO dinheiro.

Vejo igrejas nascendo em pouco tempo, nem passam de 20 cadeiras de plástico, e logo se tornam igrejas com palco, cadeiras confortáveis, instrumentos musicais caros e uma legião enorme de pessoas acreditando em coisas que estão escrito num livro que foi reescrito várias e várias vezes. Segmentos podem ser interpretados da forma mais favorável possível, exemplo:

 

Casos como esses e outros muitos e até piores são fáceis de achar e não digo para ninguém acreditar ou deixar de acreditar em algo, mas sim acredite pensando sobre, questionando, e não pegando para si só porque a sociedade diz que é certo  ou nasceu em uma família que é isso ou aquilo. Enfim, esse é é um assunto polêmico, eu só queria compartilhar o que penso com vocês. Deixem comentários CONSTRUTIVOS, e compartilhem também suas opiniões.

Abraços, e até breve

24 Comentaram...

Rogério disse...

A maior sacanagem depois de um texto prudentemente racional como esse é vir um filho da puta lazarento pregar algo do tipo "você precisa aceitar deus no seu coração". Heheheh
Ora, eu não acredito em Deus que não ri de si mesmo.

Prof Kleber disse...

Toda religiao é prejudicial ao ser humano por essas e outras coisas. Ainda não se tem noticia de nenhuma coisa boa que uma religiao possa fazer pelo homem que nao possa ser obtida de forma secular. Está na hora do mundo parar de acreditar em papai noel.

Marco Aurélio disse...

Ainda vão muitos anos para deixarmos ridicularizar aqueles que acreditam em Deus. Pesquisas mostram que a cada dia mais pessoas aderem ao ateísmo, e o avanço maior da sociedade só se dará quando a sociedade considerar "óbvio" desconsiderar a opinião daqueles que atribuem os eventos da vida à um ser grandioso e poderoso.

Ainda vai tempo... e eu já terei morrido até lá, morrido e enterrado, pois minha vida não é jogo do Mario. :P

Anônimo disse...

Como eu sempre digo e escrevo: A religião é um crime hediondo! E tenho dito!

Carla Cavalcante disse...

Quando o homem aprender a usar o raciocínio e a emoção em favor da sua evolução e em favor do equilíbrio as coisas vão ser bem diferentes, Deus em nenhum momento julga ninguém ... o julgamento vem da propia consciência e se o homem aprender a usar o sofrimento em seu favor conseguirá evoluir o intelecto e as emoções. Tudo é uma questão de ação e reação e temos o livre arbítrio é só saber usa-lo e caso seja usado de forma incorreta, ter consciência que foram os SEUS atos que provocaram a "dor" você é o responsável.... E as religiões não são prejudiciais aos homens que tem a mente aberta o suficiente para não se alienar, prejudicial é o homem que usa da "religião" para pregar os seus interesses. Tudo é uma questão da forma que você interpreta as situações ... o primeiro passo é não ter "verdades absolutas" e o segundo é saber separar o joio do trigo ...

Halek disse...

Aqui na minha cidade acabou de sair uma nova "igreja" a Igreja da fé salvadora! é sério. O lema deles é, aqui é que os milagres acontecem! e vai muuuuita gente... enquanto pessoas passam fome temos a igreja dos pastores fazendo um pre´dio 20x maior para "abrigar" tantos fiéis, esses que por sua vez devem assinar um termo em cartório dando 10% do seu ganho mensal para a igreja... acho incrível como qualquer coisa que tenha "Deus" ou "Jesus" no nome atraia tantas pessoas... vão ler um livro povo se informar um pouco, como eu digo sempre "pequenas igrejas grandes negócios! "pelamordeDeus" XD

Gustavo Silva disse...

Bem, além dessas expressões religiosas que foram comentadas eu adiciono o "se Deus quizer" o que para mim é um pleonasmo(se vc acreditar nele), pois qualquer previsão de futuro dependeria da vontade dele para ocorrer.

Além desses gracejos gramaticais, eu gostaria de adicionar que devemos respeitar as outras religiões, tanto quanto queremos respeitos aos ateus. na minha opnião a religião é uma ótima forma de controle social, onde você cria uma forma de união e a esperança na mudança, sem necessitar de luta.

Eliseu disse...

O pior de tudo é ver a propagação da religião cristã em orgãos publicos, uma vez q nosso estado é laico, tenho q me deparar toda vez q entro em uma escola para dar aulas, com uma biblia na entrada da escola e diversas imagens cristãs nas paredes, isso sem contar Foruns e etc...revoltante...

Eliseu disse...

outro dia vi na comunidade do orkut "Jesus Zumbi", um comentario muito interessante, uma garota disse:

"Jesus veio à terra para acabar com os pecados, e olha só, para onde se olha, se vê pecado!
Thor veio à terra para acabar com os gigantes de gelo. E vc vê algum gigante de gelo por ai???"

kkkkkkkkkkk genial!!!

Anônimo disse...

http://www.idelberavelar.com/archives/2009/07/ateus_saiam_do_armario_ateismo_e_falsas_simetrias.php

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-humanas-sociais/teologia-601957.shtml

T. Mileto! disse...

Algumas opiniões:
1) Logo no começo, você cita um caso acontecido com voce,no onibus e percebe que sua itenção é ridicularizar a crença da mulher, o que por si só é lamentável.Você desistiu por que isso faria ela lhe incomodar durante a viagem. Se o procedimento dela de "pregação excessiva" era errado, a sua intenção de ridicularizar também não é nada admirável.

2) Acreditar em Deus não é a mesma coisa que acreditar que ele interfere em qualquer coisa que dê certo ou errado.

3)A Bíblia não é "livro que foi reescrito várias e várias vezes",lembre-se que as escrituras disponibilizadas são traduções diretas dos documentos originais. (em sua maioria em Hebraico e Grego).
O que muda são basicamente as PALAVRAS utilizadas nas diferentes versoes biblicas, o sentido permanece imutável.

4)Sim, recentemente está havendo cada vez mais a criação de novas igrejas, algo errado pelo simples fato de que pessoas sem nenhum conhecimento interpretam erroneamente trechos bíblicos. O problema não é a criação das igrejas e sim a falta de conhecimento basico da população.

5)Alegar erros de leitura, interpretação e a utilização de diferentes interpretações das escrituras para que atendam a um interesse de uma minoria não serve como argumento para identificar a veracidade ou não da Bíblia, ao invés disso, só reafirma algo que já sabemos: o ser humano é falho e egoista. Dizer que uma coisa é má utilizada não é o mesmo que dizer que ela é falsa.

E aos meus amigos dos comentários, comparar Deus a Papai Noel ou Thor prova apenas a incapacidade de criar analogias verdadeiras e ou uteis.

6)A criação de igrejas tem realmente objetivo de enriquecer seus líderes? Será? Pois conto nos dedos as igrejas consideradas GRANDES no Brasil. Porém, não consigo contar o numero de pequenas igrejas, com pessoas que não ganham sequer um salario minimo por fazer um trabalho que exige dedicação e estudo (templos serios). Lideres de templos também precisam ganhar dinheiro obviamente, mas a maioria desse é investido na propria igreja e não para enriquecimento pessoal. (Pelo menos a maioria dos que vejo).

E a quem possa interessar:

Sobre a existencia ou não de Deus, e uma possivel evidencia.
http://www.youtube.com/watch?v=aICjQbrDVps

Será possivel existir razões para se crer especificamente no Deus Cristão? Vejamos.
http://www.youtube.com/watch?v=DHX6uqtWHyE
http://www.youtube.com/watch?v=Vwtg1LNFdkE

Se não gostou ou não respeita, não me importo.

T. Mileto! disse...

E não estou tentando converter ninguem.
Estou dando minha opinião.
Se não interessar por ela, nem leia.
; )

Chaves Papel disse...

Deixo aqui as palavras do fodástico Geoge Carlin ao caro T. Mileto e a todos:

"O campeão de todos os tempos em falsas promessas e exageros: Religião.

Pensem um pouco. A Religião convenceu de fato as pessoas que há um homem invisível que mora no céu que vigia tudo que você faz, tudo.

E o homem invisível tem uma lista especial de 10 coisas que ele não quer que tu faças.

E se vc fizer quaisquer destas dez coisas, ele tem um lugar especial, cheio de fogo e fumo e queimaduras e tortura e angústia para o qual te vai mandar viver e sofrer e arder e sufocar e gritar e chorar para toda eternidade, até o fim dos tempos!

MAS ELE TE AMA!..... E QUER O SEU DINHEIRO"

Anônimo disse...

Sou agnóstico então fico em cima do muro totalmente cético pois "Eu não sei e você também não" e talvez nunca saibamos, então cabe a cada um aproveitar seu tempo 'aqui' do jeito que lhe parecer melhor. Nunca me incomodei por alguém orar perto de mim, no máximo vai ser como você ter que aturar alguma música ruim, o chato é quando oram por mim e tetam advinhar algo errado em minha vida com vários tiros no escuro... Sou de berço evangélico, mas nunca segui o caminho, e minha mãe até hoje vem em casa pra me dar um sermão, e duvido que exista um envangélico mais azia que minha mãe. Simplesmente não aceita que eu não creia na mesma coisa que ela e me aborrece hora ou outra. Aliás isso é coisa de evangélicos, não aceitar que nem todos acreditam na mesma coisa que eles. Acho que não sabem mas "seus direitos vão até onde começam os meus" e ninguém merece oprimir ou ser oprimido por causa de fé, doutrina, ideologia ou qualquer outro fator que faça A ser diferente de B culturalmente.

No mais, tem pessoas que não conseguem viver por sí só, acreditam que deus é a fonte de suas forças e dificilmente se dariam bem na vida sem sua fé e do outro lado os que precisam dela pra impor limites em si mesmo, por temer uma punição divina.


Na época do renascimento cultural e cientifico, no século 16 e 17 a igreja católica ainda controlava a produção cultural e cientifica, e defendia o geocentrismo e Galileu quase foi desta por defender o heliocentrismo. A religião sempre pregou e sempre pregará a irracionalidade, pois enquanto ninguém fizer perguntas, ou achar respostas, é melhor pra eles. Fazem da fé deles um exercício constante da maldade, da pregação de mentiras e da estupidez. Até onde você acha que nosso conhecimento sobre o funcionamento das coisas teria chegado se dependesse da religião ? Qualquer que seja.
Nem vou comentar mais sobre religião pois concordo com Dawkins: É a razão de todos os males e nada mais.


Tem um documentário muito bom chamado "The Question of God" pela PBS que ilustra a vida e idéias de Freud e Lewis sobre a questão. Recomendo muito pra quem se interessar.

@T. Mileto!
Sobre o ponto número 2, acho que depende do ponto de vista. O que você considera "Deus"? Cada um tem uma resposta diferente.
A bíblia já foi muito manipulada em vários pontos da história, afinal de contas foram os mesmos inquisitores que escolheram quais livros deveriam fazer parte da bíblia. Muitos textos foram adaptados para a fortificação da igreja e sabe-se lá oque mais.
Então, a bíblia contém palavras de deus ou do homem?

E quanto ao seu respeito para com os Vikings? Denovo "O que você considera "Deus"? Você pode muito bem aborrecer alguém usando o nome de Thor em vão assim.

Chaves Papel disse...

Eu recomendo que vocês assistam o filme Zeitgeist.

Nele, são abordados temas bem interessantes...como a religião, em especial o cristianismo.

Alle disse...

Acho que ninguém leu O Código Perdido de Dan Brown, pois bem não quero falar mais nada.

Alex disse...

Sou ateu convicto, nascido em uma família católica não praticante e relativamente mista religiosamente. Desde jovem, sempre questionei as "verdades" bíblicas. Muitos dizem que a bíblia não deve ser levada literalmente, escolhendo os "fatos" e as "metáforas". Para mim, "Que sorte!" ou "Graças a Deus!" é a mesma coisa que dizer "Obrigado fatos aleatórios que trouxeram isso!". Similarmente, creio que as teorias de fim do mundo são tão vãs quanto, foi sempre são vagas. Até mesmo o famoso Calendário Maia era Asteca!

@Alle
Odeio ser o chato da história, mas acho que você se refere ao Código DaVinci xP

Caer Itaobi disse...

O problema do mundo não são as religiões, são os fanatismos. Alguns ateus e céticos fanáticos, incapazes de ver os aspectos positivos das religiões, são tão ruins quanto fanáticos de qualquer religião que criticam. Agora, uma coisa impressionante é a quantia de pessoas que tem vivência com apenas uma única religião (o cristianismo em uma ou mais de suas vertentes), e o toma pela totalidade das religiões do mundo. Até é compreensível que sendo o ocidente voltado principalmente ao cristianismo ele seja tomado com um dos principais exemplos. Mas não é uma postura séria pra uma crítica social, psicológica ou antropológica tomar a parte pelo todo, e usá-la como única medida. Assim como dentro do próprio cristianismo há inúmeras vertentes, e não dá pra tomar os crimes de algumas como obra das outras, tanto historicamente quanto na atualidade. (Em tempo, para quem não sabe, a religião viking ainda existe, assim como muitas outras formas de paganismo - todas adaptadas ao mundo atual tão diferente da Antiguidade ou da Idade Média - e é praticada não só na Escandinávia e em outras partes da Europa, mas inclusive no Brasil.

Alle disse...

Alex, você acha que é o Código da Vinci, e não pensa como uma história do símbolo perdido lhe daria tal luz, pois bem, complete a leitura do livro. A Dica foi dada.

E gente, tentem focar mais o assunto.

Davi disse...

Ô T. de Mileto ...
Colocastes Thor no mesmo patamar de Papai Noel no teu comentário ???

Não desrespeitastes a crença alheia da mesma forma que condenas ??

T. Mileto! disse...

KuchikiSaLL e Davi
-
Acho que é visível sentido que nosso amigo ali acima citou Thor foi explicitamente para fazer chacota. Se a crença dele fosse legítima eu nem teria me manifestado a respeito (ou talvez até debatesse sobre o assunto), mas acredito que atualmente não devam existir fiéis a crença em Thor.

Davi disse...

Em países escandinavos ( principalmente a Islandia ) o neopaganismo é bem vivo.

E "O que muda são basicamente as PALAVRAS utilizadas nas diferentes versoes biblicas, o sentido permanece imutável."

Não é mesmo amigo ... uma quantidade absurda de contradições e acontecimentos narrados de forma totalmente diferente.

De imutável a Bíblia não tem nada.

assiste aê
http://www.youtube.com/watch?v=n94aBNoLDgk&feature=player_embedded

T. Mileto! disse...

A respeito de Thor, creio que me equivoquei a partir do momento que eu admitia que ele seria tratado como um "personagem lendário" pelas crenças nordicas e não como um deus personificado que literalmente destruiu gigantes de gelo.
(- Assim como o personagem da Marvel Comics (!?)). Errei nesse sentido e admito, já que acredito que as crenças devem ser respeitadas e debatidas saudavelmente.

-

Já a respeito do video indicado pelo Davi (acima) com as supostas contradições, eu já havia assistido e inclusive já faz um tempo que há uma resposta pra ele (ainda sem legenda):

http://www.youtube.com/watch?v=xyh39ddstS4

Apontar "erros bíblicos" sem sequer ler ou buscar o contexto é realmente muito fácil. Acredito a maioria que os ateus que assistiram aquele video simplesmente consentiram e jamais conferiram se o conteudo e as referencias eram legítimas.

somebody disse...

Esse texto resumiu o motivo para eu ter virado ateu.
Eu fiz catequese na Igreja Catolica, terminei com 13 anos, e com 14 ja era ateu.
Me lembro de ter visto Cosmos na tv, e me fascinou tanto a serie que eu parei pra pensar que acreditar que Deus criou tudo era uma maneira muito facil de explicar o Universo.
Na minha sala na escola tem um cara que quer ser padre, e dá dó dele, pois sei que a vida dele vai se basear em igreja, ele nunca conhecerá a vida real em troca de um suposta "vida eterna".
Eu espero morrer feliz por ter logo cedo evitado perder minhas horas preciosas numa igreja

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo