segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Avatar FiliPêra

Hollywood e sua situação criativa calamitosa (lá vamos nós de novo)

 

image

No início do ano passado, escrevi esse texto meio polêmico demonstrando minha opinião sobre a extrema mercantilização de Hollywood, o que resultou numa contínua quebra de qualidade. Ano passado, apesar desses 10 filmões que consegui selecionar - sendo que seis eram dos EUA, três bancados por um grande estúdio -, creio que a qualidade cada vez mais está deixando o mainstream do cinema americano e se fixando no estrangeiro e no cinema independente. E isso está cada vez mais definitivo e irreversível.

O jornalista Mark Harris, na revista GQ desse mês, fez uma crítica à maquina de fazer salsicha sem criatividade de Hollywood, só com remakes e adaptações de quadrinhos, o que pode ser irreversível para o cinema como entretenimento, e alavancar a Pirataria ainda mais.

 

Quatro adaptações de quadrinhos. Uma história de origem de uma adaptação de quadrinhos. Uma continuação de uma continuação de um filme baseado em brinquedos. Uma continuação de uma continuação de uma continuação de um filme baseado numa atração de parque de diversões. Uma história de origem de um remake. Duas continuações de desenhos animados. Uma continuação de uma comédia. Uma adaptação de um livro infantil. Uma adaptação de um desenho animado de sábado de manhã. Uma continuação com 4 no título. Duas continuações com 5 no título. Uma continuação que, se quisesse usar números, teria que ter 7 1/2 no título.

Fique atento a crítica do jornalista, que se baseia mais na criatividade e não na qualidade dos filmes. Há muito mais da mensagem de Mark no link abaixo, mas creio ser o excerto acima vigoroso e urgente o bastante pra ser devidamente levado em consideração. E você, o que acha sobre a criatividade de Hollywood no momento?

 

PS: de acordo com um comentarista do Gizmodo, os filmes são os seguintes:

1. Captain America, Cowboys & Aliens, Green Lantern, and Thor; X-Men: First Class; Transformers 3; Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides; Rise of the Apes; Cars 2 and Kung Fu Panda 2; The Hangover Part II; Winnie the Pooh; The Smurfs in 3D; Spy Kids 4; Fast Five and Final Destination 5; Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2

[GQ via Gizmodo]

1 comentário

luix10 disse...

Eu acho que tem a ver com o bombardeio de informações atual.
A massa não sabe mais se decidir e acaba ficando apenas com aquilo que já lhe é familiar. É o medo do mal investimento de tempo e dinheiro que mantém o público na mesmice junto com um vasto leque de opções duvidosas.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo