sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Avatar FiliPêra

O Google Phone vem aí…

   nexus_main_2

Não sou o cara dos gadgets, muito menos dos celulares. Meus gastos estão mais voltados para livros, filmes e HQ’s, e nunca gastei mais que 100 reais em algum celular que tive (dois dos três, Eu ganhei de patrões que queriam me achar a qualquer momento). Mas reconheço que é importante ficar de olho nas novidades da indústria de telefonia móvel, pois o que rola por lá com certeza afeta vários outros mercados e mídias.

Um dos boatos mais fortes no mundo dos celulares no momento é o Google Phone. Durante anos ele foi dado como inexistente (tipo o tablet da Apple, que morre e renasce), e com o passar do tempo foi adquirindo jeito de vaporware, mas essa semana rolou uma virada com relação aos boatos do aparelho, agora, ao menos, confirmando a existência dele. No final da semana passada, diversas funcionários da empresa de Mountain View receberam seus Google Phones (ou Google Nexus One, nome do aparelho distribuído) para testa-los - segundo alguns deles, com uma versão nova e ainda desconhecida do Android - o sistema operacional mobile do Google - a 2.1 (o hardware é desenvolvido pela HTC).

A idéia é conseguir um feedback rápido para possíveis melhorias, ainda entre os próprios desenvolvedores do aparelho, e funcionários de outros setores da empresa. Por enquanto, mesmo com a efetiva confirmação da existência dele, não existem muitos detalhes relativos a configurações ou componentes.

Porém, logo que pipocaram as primeiras imagens e os benditos funcionários do Google tiveram contato com o aparelho, surgiram algumas aparentes certezas: ele terá uma tela OLED touchscreen, CPU Snapdragon, um microfone traseiro, suporte ao Google googles, e um teclado virtual. A data de lançamento também está confirmada: um próximo janeiro do ano que vem.

Mas, alguns blogs foram mais longe e analisaram o pedido de aprovação do aparelho junto ao FCC (mais ou menos uma Anatel dos americanos) e conseguiram dados importantes (e meio técnicos): o nome do modelo aprovado pelo FCC é PB99100; ele terá um slot de expansão de memória no padrão microSD, Wi-Fi 802.11b/g e Bluetooth 2.1 + EDR.

Uma das novidades mais legais com relação a ao smartphone do Google, é que não haverá contratos de exclusividade com nenhuma operadora (ouviu, dona Apple?!), sendo vendido desbloqueado, o que reflete a política do Google com relação aos seus produtos.

Se vai causar estrago - como o Gmail - ou ser uma marola - como o Wave - só o tempo dirá, mas que o mercado de smartphones está começando a ficar saturado, está!

Abaixo está um vídeo com a animação do boot do aparelho:

 

[Via Engadget e Google Discovery]

2 Comentaram...

Anônimo disse...

Os Espertofones são, sem sombra de dúvida, o futuro da web. Meu iPhone mudou completamente a forma como vou ao banheiro...

Já estão falando até num NetBook da Google, obviamente rodando o Chrome OS.

[]'s
Compulsivo

M7 disse...

Hardware nunca foi o negócio do Google. O google quer estar em todas as plataformas, o dinheiro dele vem de ads, não de máquinas. Não creio que eles dêem prioridade um hardware, quando precisam estar em todos.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo