sábado, 7 de novembro de 2009

Avatar Colaborador Nerd

RPG - Lançamento nacional, Old Dragon

Por Antônio Sá Neto*

 

oldnovocolor

Depois de 10 meses de concepção, escrita, testes, revisões e muito trabalho, eis que lançamos finalmente o Old Dragon, o primeiro RPG exclusivamente Old School e nacional, a usar as regras da OGL do sistema D20. A idéia por trás do Old Dragon surgiu do descontentamento com relação às novidades nos nossos RPGs favoritos. O Old Dragon nasceu porque acreditamos que o RPG pode ser mais imaginativo, mais caótico e não tão equilibrado e pasteurizado quanto a nova onda dos jogos atuais que tanto recebe críticas por aí.

Movido pelo método old school de se jogar, o Old Dragon não busca emular os jogos dos anos 70 e 80, em que o mestre tinha maior poder sobre o jogo e onde não havia uma busca obsessiva pelo equilíbrio e pela padronização. O Old Dragon busca ser um jogo baseado na desnecessidade de regras para controlar toda e qualquer situação, deixando para que o mestre adjudique com base no seu bom-senso.

No Old Dragon não é a ficha que determina as possibilidades de ação de um personagem, mas sim o jogador que o controla. No Old Dragon não é o leque de opções que restringe as ações do personagem, mas sim a imaginação do jogador. Enfim, este é um esboço do Old Dragon. Esta proposta inicial servirá de base para que a versão completa que virá em breve. Esta proposta inicial serve para ser criticada, xingada, modificada e alterada conforme a necessidade, onde buscaremos o que considerarmos ideal para que o Old Dragon fique o melhor possível.

Fast – Play – Test?

Algumas pessoas  podem não entender efetivamente o que é esta versão do Old Dragon, mas a explicação é simples. Esta é a versão teste do sistema. Ela foi concebida e testada de forma resumida e nos apresentou resultados satisfatórios. No entanto, como a nossa intenção é a de fazer um jogo com alcance maior, é notório que essa adequação pode não se dar em todas as mesas, e é aí, que entra a parte play test desta versão.

Ao mesmo tempo que ela trás as regras mais básicas pra se jogar Old Dragon, com regras que visam avançar seu jogo até o quinto nível, ela também deseja ser aperfeiçoada pelo maior número de pessoas possível. E é aí que você entra.

Teste o jogo. Jogue com seus companheiros de grupo. Leia e releia nossos conceitos e mais importante de tudo, nos diga o que achou, o que funcionou e principalmente o que não funcionou. Se você tem uma sugestão ou idéia melhor, se aplicou uma regra da casa que aparentemente funcionou melhor do que as apresentadas aqui, divida sua experiência conosco. Procure os autores nos seus referidos blogs ou emails (veja a página de rosto do livro para maiores informações de como entrar em contato com os autores) e passe o máximo de informação que conseguir. Isso é de extrema importância para melhorar o jogo.

Não fique receoso de passar sua experiência. Pouca coisa do sistema é realmente imutável, regras podem ser sim revistas, reescritas e por que não, caso necessário, podem até mesmo ser chutadas pra longe da versão definitiva.

E depois do Fast – Play – Test?

Não querido leitor, você não será abandonado ao relento com seus personagens de quinto nível. Não vamos deixar sua campanha na mão! Enquanto você lê estas palavras saiba que o manual básico já está praticamente pronto (ou lançado, caso este material já esteja na sua mão há algum tempo), e poderá ser encontrado no mesmo lugar onde você obteve esta versão.

Este manual básico trará as regras completas para evoluir seus personagens até o vigésimo nível, regras completas de magias, itens mágicos e monstros. Pelo menos centenas deles, e não parará por aí. Não mesmo.

Após o lançamento do Manual Básico, que englobará todas as mudanças aprovadas dentre as que nos forem enviadas, já temos planos de lançamento de um grande compêndio com regras mais avançadas, opcionais e um maior detalhamento de campos não explorados, como psiquismo, combates em diferentes ambientes, mais itens mágicos, raças, classes e muito mais. É esperar pra conferir!

OLD DRAGON, usa o sistema D20, o mais jogado do Brasil, mas busca incorporar elementos de regras que tornem o jogo mais intuitivo e fluído, amparado na interpretação e na improvisação dos jogadores e do mestre.

Se você busca um D&D com gostinho advanced, o seu jogo é o Old Dragon!

_______________________________________________________________

*Antônio Sá Neto é um dos editores do blog Paragons, especializado em RPGs, e aceitou que publicássemos aqui no NSN o texto de abertura do jogo de RPG criado por ele e pelos comparsas do blog Paragons. Clique AQUI, caso queira baixar todo o material referente a Old Dragon.

3 Comentaram...

Nilto, o Junio disse...

É disso que eu tô falando, já me cansei das regrinhas do D&D, agente não pode fazer nada de interessante sem ir contra as regras, tá certo que eu não li o 4.0 ainda, mas mesmo assim

Antonio Sá (Mr.Pop) disse...

Oi Junin!

Se este é um dos seus maiores problemas, junte-se a nós! Estamos formando uma boa comunidade pra produção de materiais diversos, tendo em mente a simplificação das regras e o estilo criativo de jogar D&D!

Obrigado pelo comentário!

Anônimo disse...

Pretendo montar um grupo, mesmo estando sem jogar a alguns anos, e ver qualé que é a do sistema.

Dei uma lida por cima e parece ser bom.

Parabéns e obrigado!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo