terça-feira, 20 de outubro de 2009

Avatar Felipe

Encarnação do Demônio

 

encarnacao_do_demonio1

“Você, você e todos vocês. A praga do dia. Se você não ler esse post até o final, seus olhos irão cair e ser devorados por ratos de esgoto”.

Pois é, senhoras e senhores, essa semana eu assisti o mais recente filme de José Mojica Marins, mais conhecido como o personagem Zé do Caixão. Apesar de nunca ter assistido a um filme do cineasta, ele é um dos responsáveis por eu adorar filmes de terror, por causa da época em que ele apresentava o Cine Trash, na Band. E agora, após assistir Encarnação do Demônio, é com prazer que eu digo que o filme de Mojica é melhor do que muita coisa de Hollywood feita hoje em dia.

Encarnação do Demônio finalmente encerra a trilogia que se iniciou em 1963 com À Meia-Noite Levarei sua Alma. Na saga, Zé do Caixão busca a mulher que ideal, que poderá gerar seu filho perfeito, para que assim ele possa se tornar imortal através da proliferação da sua linhagem de sangue. O mais interessante da produção de Mojica é que, apesar do nome, a história não tem nada de sobrenatural. Muito pelo contrário, desde o começo, Zé do Caixão deixa bem claro que não acredita em nenhuma crendice e nem em Deus. Até existem algumas cenas com fantasmas, mas todas são alucinações induzidas pelo cachimbo do coveiro.

O personagem Zé do Caixão não se limita apenas a zombar das crenças no misticismo, mas também caçoa da crença nas leis e na sociedade brasileira. Logo no começo ele está na cadeia, mas a mesma lei que o prendeu, agora o coloca de volta nas ruas e ele sai zombando do sistema carcerário.

Mas o grande diferencial do filme é que, ao contrário da maioria das produções hollywoodianas, as cenas não são recheadas de computação gráfica. Quando você vê uma mulher tendo a cabeça afundada em um tonel cheio de baratas, são baratas de verdade que estão ali. Em determinada cena eu tive a impressão até de que uma pessoa teve a boca costurada de verdade. Para os fãs do gênero torture porn, Encarnação do Demônio é um prato cheio, pois Zé do Caixão é sádico ao extremo. Enquanto Jigsaw faz com que suas vítimas se torturem, Zé do Caixão faz questão de torturar a todos que captura. Tem uma cena envolvendo um escalpelamento que é sensacional. E José Mojica Marins faz terror à moda antiga, com mulheres nuas aparecendo pra todo lado, coisa que está voltando à moda agora, com o novo Sexta-Feira 13.

Infelizmente, como quase todo o orçamento foi gasto com os efeitos, os atores são quase todos desconhecidos e a maioria é bem fraco. As atuações, com uma ou outra exceção, são muito forçadas, não passam credibilidade. Além disso, os diálogos não são falados com naturalidade, são todos declamados, o que faz com que não acreditemos que os personagens realmente existem. O ponto forte do filme está mesmo na produção e no fato de Mojica finalmente conseguir terminar sua trilogia, mesmo com todo o preconceito que existe em torno de filmes de terror.

 

encarnacao_do_demonio2

encarnacao_do_demonio3

encarnacao_do_demonio4

Fico agora na torcida para que Encarnação do Demônio tenha ido bem nas bilheterias e no mercado de home vídeo. Quem sabe assim possamos ver mais filmes de José Mojica Marins, dessa vez com um elenco melhor. Porque talento para o terror o cara tem.

 

Encarnação do Demônio (Brasil, 2008)

Diretor: José Mojica Marins

Duração: 98 min

Nota: 8,5

5 Comentaram...

Ronzi disse...

Zé do Caixão é o Rei do Gore. "Que os demônio dos inferno venha arrancar suas alma".

Rodrigo Chaves disse...

Bem nessa, os filmes do Jose Mojica não ficam atrás da maioria das produções gringas. Mas o pessoal já tem preconceito com filme nacional, imagina com filme nacional de terror...
Eu fui ver uma palestra dele quando teve o lançamento do "Encarnação do Demônio". O cara é genial além de ser gente finíssima.

pedroca el diablo disse...

das trevas surge o oculto!!!

murilo disse...

Os melhores filmes do Mojica são os antigos. Veja o Estranho Mundo do Zé do Caixão e descobrirá o porquê.

Max, O Observador disse...

uma pequena correção: não foi impressão: ela teve mesmo os olhos e a boca costurada (\,,/)
só umas pequenas curiosidade, visto que vc não está bem informado:
1- este filme abriu a mostra de cannes no ano passado
2- está vendendo bem lá fora(para variar...)
3- ele já está com contrato para 3 filmes em inglês (sim mais do que o bruno barreto, josé padilha, ou qq outro diretorzinho padrão brasileiro, sendo que o nome é:"o jardim amargo de santo amaro" The Bitter Garden of Santo Amaro, com uma empresa especializada em filmes de terror latinos...
4- tb está dirigindo um filme aqui no Brasil, que conta várias estórias de terror, junto com o cara que ajudou ele a fazer este filme...

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo