terça-feira, 28 de julho de 2009

Avatar Felipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que não sou fã dos livros do jovem bruxo, apenas gosto de assistir aos filmes. Portanto, que os fãs me perdoem qualquer incorência que eu possa escrever aqui. Dito isso, vamos ao que interessa.

Desde que começou a produção de Enigma do Príncipe, se falava muito que ele seria o mais sombrio da série até aqui. Fiquei meio desconfiado, afinal, falaram a mesma coisa de Ordem da Fênix e eu nem o achei tão sombrio assim. Mas realmente nesse novo filme, o diretor David Yates acertou a mão. Desde o começo, a fotografia do filme é escura, deixando claro o clima sombrio que dominou o mundo dos bruxos após a revelação de que Voldemort realmente voltou. E por falar na volta daquele que não deve ser mencionado, a notícia de que o jovem Potter é O Eleito começa a se espalhar. Por causa desse clima mais sombrio, esse talvez seja o filme com menos ação da série, além de ter um final que deixa um gancho para os dois últimos filmes.

Apesar de Harry Potter e o Enigma do Príncipe ser um filme bem melhor do que o anterior, ele ainda mantém alguns defeitos de Ordem da Fênix. O filme foi claramente feito para aqueles que já leram todos os livros de trás pra frente. Algumas coisas acontecem rápido demais e outras simplesmente ficam sem explicação. O tal Príncipe Mestiço, que dá título ao original em inglês (The Half-Blood Prince), é revelado apenas no finalzinho do filme e sem muitas explicações sobre o porquê desse nome. A morte de um personagem importante é mais dramática do que a morte de Sirius Black no outro filme, mas ainda não supera a morte do Cedrico em O Cálice de Fogo.
As cenas de alívio cômico obviamente ficam por conta de Rony Weasley, que finalmente conseguiu entrar para o time de quadribol. Aliás, enquanto nos filmes anteriores Harry Potter era o astro da cena do quadribol, nesse quem brilha é Rony e suas defesas mirabolantes. E finalmente são revelados certos sentimentos dos personagens, como a paixão de Hermione por Rony, ou de Harry por Gina Weasley. Outro personagem que merece destaque é Draco Malfoy. Nos filmes anteriores, ele sempre ficava com o papel de garoto mimado e invejoso, mas nesse nós vemos toda a pressão que ele sofre por ser filho de um comensal da morte, tendo ele mesmo que se tornar um comensal após a prisão do pai. E um comensal com uma missão muito importante.
Nesse novo filme também é apresentado um novo e importante personagem: Horácio Slughorn. O novo professor de poções de Hogwarts guarda um segredo do passado de Voldemort, que pode ser muito importante na batalha final contra o maligno bruxo.
 
Não posso falar pelos fãs, mas eu, que conheço a história apenas pelos filmes, até que gostei bastante de Enigma do Príncipe. Apesar dos defeitos que eu citei acima, o filme até que se desenrola muito bem. Mesmo não sendo o melhor da série (o que eu mais gosto é O Cálice de Fogo), O Enigma do Príncipe é uma boa diversão para os fãs de fantasia.


Harry Potter and the Half-Blood Prince (EUA, 2009)

Diretor: David Yates

Duração: 153 min


Nota: 8

17 Comentaram...

Daiane [VivoVerde] disse...

Talvez você não goste é de ler livros ... ver o filme para alguns é mais "fácil" mas tudo bem ... eu já lí até o anterior a este ... ainda não o ví pq quero lê-lo antes ... E tenho até medo de ler algumas resenhas em blog comom esta ... por medo de spoiler ahahhaa

Lí o seu e vejo que está bem ... Mas o que ouví falar .. de quem leu o livro ... ficou faltando MUITA coisa .. ams istos empre rola em adaptações ... mas quero ter minha opinião própria ^^

PS: Parabéns pela matéria ...

Lagarta disse...

Bem, no próximo filme vc preenche as lacunas, a maioria das questões se resolvem lá. Esse livro é meio que "As Duas Torres" do Harry POtter =P
No mais, pra quem não leu os livros, o post foi muito bom. Boa sorte!

Nânná disse...

Eu li os livros e já fui muuuito fã de Harry Potter, mais fiquei muito descontente com esse filme, acho que esperava muito mais, principalmente da morte do Dumbledore ...
Seu post está muito bom!

Anônimo disse...

O livro é um pouco mais sombrio, censura de 12 anos atrapalhou, o "sectumsempra" corta como um facão invisível e não de forma velada, encoberta...

Sergin disse...

Fala Claudio, ja que vc fala que sempre leio e nao comento to aqui...
Achei mutio bom o post cara, e tambem concordo com voce em muito pontos... Vamos esperar o reliquias da morte pt.1 e pt.2 pra ver se tudo vai se juntar como disse o diretor, no mais ficou mt bom...

Alan Cosme disse...

SPOILER!!

Li o livro antes do filme e só tenho uma coisa a dizer:
quem não leu vai ficar perdido em muitas partes.

Por exemplo, o filme nem sequer explica o porque de "principe mestiço". No livro diz que a mãe de Severo é uma "trouxa" que tinha o nome "alguma coisa Prince", por isso principe mestiço, saca?

O diário que Potter encontra no filme é só coadjuvante, sendo que no livro tem muito mais destaque. Rony só é salvo do envenenamento por causa do diário.

O livro deixa bem claro que, apesar de odiar mestiços, Voldemort é filho de pai trouxa com mãe bruxa. História essa cortada no filme.

Cortaram a parte da batalha final. : (

Isso sem contar os detalhes menores que ficaram de fora.

Anônimo disse...

Sombrio, sombrio, sombrio, sombrio. Procure um dicionário de sinônimos.

Dumbledore morre, Snape protege Potter por ter sido apaixonado por sua mãe.

Anônimo disse...

Eu não sou uma fã cega,mas já li todos os livros e confesso que também esperava mais do filme...
No geral eu gostei mas acho que ficaram faltando explicações importantes como o do príncipe mestiço e da origem de Tom Riddle.
Agora é só esperar pelos últimos 2 filmes e que eles fechem com chave de ouro a série.

Halek disse...

ja li so livro muitas vezes cada (6x XD) nao gostei nada do filme deixou muito a desejar em comparação ao livro, nao que eu esteja falando que deveria ser igual isso por que são muitas paginas para colocar em duas horas de filme, mas cenas ridiculas como a da morte do dumbledore e o beijo do harry e da gina, etc... a morte simplesmente foi ridicula o potter podia simplesmente fazer alguma coisa não? ele simplesmente ficou parado... no livro ele pelo menos é preso por um feitiço... no filme eles deixaram o dumbledore apodrecer em baixo da torre de astronomia??? no livro tem o enterro dele, algo muito importante que foi cortado, cenas que nao precisavam estar no filme e que nem existem no livro foram colocadas como a explosão da toca,e depois que explodiu ficoou nessa??? ninguem mais falou nisso... o beijo foi muito idiota e nem aconteceu como no livro e após isso a história dos dois sumiu...
me decepcionei muito com o filme, quem não leu o livro irá gostar deste filme mas quem leu vai pensar como eu.

patyozorio disse...

Eu sou fã da franquia, mas só li até o terceiro livro,o restante apenas pelos filmes, que aliás tenho todos (até o Cálice de Fogo).

Concordo com o autor do artigo, o filme do Cálice de Fogo foi o melhor de todos, até agora.

Realmente esse último filme o que fora pretendido foi consiguido pelo diretor do filme,com certeza é um bom filme.

Laedson disse...

Nossa! Tive a mesma visão que vc! Parece até que fui eu que escrevi isso. Eu tb só conheço a história através do filmes e meu favorito tb é o Cálice de fogo. Concordei 100% com tudo o que vc disse. Parabens!

jessie black disse...

Bom, tenho que dizer, que, já li todos os livros & os melhores, na minha opinião, foram, o prisioneiro de azkaban & as Reliquias da morte, adorei o filme, ja vi tres veses, mais concordo que, os filmes são pra quem conhece toda a história, pke, deve ser confuso pra quem não leu U.U, mais emfim, no livro Hermione, tenta, descobrir quem é o principe mestiço, & acaba descobrindo uma xxx ( esqueci o nome) prince, era a unica que poderia ser, & mais tarde, descobrimos que é a mãe de Snape!, mais eu já imaginava que era ele, logo que harry achou o livro, por que sabia que o nome dele é " Severus Prince Snape ", y como ele é bom em poções pra mim foi mais que óbvio u.u, de todos, esse foi o mais fiel ao filme, cortou mt pouco, apenas acrescentou, o que acho, que foi bom!,a cena em que Bellatrix põe fogo na toca, foi uma surpresa, admito, eu pelomenos, não lí isso em parte alguma do livro u.u

carolina disse...

foi uma ótima resenha, mas não sei se consigo concordar muito com você. sobre faltar partes isso é de se esperar considerando que isso é a adaptação de um livro (quando um livro é um fenomeno como harry potter é as pessoas simplesmente cobram demais. eu nunca li nenhum dos harry potters mas já vi filmes adaptações de livros que eu já li e sei o quanto devemos considerar a falta de algumas cenas ou detalhes, se não o livro fica muito acelerado, um vomito de informações.) um coisa que eu concordo é que sim faltou uma explicação sobre o porque de snape se auto denominar principe mestiço :/ durante o filme, até mesmo por este ser o nome, eu fiquei esperando para saber o desenrolar do "enigma do principe". Se eu achei interessante ser o Snape? Sim, muito. Mas acredito que ainda ficou faltando uma informação.
Acho que este foi um dos melhores que eu já vi da série. Diferente de você, eu simplesmente detestei o calice de fogo. Parece uma fanfic, um história a parte. Mas o que eu aprendi com essa minha geração harry potter (oi? essa porra cresceu comigo) é que gosto para harry potter é que nem cu, cada um tem o seu. (:

Anônimo disse...

o filme esta um estrago da grande e divertida serie de harry potter....


é J.K. você decepcionou muitos fãs!!!

nerdesigner disse...

Olha cara, eu tbm não sou super fã da série não, mas eu tenhoque reclamar de umas coisinhas...apesar de o filme ter sido uma boa diversão, tenho que concordar com vc sobre ele ter sido feito para quem leu o livro.

Minha indignação começa pelo fato de que foi menospresado o melhor personagem (e ator) da série (na minha opnião.), Severus Snape (Alan Rickman). O fato do livro se chamar O Enigma do Prícipe está claro que deveria falar mais sobre esse tal príncipe! Nos dá muitas explicações entre elas, nos deixa na real dúvida quanto aos interesses do Severus Snape. Nos dá dicas de uma personalidade que não fazíamos idéia que ele tinha, tudo o que não nos pssa no filme, a não ser por pequenos detalhes que passam despercebidos por quem não sabe o que acontece no último livro, ou seja, quem não leu não vai perceber praticamente nada e vai boiar interamente no próximo se eles não concertarem tudo nos próximos filmes! Fora as coisas sobre a personalidade do Tom, super importantes tbm...

Vai entender né?!

Jaíne Cristina disse...

Bom,como todos ja disseram o filme deixa muito a desejar eu ja li todos os livro umas 4x e os melhores na minha opinião é "O prizioneiro de Askabam" e "Reliquias da morte" eu gostei muito tbm do livro desse filme é bem interessante e chega a ser mais emocionante.
Enfim quem lê os livros quase sempre se decepciona com os filmes mais na minha opiniao só os que foram ruins foram os dois ultimos lançados foram bem "corridos".
Mais gostei do seu post.

Alinee disse...

Cara... eu achei o filme muito bom... apesar de para quem nao leu a saga nao entender coisa alguma! deveria ter mais explicacoes... mas eu entendo que deve ter sido uma forma de mercado para termos que ler o filme..

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo