quarta-feira, 10 de junho de 2009

Avatar Voz do Além

Piratas WINS!

  pirate_partiet

Bom, ainda estamos no espírito da Liberdade, e aos poucos vamos postando alguns textos que acabaram não entrando nessa série, pois, do contrário, íamos ficar falando o resto da vida sobre isso. E uma das melhores da notícias da semana diz respeito exatamente ao tema: o Partido Pirata da Suécia obteve uma cadeira no Parlamento Europeu. Ponto!

Os Piratas obtiveram 7,1% nas eleições, totalizando 214.313 votos. O aumento foi significativo, já que nas eleições de três anos atrás o Partido Pirata obteve 34.918 votos. Com a vitória, Christian Engström de 49 anos, já deve estar arrumando as malas para sentar na sua cadeira, em Bruxelas (caso o Tratado de Lisboa entre em vigor ano que vem, a Suécia terá direito a mais dois deputados, um deles, Pirata).

Mas, as duas questões principais envolvidas não dizem respeito somente a ideologia do partido em si – que inclui o fim das DRMs e revisão da lei de copyright – mas sim da participação dos jovens na política e a força que o Pirate Bay demonstrou nessa vitória. Sem a mobilização dos jovens (34% dos eleitores de 18 a 30 anos votaram nos Piratas) essa cadeira jamais pertenceria ao Partido. A outra questão, mais irônica, é que com a condenação dos administradores do Pirate Bay, as adesões ao Partido Pirata aumentaram vertiginosamente, transformando-o no terceiro maior da Suécia.

Luz no fim do túnel da política? Creio que sim. Talvez as coisas não estejam tão negras no mundo quanto o FiliPêra bem disse no derradeiro POST da série Liberdade. Os piratas não contaram com o apoio da grande mídia (talvez quando elas fizeram o serviço contrário sim), ou tinham gente famosa nas suas fileiras.

Agora, os planos dos Piratas, depois de romper essa primeira – e mais difícil brecha – é se espalhar pela Europa, e depois o mundo, tudo com o auxílio da internet. Se vai rolar, só o futuro dirá, mas que tem uma massa jovem e politicamente desorientada só esperando uma medida dessas para se levantar, isso tem!

Anarquia!

 

[Via Remixtures]

8 Comentaram...

Velho da Montanha disse...

uhauhahuahuauha, esse voz é foda, so falta anarkista presidente agora

hauahuauuahuhauhuauahh


voz do brasil !

Velho da Montanha disse...

tudo é desculpa pra ter poder agora, ate pirataria, ate onde vai a ganancia humana ?

e a ingenuidade dos votantes ??

usar a internet pra manipular e chegar ao poder, tai o futuro da blogosfera !!

que lindo !

Boquinha disse...

Perfeito, isso é só o começo de uma importante mudança. Espero um dia ver os piratas do Brasil chegarem ao Senado.

A Voz do Além disse...

Sempre o Mauro, chorão e reclamão. Só acho engraçado como você vive falando mal da internet e tudo e só vive aqui, comentando. Só gostaria de saber se sua revoluçãozinha offline já começou, e os resultados dela, pois reclamar não adianta em nada.

Velho da Montanha disse...

nao ocorreu e nem vai ocorrer voz

pq as pessoas estão muito ocupadas se aliennado e sendo usadas por partidos politicos, como vc.

Etevaldo disse...

Eu vivo dizendo por aí que a internet é uma força de proporções ainda inimaginárias. O poder que temos ao alcance dos dedos é muito grande, porém infelizmente não estamos aptos ainda a nos organizar, pois muitos ainda veem a internet como meio apenas de diversão.

Estes dias comentei com um amigo que quem inventou a internet pensou em criar um bichinho de estimação, porém este bichinho cresceu e hoje é um monstro voraz, que vem derrubando regras, conceitos e censuras mundo afora. Prova disso é os tais Piratas citados no texto.

Não tem volta, a indústria da música e do cinema ganha uma batalha, mas perde outras dezenas. Eles continuam lutando, mas as fileiras do excército inimigo crescem geometricamente a cada batalha perdida. Estou só esperando quando esta indústria, e todo o tipo de monopólio comercial, começar a ruir. O estrondo será enorme. Vide GM e alguns bancos antes "sólidos" como um bloco de gelo.

A Voz do Além disse...

@Mauro Tavares Ficar reclamando de tudo, ir contra todas as palavras ditas por outrém, e se achar o maioral não vai ajudar em NADA!

Cleiton disse...

Vida longa aos piratas !!!!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo