quarta-feira, 10 de junho de 2009

Avatar Sherman

O Exterminador do Futuro: A Salvação

  terminator_salvation

Nossa, não sei nem por onde começar... Sério, não consigo acreditar que esse filme não está indo bem nas bilheterias. Não sei como pode, ele é simplesmente sensacional. Na história, como todos já sabem (bom, assim espero eu), Connor continua a ser o "salvador" da raça humana, o líder supremo da Resistência contra as máquinas.

O curioso é que os títulos dessa, que é uma das sagas de ficção de maior expressão do cinema (só perdendo pra Star Wars e Star Trek, mesmo não concordando com esse último), sempre fala o que vai acontecer no próximo capítulo. E não é diferente com esse quarto filme. Na verdade, o Julgamento Final que dá o título ao segundo (um dos maiores filmes de todos os tempos) só acontece no terceiro filme, que vem com o nome de A rebelião das máquinas, que é o mais fraquinho dos quatro. Mas é aí que começa esse espetacular filme de ação e ficção, A Salvação, que a essa altura vocês já sabem que só irá acontecer num quinto filme (já programado pra sair daqui a alguns anos), por que a Rebelião que dá nome ao terceiro filme acontece aqui numa violência ESPETACULAR. É realmente de tira o fôlego todas... isso mesmo TODAS as sequências.

O começo dos filmes anteriores, em que víamos um futuro apocalítico, agora é real no ano de 2018. John Connor é o líder da Resistência humana, mas logo nas primeiras cenas nós voltamos ao ano de 2003, onde somos apresentados a Marcus Whiter, um personagem misterioso, com um passado nebuloso e sombrio, que só é revelado no final avassalador e alucinante do filme. Ele é o protagonista das sequências mais F-O-D-A-S do ano. Bale não está ruim o seu talento em interpretar personagens é fantástico, mas Connor ainda é um coadjuvante dos Exterminadores, as principais estrelas desse filme com um numero absurdo de robôs.

 

t4_100 t4_101 t4_102 t4_110 t4_118 t4_96

Nunca imaginaria que McG (o diretor) conseguiria fazer um filme com um nível tão alto em todos os sentidos, efeitos visuais, sequências de perseguição e cenas maravilhosas de ação. Tudo no filme é grandioso de ver. Uma coisa que irá alegrar muito os fãs são os ícones clássicos dos filmes anteriores, em especial do segundo filme, como música do Guns ‘n Roses e frases como "EU VOLTAREI" e "SE QUISER VIVER, VENHA COMIGO". Um delírio dos maiores. Para melhorar, um ícone dos filmes anteriores é um dos protagonista na derradeira luta final do filme. Simplesmente... fantástico!

Eu sei que o ano só esta na metade, e ainda está por vir: Comandos em Ação, Inimigo Público, Transformers 2. E ainda o meu mais esperado: Bastardos Inglórios, de Tarantino. Mas, no primeiro "turno", o Exterminador 4 é único. Muito bom mesmo, vai ser difícil supera-lo. Muito difícil.

 

Terminator Salvation (EUA, 2009)

Diretor: McG

Duração: 116 min

NOTA: 10,0

14 Comentaram...

Anônimo disse...

Sou fã do exterminador do futuro, do primeiro e principalmente do segundo, assisto quantas vezes puder, simplismente demais! Já o terceiro filme para mim foi uma grande decepção. Tinha minhas duvidas sobre esse filme que é o 4o. da série e ainda tenho e mesmo com todos os elogios feitos a ele eu vou ter que ver para crer. Principalmente por causa minha ultima grande decepção: Wolverine, que quando via o trailer achava que iria ser o melhor filme dos ultimos tempos. Um grande titulo jogado fora.

Gabriel

J. Brizzi disse...

Serei sincero. Assisti esse fim de semana no cinema, mas não achei tudo isso. Achei o roteiro meio previsível, fraco, meio "já vi tudo isso antes" em outros contextos. As cenas de ação são legais mesmo, mas eu daria um 8 no máximo pro filme.
Apesar disso, parabéns pelo post, apesar de não concordar, entendo a opinião, que tá muito bem explicada, e é isso o que importa, afinal, cada um tem sua opinião, né?

Anônimo disse...

Eu gostei muito do filme. Muito bom na ação, efeitos legais, e partes usando mecatrônica ao invés de efeitos ajuda muito no realismo.

Só achei que o roteiro furou naquela hora em que as máquinas já tem o Reese capturado e não o matam. Não há motivo pra isso. Também é furado que sabendo que o Connor está na base não enviem um batalhão de Terminators para acabar com ele, e não um só. Ou até explodam a base inteira com ele junto.

Mas mesmo isso passa, porque o filme ficou show. Aquele cara que faz o terminator protótipo ficou muito bom no papel. Melhro que o Batman chiliquento.

Gustavo 777 disse...

Cara, como você pode achar esse filme bom? Para mim não passa de RAZOAVEL e olha lá. NaS cenas de ação realmente o que se viu foram otimos efeitos e nada mais. A "guerra" que eu particularmente esperava, não passou de uma briguinha de gangues (qualquer um pode VER ou REVER o filme e contar nos dedos quantos Exterminadores aparecem no filme). Os personagens na maioria são coadujuvantes e muito mau aproveitados pelo roteiro fraquissimo, tanto que até o proprio Connor "perde" o posto de centro do filme para o personagem de Sam Worth-SEI-LÁ-O-QUÊ, que justamente é o destaque do filme por ser um tanto mais complexo, fugindo a regra dos personagens sem conteúdo e imbecis deste filme. Eu como um fã da série Terminator, me recuso a acreditar que este filme contribuiu para a trama da série, classifico-o como um T3 melhorado e olhe lá. Quem sabe por uma intervenção divina, Cameron assuma o T5 ou o T6...

123daSilva$ disse...

Eu também esperava ver muito mais da guerra. Poderia ser mais sombrio. Quem não lembra daquela cena do primeiro filme de uma grande máquina andando sobre um monte de crânios? Ela é demais. Puxa, praticamente não tem batalha nesse filme!

Guthor disse...

Olá, gostei do filme, entretem e diverte, não chega a ser o melhor da serie, mas é uma evolução ao terceiro... achei sua nota bem generosa, nos primeiros filmes o exterminador do futuro era sinonimo de inovação, nesse filme vemos apenas um amontoado de boas (e poucas) sequencias, e um grande gancho pro que vier, o ruim é saber o que vai vir... confio no Bale e nesse primerio semestre vou ficar com Watchmen no top...

até.

Anônimo disse...

Olá!!!
Eu assisti o filme no dia do aniversário da minha mãe e posso dizer que quem ganhou o presente fui eu (rs - a minhã mãe gosta mas não é nenhuma fã!).Adorei o filme!E para os que dizem que o roteiro não foi original ou o filme era como se esperava,eu digo que não concordo.Achei impressionante.As cenas de ação são ótimas e o filme realmente não foi como esperava,ou seja,como o último,fraco.As "jogadinhas" do filme com personagens ("aparição" de Swarzenneger),frases e até a música do Gun's dos outros filmes foram o ápice.Mas o melhor do filme ,que me surpreendeu,não foi o personagem de John Connor,mas o de Marcus que roubou a cena.
Abraços a todos os nerds ...

Anônimo disse...

ASSISTIR O FILME E É MUITO MASSA!!!!!!!!!
O FILME FOI DO JEITINHO QUE EU QUERIA COM EFEITOS ESPECIAIS LOUCOS!!!!!UMA HISTORIA BOA,DIALOGOS BONS,UM FINAL ALUCINANTE PARECIDO COM OS FINAIS DO EXTERMINADOR 1 E 2 E APESAR DE NÃO TER O SCHAWZNNEGER VERDADEIRO O DE COMPUTADOR FICOU FODÃO!!!!!!! COM O FISICO DE QUANDO ELE ERA FISICULTURISTA!!!!!!!!!

NOTA=para mim o melhor ainda e o exterminador 2 que dou nota 10 mais esse dou 9

Fernando Aureliano disse...

Parabens! Pode bater no peito e dizer que não entende nada de cinema.

Anônimo disse...

Gostei muito do novo filme do exterminador. Acredito que, mesmo com a ação (e que ação!) encobrindo um pouco o enredo, o filme trouxe novamente a temática do tempo. A relação entre passado e futuro foi muito bem explorada e acredito que nesse filme foi original, pois "o novo exterminador" originou-se no passado, para que no futuro pudesse executar o plano da Skynet. Acho que os avanços tecnológicos e de produção permitiram a criação de cenário de guerra entre homens e máquinas. Um bom filme, principalmente para quem gosta de uma boa ação e suspense (e olha que não assisto muitos filmes de ação)

Abraços,

Fui...

Anônimo disse...

Se vc levar em consideração que o diretor deste filme é McG, que dirigiu nada menos que As Panteras, o filme é SENSACIONAL, do início ao fim.

Helton Moraes disse...

Bom, detesto estragar a felicidade dos que adoraram o filme, mas na condição de fã incondicional e exigente da série, achei ele um pouco menos pior que podre.
No início, quando o helicóptero do Connor cai (aquilo sim, QUE CENA!!), achei que ia ser um tiroteio sem trégua, e tal, mas vou citar aqui as falhas que vi naquele filme, gostaria de saber se a galera concorda ou discorda:

1. Originalidade zero. O troço é uma mistura de Matrix Reloaded com Mad Max 2 e com video-jogos do tipo Doom3 e Quake4 (a cena que ele crackeia a porta da Skynet com um PDA e a telinha lá muda de vermelho pra verde é de dar risada, idem à parte onde eles descobrem as pessoas presas, andando no escuro com as metralhadoras/lanternas, ou à parte onde os bixos vêm por baixo dágua e ele tem que ir matando (quase um space-invaders!)... é IGUAL ao vídeo-game).

2. Nos outros filmes falava de muuuita coisa que seria de tal ou qual jeito e dava suporte à trama, e nada disso foi mostrado, tipo, eles violentaram e desrespeitaram tudo que já foi feito antes pelos outros roteiristas e diretores;

3. Todos os outros personagens dos outros filmes eram vívidos e realistas, e interagiam entre si. Neste, as falas são pomposas, os personagens parecem que estão sempre ligados no modo ultra-dramático;

4. A plausibilidade é muito baixa. O Connor salta dum avião direto no mar pra entrar num submarino sem equipamento de mergulho (e aparece tão sujo como quando pulou), as máquinas, como sempre têm mil oportunidades para matar todo mundo, principalmente os heróis-chave, e não o fazem; aquela hora que o connor pega a moto, parece excessivamente fácil crackear ela e sair andando na boa...

Agora, um mérito este filme tem, uma charada de gênio que quase ninguém notou (nem os diretores pelo visto): o Marcus foi uma tentativa extrema de infiltrar a máquina entre os seres humanos, só que com isso a Skynet acabou dando um tiro no próprio pé: afinal, é a "humanidade" do Marcus, infiltrada entre as máquinas, que faz com que a Skynet se ferre (aliás, que explosãozinha palha...).

Mas não, chega no fim, e eles com aquele papinho de transplante... Foi a vez de plagiar Coração Valente, hauhauhauahuaha...

Sei que tem gente que vai querer me metralhar, mas acho que os argumentos são válidos. Pra não decepcionar, vou esperar sair o Transformers 2 em DVD(Rip...) e curtir no aconchego do lar...

Davi disse...

no aguardo do post do Besouro
o trailer e foda
http://www.youtube.com/watch?v=FXiob6SamEE

Giovanni Presotti disse...

Uma breve obeservação Sherman: "Para melhorar, um ícone dos filmes anteriores é um dos protagonista na derradeira luta final do filme. Simplesmente... fantástico!" O REAL protagonista fez diversas entrevistas na época da produção do filme e deixou claro que não iria participar pois a carreia política agora é prioritária entre outros fatores. Mas realmente a computação gráfica me surpreendeu! Parecia que estava vendo o primeiro filme Terminator.

Ahhh como sou fã, particularmente Star Trek é fantástico, faz jus à posição.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo