domingo, 24 de maio de 2009

Avatar FiliPêra

Colossus

 

colossus1

Durante a II Guerra Mundial a Alemanha, ironicamente, usou computadores modificados da IBM para realizar diversas tarefas que envolviam tecnologia: desde fazer planejamentos para alocação de judeus em campos de concentração, até codificar mensagens. O modelo preferido dos nazistas era o Lorenz SZ 40/42, modelo da série super secreta Enigma.

A Inglaterra, através da equipe conhecida como Estação X, liderada pelo cientista Alan Turing, construiu o Colossus em 1943, que servia para fazer o serviço contrário: análise criptográfica de códigos ultra-secretos alemães. Todo o poder de processamento desse monstro não ultrapassa o de um simples celular de hoje, mas está escrito na história toda a sua contribuição para a derrota dos aliados, que o utilizaram para decifrar os processos de todas as máquinas Enigma, de propriedade dos nazistas.

Abaixo estão algumas imagens das mais de 2500 válvulas do Colossus, com seu poder de processamento de 5 caracteres por segundo.

 

colossus2 colossus3 colossus6

colossus4  

 

[Via Boing Boing Gadgets]

5 Comentaram...

Anônimo disse...

tem um erro no post... contribuiu para a derrota do eixo, e não dos aliados como está escrito!
Abraços, Artur.

Double-V disse...

Nossa, q máquina poderosa, 5 caracteres por segundo! :O rsrs...

Sou mais o meu computador. Mas não sei como algo assim pôde ter ajudado :O

Moziel T.Monk disse...

E o irônico é que, após o fim da guerra, o projeto da máquina (e todo material referente à quebra da Enigma) foi considerado segredo por décadas. E por isso foi simplesmente destruído, juntamente com sua documentação.

Anônimo disse...

Por uma mensagem não entregue veio a guerra, um certo mensageiro a galope nao veio, por causa de seu cavalo que o matou quando caiu, por causa da ferradura do animal que estava solta, por causa de um pequeno prego mal colocado ~.
... por causa de um prego não veio a mensagem, veio a guerra. As vezes se oculta informaçoes, codifica, e outras elas sao passadas a diante. evitam catastrofe. um homem nao pode guradar todas as informaçºoes necessarias sendo assim 5 caracteries ajudam mais do que mil cadernos de anotações nas maos de 100 soldados

sheenasharma disse...

Thanks for sharing this article and its really impressive.
Call Girls in Okhla
Call Girls in Mehrauli
Call Girls in Chattarpur
Call Girls in Chttaranjan Park
Call Girls in Patparganj
Call Girls in Okhla

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo