segunda-feira, 16 de março de 2009

Gantz & Elfen Lied

Para quem estava reclamando da falta de mangás/animes aqui no NSN, TOMA!!! Dois reviews numa paulada só! Gantz e Elfen Lied, os dois muito violentos, cheios de nudez e com certa profundidade, ou seja, a fórmula certa para agradar qualquer nerd.

GANTZ

capa1


Quem acompanha o NSN a mais tempo já deve ter visto essa resenha que fiz há muito tempo atrás, sobre o mangá Gantz (que por sinal ainda não acabou, e a trama só começou a se revelar agora, no 23º capitulo). Como sou mega-fã desse mangá (ele está ao lado de Death Note e Battle Royale no meu "hall of fame"), resolvi dar uma conferida em seu anime. Já haviam me falado que ele tinha o final diferente do mangá e que não revelava absolutamente nada sobre a trama, mas, como sou cabeça dura, baixei e assisti os 23 episódios (25 min cada). E, como era de se esperar, realmente nada mudou, os desenhistas e roteiristas foram extremamente fieis reproduzindo tomadas idênticas ao mangá.

O anime cobre os três primeiros arcos da história, e nos últimos 5 episódios ele cria novos personagens para desenrolar um final alternativo que ficou muito esquisito e fora do contexto. Apesar da clara intenção de ganhar dinheiro com uma serie de sucesso, o anime até que diverte, afinal é sempre legal ver nosso ídolos do 2D reproduzidos com movimento, cores e vozes. Na parte gráfica a coisa ficou muito bem feita, os desenhos muito fiéis e até os recursos em 3D usados no mangá (as armas, cenários , prédios e coisas do tipo eram criados em 3D e depois renderizados para parecer um desenho e inseridos junto aos elementos realmente desenhados, como as pessoas, animais, monstros, etc) foram mantidos. Outro ponto positivo do anime foi a permanência de toda a violência, nudez e sexo contido no mangá, está tudo lá. É um festival de peitos e tripas por todo o anime, diversão garantida para os otakus pervertidos como eu.

 

image 2
image 1

A trilha sonora do anime é bem genérica. Tirando a música de abertura composta pela banda Rip Slyme (que é muito foda!!! quem gosta de J-ROCK vai se amarrar), o resto passa despercebido, não melhora nem estraga o trabalho como um todo. A música de "ending" é gostozinha e meio melosa demais pro meu gosto, mas depois de ouvi-la por 23 episódios você acaba se acostumando com ela.

Quem não leu o mangá e quiser ter uma idéia do que o aguarda, é uma boa pedida começar pelo anime (desconsiderando os últimos episódios é claro), e depois, se agradar, partir para o mangá. Quem já leu (ou esta lendo), também deve assistir descompromissadamente, não é nada surpreendente mas diverte.

 

DOWNLOAD MANGÁ

DOWNLOAD ANIME

 

ELFEN LIED

capa 2

 Elfen lied (canção élfica em alemão) é um anime para poucos. Apesar da presença de personagens "bonitinhas" e "fofinhas", o sangue corre solto por seus 13 episódios. Baseado no mangá de Rin Okamoto, o diretor Kanbe Mamoru conseguiu captar a essência do mangá com todas as suas mensagens, mas sem ser totalmente fiel a sua cronologia. Alguns dizem que uma segunda temporada seria feita completando o anime, e o equiparando ao mangá, mas como já fazem 4 anos desde seu lançamento, eu realmente duvido disso.

Dentre os fatores mais marcantes do anime, o que mais me chamou a atenção foi o cuidado na composição plástica da série, mais especificamente falando da parte sonora e do conceito visual (infelizmente muito restrito a sua abertura). A canção tema do anime é simplesmente fantástica, interpretada em Canto Gregoriano pela cantora Kumiko Noma, composta somente de passagens bíblicas, ela me lembrou um pouco o estilo das bandas Enigma e El Bosco. Grande parte da minha simpatia pelo anime foi por conta de sua abertura. Ela é composta de varias interpretações livres inspiradas diretamente nos quadros do pintor simbolista Gustav Klimt, um trabalho de tirar o chapéu. Juntando esses dois fatores temos a melhor abertura já feita para um anime (pelo menos na minha opinião).

Sua história enfoca um tema um tanto batido: o preconceito. E dentro desse tema o anime passeia por seus diversos prismas, colocando em pauta assuntos indigestos como abuso infantil, bulling, racismo e a violência em geral. Como disse lá em cima, um dos recursos usados para causar impacto é o contraste visual em relação à sangrenta história do anime. Todos os personagens (principalmente os femininos) são "fofinho" e "engraçadinhos", lembrando muito o traço dos mangás shoujo (para meninas). De contra-ponto, todos os episódios são banhados em sangue e peitos!, violência e nudez extrema (com algumas insinuações sexuais aqui e ali). A parada é muito agressiva mesmo, decapitações e desmembramentos são coisas normais na série.

 

image 4 image 3

A história do anime gira em torno de uma nova raça de super-humanos denominados Diclonius, eles são exatamente iguais a nós, exceto por um par de pequenos chifres, e a cor de seus cabelos e olhos que são sempre em tons de vermelho e magenta. Tirando o aspecto físico, a maior diferença entre eles e os humanos são os chamados vetores, que são braços invisíveis, super fortes, rápidos e que podem chegar a até 25 metros de distância. Dotados desse poder os Diclonius são uma ameaça a humanidade. Isso porque à partir dos 3 anos de idade ele desenvolve um ódio tremendo da raça humana; por conta disso, normalmente eles matam seus próprios pais.

Toda essa história de evolução não é aberta ao grande publico, só quem sabe sobre os Diclonius são algumas pessoas do governo e uma empresa “evil" que os usa para pesquisa. Dentro desse contexto nós temos 4 personagens principais. São eles: Lucy, uma Diclonius fugitiva e com dupla personalidade, Kouta, um adolescente normal que ajuda Lucy sem saber de sua origem, Yuka, prima de Kouta por quem ela tem uma enorme "quedinha", e por fim, Nana, outra Diclonius enviada para matar Lucy.

Esses personagens, mais alguns outros coadjuvantes, montam a trama principal de Elfen Lied, que é bem intrigante por sinal. O único ponto realmente muito chato são os momentos "românticos" entre Kouta e Yuka. É uma melação tão grande, e tão desnecessária para o contexto que chega a desanimar de vez em quando.

Em resumo é um anime muito bom e vale o tempo gasto, e se você se esforçar um pouco pode até tirar alguma mensagem positiva dali; mas quem gosta de violência, nudez e kawaii com certeza vai se amarrar.

 

DOWNLOAD MANGA

DOWNLOAD ANIME

É Nozes!

14 Comentaram...

Anônimo disse...

O elfen lied é muito massa. Pena que são só 12 episódios, mais 1 OVA né.
Agora esse Gantz eu nunca vi, se tiver a mesma fórmula de Elfen Lied deve ser muito bom também.
Já está anotada a dica para assistir.

Valeu NSN.

É nozes.

Anônimo disse...

Agora que eu vi, vocês passaram a disponibilizar o download do que é sugerido aqui no blog. Achei bem legal isso(claro né) nos poupa do trabalho de procurar.

NSN mandando muito bem nesse começo de ano.

Anônimo disse...

Gantz me matou de raiva logo no início. É um bom anime, mas pqp...

"Mato ou não mato... ah meu Deus, ferimos o filho do monstro e ele está nos matando, mas não podemos matá-lo. Apesar dele ter acabado de desmembrar outra pessoa, não posso matá-lo ou será que mato. Ahh.."

Ninguém merece.

Anônimo disse...

Gantz é fenomenal, pelo menos o mangá, que tou lá pelo 20 e pouco. O anime assisti só o primeiro episódio, ainda vou assistir o resto, mas como voc^falou aí, não tô esperando nada demais.

Elfen Lied eu tenho em dvd, mas nunca assisti (shame on me), mas um dia eu assisto, muita gente fala bem.

Mas nesse quesito violência, só teve um mesmo que eu parei de ler o mangá porque achei BEM nojento mesmo. Acho que você já deve ter ouvido falar, é MPD Psycho... Sério, desisti no primeiro mangá, e olha que adoro gantz e talz... Se não conhecer dá uma olhada.

Bruner disse...

rafael, assista mesmo o gantz que você vai se amarrar com certeza.

anonimo1, pior que eu tambem fiquei puto com aquela punheta de "atiro, não atiro, atiro, não atiro", mas depois a coisa engrenou e eu acabei gostando.

42, CARALHO! não acredito mas alguem fora eu leu MPD!!! serio, sou mega-fan desse manga, ta certo que ele é bem psicopata e tudo mais, mas a historia e exelente! recomendo você tentar ler denovo.. não vou mentir e dizer que fica mais leve, na verdade so piora, mas definitivamente fale a pena ler. Inclusive fizeram uma serie de tv live-action dirigida por nada mais nada menos que TAKASHI MIIKE,
o link pro torrent esta ai embaixo, so tem 3 seeds mais consegui baixar memso assim...
http://www.btmon.com/Video/Unsorted/MPD_Psycho56594079414.577.torrent.html

Anônimo disse...

Pois tentarei cara, mas não garanto nada kk. Já tô baxando o volume 1 aqui pra ler denovo!

Anderson M. Ferreira disse...

Assiti ao início desses dois animes. ELFEN LIED é realmente, MAIS SANGUINÁRIO que AKIRA.

Anônimo disse...

elfen lied é meu anime preferido o manga to acompanhando mas aindo só + o anime e gantz é outro q eu acompanho vi o anime e o to comprando o manga e gosto bastante!

Anônimo disse...

ha e mpd é xou tabem cara as personalidades são 1 + foda q a outra xooooou!

Rafael disse...

Elfen Lied foi o primeiro anime que eu baixei e até hoje não achei anime melhor que ele. Ao contrário do que o "lordxkull" sobre que gostaria que o final foçe diferente. Eu discordo, a beleza do final do anime é a incerteza. Como que você teria um anime tão espetacular como esse, e terminar com um final feliz, ou um final triste... Anime bom desse jeito tem que terminar dessa forma, com um toque de incerteza e gosto de "quero mais".
Detalhe... Se caso o autor de Elfen Lied resolver fazer uma espécie de segunda temporada ou então Elfen Lied 2... Vai estragar... Terminou do jeito certo. Acredito que precisaria colocar mais alguns capitulos para finalizar a historia infelizmente o produtor nao comenta nada e eu fico morrendo de curiosidade! Afz...enfim a vida contitua...
O mangá traduzido so tem 99 Capítulos so que ele no total tem 107 ainda falta 8 ¬¬ se alguem conseguir o resto dos capítulos ou saber alguma novidade do Elfen Lied como continuação do anime e coisa e tal, me envia um e-mail por gentileza rafarese@hotmail.com

Heeheh Abraços!

House disse...

Pra quem quer baixar o manga:

http://www.4shared.com/file/25708222/46ea6538/Chrono_Gantz_-_Volume_01.html

é um HD virtual.... a senha é : mangagantz


De rien!

Unknown disse...

Galera maior de 18 assista, gantz principalmente não se fiquem surpresos no começo, ate chegar essa tal 2 temporada continuem ligados no gantz pelo manga.

Gustavo Kamihara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

todos os dois são bons, mais o mais violento e pesado sem dúvida e Gantz.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo