sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Avatar Sherman

Quem Quer ser um Milionário?

 

slumdogposter

Um show de filme! Essa é uma forma de resumir Quem Quer Ser Um Milionário?. É um filme fascinante do começo ao fim. Não é à toa que está concorrendo a 10 prêmios Oscar 2009, só perdendo para o filme de David Fincher, O Curioso Caso de Benjamin Button.

O filme conta a incrível história de Jamal Malik, garoto pobre que tem uma infância difícil com o irmão Salim. Quando sua mãe morre ele são obrigados a ficarem na rua sem teto. Nisso ele passa por varias desventuras, e vai narrando a própria história, como no momento em que está sento interrogado (leia-se: torturado) para confessar que trapaceou num jogo de perguntas na TV. Após essa cena brutal, vem o entretenimento do filme. A cada resposta que Jamal dava, tanto no interrogatório, quanto no jogo de perguntas da TV (uma idéia de ingleses, que os indianos copiaram, juntamente Silvio Santos e seu famoso Show do Milhão, comprado dos ingleses) ele acerta, não por que leu algum livro, mas por que  já em algum momento de sua vida já tinha passado por aquilo...brilhante!

O filme não somente está ganhando todo essa comoção em volta dele, porque tem uma ótima historia, mas pelo seu conjunto. Os atores indianos são de uma excelência fantástica, passam uma grande emoção em suas atuações. E olha que temos gente de todas as faixas de idade: atores mirins, pré-adolescentes e os adultos. Todos estão muito bem fazendo o filme, que fica a cada cena melhor, sendo que na minha opinião ficou faltando uma indicação nas categorias de atores... coisas do Oscar.

slumdog1

slumdog2

Mas um que voltou em  grande estilo (o primeiro todos sabem que é MICKEY ROURKE) foi o diretor Danny Boyle. Com dinamismo ele controla bem as cenas de seu filme, e renova seu jeito de dirigir para melhor, bem melhor. Adoro seu neo-clássico Trainspotting, mas depois, não emplacou uma outra obra do mesmo calibre. Fez até uma fita de zumbi aclamada (Extermínio), mas não é sua praia. Também fez há pouco tempo uma fita de ficção (Sunshine, com Cillian Murphy e Chris Evans), mas foi agora, com Slumdog que ganha prestigio novamente no hall da fama. Já ganhou o Globo de Ouro de melhor diretor agora só falta o Oscar (já viram que gosto de Oscar!).

Outro destaque de Slumdog é sua trilha sonora maravilhosa, dançante e rápida. Isso mesmo, o filme é dramático, mas, muitas vezes, com algumas cenas de perseguição embaladas com músicas vibrantes que poderiam tocar em qualquer boate (aí com certeza teve o dedo de Boyle). Essa que é uma diferença do estilo que Boyle colocou no filme. Seria o oposto se o diretor fosse um... Spielberg, Ron Honward, Sam Mendes ou outro (por favor pessoal nada contra esses diretores, eu sou fã de carteirinha de todos esses). Com eles rolaria um tema mais pesado e clássico, deixando o filme com cara de "já vi isso antes", coisa que o filme não tem. Isso que é interessante. No fim das contas, Slumdog é um grande filme, que mistura dureza com delicadeza com tal perfeição, que você nem vai perceber.

Ah!, não deixem de ver a cena final, junto com os créditos um atrativo a parte! Semana que vem  começa o especial Oscar 2009. Até.

 

Slumdog Millionaire (2008)

Diretor: Danny Boyle

Duração: 120 min

Nota: 9,0

*Nota do FiliPêra: Como alguns já devem ter percebido, esse fim de mês e parte do mês que vem, será a época do cinema aqui no NSN. Então, os amantes de filmes, fiquem atentos, porque matérias e resenhas de filmes é o que não vai faltar por aqui! Tanto os filmes indie, de terror, quanto os “oscarizáveis”.

4 Comentaram...

V.H. de A. Barbosa disse...

Danny Boyle é um dos melhores diretores da atualidade. Recomendo que assista Caiu do Céu, também de autoria dele.

Filmes como A Praia e Sunshine, de qualidade meio duvidosa, já o definem como um diretor mediano. Filmes como Por uma Vida Menos Ordinária, Slumdog Millionaire e Extermínio, então, o tornam genial! Pode falar o que quiser, mas Extermínio foi o filme que salvou o gênero zumbi, é só ver a leva de filmes sobre o assunto que veio depois de sua filmagem. E o melhor é que ele não bate na mesma tecla que os outros, pelo contrário, apela para um lado mais filosófico e estético.

Anônimo disse...

Vamos lá Barbosa ,Atualmente ele é junto com Cris Nolan, e o sempre foda David Fincher os melhores diretores, fez um filme genial, mas "A praia" é um filme super fraco que quase acabou com sua carreira e não o devine como um diretor mediano mas ruim, ele se recupera totalmente com Slumdog Millionarie.

Alan Cosme disse...

Adoro filmes que são cheios de flashbacks, meio Lost.
Excelente o filme.
Não há quem não fique torcendo pro rapaz se dar bem no final.

Anônimo disse...

gente qual o nome da musica que tah no comercial da o boticario guarda-chuva??????

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo