segunda-feira, 10 de março de 2008

Avatar FiliPêra

Mundo Cão

    banner filmes

                                         mundo-cao-poster01

 

Filmes baseados em HQ's são oito ou oitenta: ou são muito bons, ou muito ruins. Os medianos são raras excessões. Esse aqui quase chega a ser mediano, mas vai para o lado dos bons. Não pense que temos super-heróis ou vilões maquiavélicos aqui, a trama é "unicamente" a trajetória de duas meninas pós-formação na escola secundária, suas dificuldades de relacionamento e incertezas sobre as esperam no "mundo cão", lembrando um pouco a trajetória do Anti-Herói Americano, e sua vida ordinária.

A história começa justamente na formatura das duas e com o baile pós-cerimônia. De cara pode-se perceber a apatia das duas perante aquele ambiente tão engessado e superficial, com modas ditadas e modelos de vida e comportamento impostos. As duas, Enid (Thora Birch, Beleza Americana) e Rebecca (Scarlett Johanson, Dalia Negra), são amigas desde a infância e planejam morar juntas logo que arranjem emprego. Mas Enid é problemática e logo tem problemas de relacionamento com Rebecca, que por sua vez só parece preocupada com ela mesmo e não dá atenção a amiga.

As coisas mudam um pouco quando Enid conhece Seymour (Steve Buscemi, Cães de Aluguel), um excêntrico e compulsivo colecionador de LP's. Ao iniciar o relacionamento com ele, ela vê um pouco dela e de suas dificuldades sociais nele, e o fica incentivando a arranjar uma namorada (já torcendo pra tudo dar errado!!!).

Nessa jornada de amizade o diretor Terry Zwigoff (Crumb), esboça um autêntico retrato da sociedade (especialmente a americano) e dos jovens que, perdidos, parecem sem rumo.

                   mundo-cao02

 

Ao final, com as resoluções costumeiras, o filme adquire tons ainda mais dramáticos, mas é claro que não vou falar porquê; cabe a cada um assitir, e tirar suas próprias conclusões.

O detalhe é que o filme é difícil de encontrar no Brasil e parece estar fora de catálogo. Mas a busca vale a pena.

A HQ por sua vez jamais foi lançada no Brasil; então o NSN vai fazer um serviço de utilidade pública e divulgar o link para download da revista, em inglês:

 Ghost_World.rar.html

 

Ghost World (EUA)

Diretor: Terry Zwigoff

Duração: 119 min

 

Nota: 8,0

 

FiliPêra

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo