domingo, 30 de dezembro de 2007

Avatar FiliPêra

Destaque HQ









Planetary - 9 a 12






Por FiliPêra









Dia 30/12, último post do ano, trazendo mais uma coluna com Planetary (a HyperEspaço volta no ano que vem já com um especial do ano que está se findando).



Chegamos a mais uma Destaque HQ, com mais cinco números da superlativa série Planetary, de autoria do escocês (qualquer semelhança com o mestre Grant Morrison não é coincidência) Warren Ellis. Nesses números a série vai cada vez mais se acelerando e nos trazendo revelações sobre o passado do Planetary, principalmente do seu principal membro: Elijah Snow. Cada vez mais ela vai se assemelhando a outra grande série; Os Invisíveis. Mas obviamente seus temas são bem diferentes, mas elas trazem parentescos quanto a abordagem de seus temas (além de conspirações no centro de tudo), o ritmo e de trazer uma inteligência fora do comum.



Os textos de Ellis estão cada vez melhores, mostrando aspectos bastante interessantes de obras
literárias e de ficção pulp, além de trazer personagens clássicos (assim como Alan Moore, na Liga Extraordinária); como Sherlock Holmes, Drácula, Frankestein, entre outros. Ellis também começa a delinear os vilões da série (que realmente são uma versão hardcore do Quarteto Fantástico), e lança pontos em comum e teorias compartilhadas por sociedades místicas e iniciáticas, utilizando termos como: gado, adormecidos, libertação, etc.



Mas para compreender todo, ou pelo menos grande parte, desse roteiro alucinante, o leitor (isso
mesmo, você) precisa de um pelo menos um pouco de conhecimento dos temas abordados pelo autor, ou seja, cultura nunca é demais!!!



Mais uma vez, boa leitura!!!
Mas vamos as edições:


Nº9 - Planeta Fictício
Aqui o autor lança uma interessante ponte entre a realidade e a ficção, mostrando um grupo de
cientistas conseguindo trazer figuras de ficção para a realidade através de uma máquina que eles criaram. Mas o mais importante desse número não chega a ser essa espetacular idéia, mas sim mais uma mostra do passado da equipe, incluindo o ocupante da vaga que Elijah Snow ocupou, que pertencia a Ambrose Chase, um homem com poderes de distorção da realidade (pense em um Neo mais realista).



Ao final o homem trazido da ficção desapareceu e Ambrose supostamente morreu. Se eles voltam? Só em números futuros.






Nº10 - Magia e Perda
Aqui as coisas começam a ficar ainda mais interessantes, com referências aos grandes da DC, como Superman (ele já foi referenciado duas vezes em números passados), Lanterna Verde e
Mulher-Maravilha (de uma forma que lembra um pouco a série Poder Supremo, mas de forma menos realista).



Vemos um guardião espacial portador de uma luz que molda a realidade de acordo com o pensamento, uma guerreira de uma sociedade feminista escondida que vem para nosso mundo como arauto das idéias de sua sociedade, e é claro, um planeta a beira da destruição que envia a nossa terra um dos seus habitantes ainda bebê.Toda essa história se origina de uma escavação que Snow conduz, e esses episódios vão aparecendo em flashback, ao ele achar os artefatos desses personagens. Como esses personagens vão se conectar ao restante da narativa, fica para os próximos números!!!



Como diz o Planetary: É um mundo estranho!






Nº 11 - Um Mundo Frio
Sim, as histórias de agentes secretos não poderiam ficar de fora desse coquetel de cultura pop
que é Planetary. E aqui elas aparecem na forma de John Stone, um super agente secreto da
S.T.O.R.M., usando como referência, principalmente, James Bond e Nick Fury (Shield e Storm, suas agências, são siglas para palavras cool), mas ainda assim trazendo ecos de X-9 e do detetive Dick Tracy. Mas logo a aventura de Stone recebe a intromissão de Elijah Snow. saímos de 1969 e vamos para o ano 2000, onde Snow e Stone se reencontram e Elijah faz uma das revelações mais importantes da série: ele diz que tem buracos na memória, e quer tapa-los!!!




Nº12 - Bloqueio de Memória
Esse é o momento chave da série! Descobrimos a verdadeira relação de Elijah Snow com o Planetary (ele na verdade é o Quarto Homem e teve sua memória apagada pelos Quatro), mas o fato de ele ter voltado signica colocar toda a equipe em risco de vida, já que a regra estabelecida pelos Quatro para o Planetary continuar existindo era Snow sumir e nunca mais voltar.

Nota: 10




Curiosidade: Vemos novamente ecos de Os Invisíveis, com a clássica frase "É apenas um jogo!"


Até 2008...

É NOZES!!!

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo