domingo, 18 de novembro de 2007

Avatar FiliPêra

Planeta Terror





Um dos meus sonhos cinematográficos do ano era assistir Grindhouse como ele foi concebido, ou seja: assistir a homenagem realizada pela dupla Tarantino-Rodriguez da forma como ela foi concebida, sem cortes ou divisões. Infelizmente ficou só no sonho! Após o tão esperado sucesso não ter chegado, eles resolveram espertamente dividir o filme por motivos mercadológicos (cobrar dois ingressos, ao invés de um). Felizmente parece que as duas obras sobrevivem sozinhas, mas fica um gostinho de "eu queria ver o restante AGORA!!!" (se Eu tivesse com uma grana extra, iria ao Festival do Rio e assistiria as duas obras como foram concebidas).

Mas vamos a Planeta Terror, a parte de Robert Rodriguez na empreitada. Como é de praxe o texano, descendente de mexicanos, coloca uma constelação em seu filme, somada a atores cool amigos do cineasta; como é o caso de Bruce Willis, Josh Brolin, Rose McGowan e até o próprio Quentin Tarantino, em um papel hilário. Todo o filme está permeado com o estilo do diretor, com toques de humor negro, junto com cenas de violência exageradas a là Era Uma Vez no México.








A história gira em torno de um gás tóxico que se espalha por uma cidadezinha do interior americano, que acaba por tornar grande parte da sua população em zumbis. Surge então vários personagens carismáticos que trazem ao filme subtramas interessantes, como a anestesista que foge do marido maluco ou o churrasqueiro em busca do tempero perfeito.Some a isso tripas em excesso, diálogos non sense e referências a cultura pop (Tarantino deve ter dado maior atenção aos dois últimos) e se tem um perfeito filme de verão, e uma excelente homenagem aos filmes das sessões Grindhouse.

Rodriguez também não deixou por menos a parte técnica. Apesar de ter filmado tudo no seu já consagrado formato digital, ele deu toques nostálgicos à sua obra, adicionando riscos e queimas a sua "película", como se ela estivesse estragada e bastante desgastada. Também aparece um aviso de "rolo faltando" no meio do filme, fazendo ele se adiantar no tempo. Tudo isso traz um clima trash a obra dele, um exemplo perfeito de filme apelativo e divertido!


Mas afinal, o que diabos são Grindhouses? Eram cinemas que se especializaram em reproduzir obras de apelo popular, com orçamentos baratos e defeitos na película. Essas obras decidiram apelar para sexo e violência para poderem fazer frente aos filmes das produtoras majors, que tinham um orçamento grande e muito requinte técnico.Ficamos a espera de À Prova de Morte, de Quentin Tarantino, que completa a obra, marcado para abril.





Quem sabe em DVD não assistimos tudo da forma correta?



Nota: 8



Diretor: Robert Rodriguez



Duração: 97 min



FiliPêra

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo