quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Avatar FiliPêra

A Saga do Monstro do Pântano Vol. 1





Quando a DC Comics convidou o então desconhecido Alan Moore para dar continuidade a sua série Monstro do Pântano, não sabia que estava começando duas revoluções ao mesmo tempo. A série, que na época estava no número 19, se encontrava à beira do cancelamento e a editora resolveu chamar alguém do outro lado do oceano para tentar salva-la do ostracismo. Depois da passagem de Moore pelo título nada mais foi o mesmo. Foi ali que praticamente se deu início às HQ's adultas nos EUA (algo que já tinha certo adiantamento na Europa), onde os Quadrinhos não saíam de uma mesmice irritante, com editoras simplesmente repetindo fórmulas com sucesso comprovado. A outra revolução foi que após o sucesso do Monstro do Pântano as grandes editoras passsaram a importar vários talentos ingleses para escreverem e desenharem Quadrinhos nos EUA, episódio que ficou conhecido como Invasão Britânica; nessa leva vieram nomes como os roteiristas Grant Morrison, Neil Gaiman, Warren Ellis, Mark Millar, Garth Ennis (entre outros), e desenhistas como Brian Bolland e Dave Mckean. Esses autores escreveram as melhores HQ's dos anos 90 (e escrevem algumas das melhores de hoje ainda); foram deles as obras máximas Sandman, Homem-Animal, Watchmen, Batman-Asilo Arkham, Batman-A Piada Mortal, Supremos, Os Invisíveis, entre várias outras. Além disso tudo essa fase do personagem pantanoso foi o principal responsável pela criação do selo Vertigo, pela DC Comics, que conta em sua linha títulos adultos, com roteiros mais sofisticados. Se isso tudo não bastasse, foi das páginas do Monstro do Pântano que saiu o personagem Constantine, da série Hellblazer, um dos mais populares do selo Vertigo.Mas, lendo hoje, a obra transparece tanta importância?


COM ABSOLUTA CERTEZA!!!


Se fosse lançada hoje a obra provavelmente causaria revolução semelhante, tirando parte dos Quadrinhos atuais do ostracismo. Esta edição lançada pela Pixel, que sai em cores dessa vez no Brasil, reúne as edições 20 (inédita no Brasil) a 27 do Monstro do Pântano. A editora planeja lançar toda a fase de Moore no Brasil nesse formato, o que é mais que merecido.Tudo na obra é grandioso, e pra isso Moore aposta em temas poéticos (um "herói" em busca de saber sua verdadeira natureza) e intimistas, com personagens densos e marcantes.




Alan Moore


A reformulação de Moore começa quando o Monstro; após um combate com Arcane, seu principal vilão, é baleado e dado como morto. Jason Woodrue, o Homem-Florônico é chamado para fazer a autópsia. Woodrue, que também é híbrido de humano e vegetal, descobre que, ao contrário do que se pensava, o Monstro do Pântano não é humano; Alec Holland (a parte humana do Monstro) na verdade morreu no acidente, mas sua consciência foi assumida por plantas dos pântanos da Louisiana. Essa descoberta abala Woodrue, que acaba por formular um plano para destruir a humanidade e instaurar um reino do verde.


A partir daí começa a agir um renascido Monstro do Pântano. Além da narrativa, que equilibra muito bem momentos de açao com passagens de auto-reflexão, a arte é muito bem feita e elaborada, com diagramações e passagens que ainda soam modernas, apesar dos seus mais de vinte anos. As cores, que ficaram de fora da outra publicação, feita pela Brainstore, dão vida aos personagens criados por Moore.Enfim, essa é uma HQ que deve estar presente em qualquer coleção, quer você goste de Quadrinhos ou não, porque Moore consegue ultrapassar todas as barreiras da nona arte.


Nota: 9,5


FiliPêra

2 Comentaram...

Jamy Milano disse...

se as originais fossem preto e branco tudo bem. mas era coloridas. acho q eles deviam era dar uma colorizaçao decente p essa saga, coisa q nunca tiveram aqui no BR, ao invés de publicá-las em preto e branco.

comprar seguidores instagram disse...

Muito bom o blog, parabéns!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo