sábado, 6 de outubro de 2007

Avatar FiliPêra

Revolutionhead




Por FiliPêra


Vamos direto ao assunto! Dez anos depois de revolucionar a música como a conhecemos, o Radiohead volta, para revolucionar outra vez. Dessa vez não a música em si, mas a forma de relação artista/público/gravadora.
Dois anos após lançar o álbum Hail to Thief, em 2003, o grupo encerrou seu contrato com a poderosa gravadora EMI. Acabou por não firmar outro contrato com ninguém, mas deu início a
gravação de outro álbum. E eis que a alguins dias Thom Yorke anuncia que o álbum estava pronto, mas que precisavam de uma gravadora para lançarem o álbum, que estava programado somente para 2008. Mas eis que Thom Yorke e cia. têm uma idéia melhor: não usar nenhuma grande corporação para distribuir o material e negociar direto com os consumidores. Para começar somente quatro das faixas presentes no álbum já não estavam disponíveis para baixar na internet. E em segundo lugar: eles inventaram outra forma de comercialização das músicas. Ao invés da forma clássica de venda com o material todo gravado em um CD, eles estão comercializando todas as faixas via net. Mas o que tem de revolução nisso, o iTunes estã aí e vende bilhões de músicas?, pode argumentar você. O preço é a revolução. Porque quem escolhe o preço é você...isso mesmo, você pode pagar quanto você quiser pela música. Pode parecer esquisito e pretensioso, mas tem bem a cara do Radiohead, sempre a frente do seu tempo; a exemplo do álbum Kid A, que na época parecia um bando de músicas saídas da cabeça de alienados abduzidos, hoje é referência (apesar de ainda parecer extra-terrestre).



Isso mostra mais um passo a frente da banda, que é a maior a Terra (opinião não somente minha, mas de muuuuuuuuuuuuuuita gente). Além da forma de venda online, também vai ter, é claro, venda na forma tradicional, gravado em CD. Essa estratégia de lançamento pode ofuscar um pouco a qualidade do álbum (que eu ainda não ouvi), mas não tem como não pensar em revolução, e no fim das gravadoras como nós as conhecemos.
Espere para breve uma resenha do álbum, que deve continuar a jornada do Radiohead em seu retorno a Terra, iniciada em Hail to Thief.

É NOZES!!!

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo