domingo, 7 de outubro de 2007

Avatar FiliPêra

O Balconista




Kevin Smith é o supremo Nerd do cinema. Além de escrever séries de quadrinhos, o diretor fez filmes que praticamente definiram o termo do nerd moderno no cinema. O início de tudo foi aqui, com O Balconista, comédia simples, porém muito inteligente.
Toda a gênese da obra foi mítica, com o Kevin vendendo sua coleção de gibis para poder terminar o filme. E com o lucro do filme ele comprou tudo de volta! Logo depois fez uma obra-prima, chamada Procura-se Amy, com Ben Affleck mostrando que poderia ser um ator de verdade.
Mas vamos ao filme: quanto a história não há muito o que dizer. Ela basicamente narra cotidiano de dois amigos que cuidam de uma loja de conveniência e de sua locadora, e que passam do dia comentando sobre sexo e cultura pop.
Como méritos o filme apresentou os hilariantes personagens Jay & Silent Bob (o segundo interpretado pelo próprio Smith), além disso, os personagens principais tecem os melhores comentários possíveis sobre Star Wars, com teorias hilariantes; se destacando entre elas a teoria sobre a morte dos trabalhadores na Estrela da Morte.
Após o filme ser senasação no Festival de Sundance (o mais importante festival de cinema independente da Terra) e logo depois ter partido truinfal para Cannes (o mais importante festival do planeta), Kevin Smith virou um ícone nerd, apesar de somente o já citado Procura-se Amy ter conseguido superar esse aqui. Seu nome ficou inclusive, muito tempo ligado ao retorno do Superman ao cinema, que acabou nas mãos de Bryan Singer e cujos resultados já são conhecidos.



Kevin recentemente lançou uma continuação (que eu pretendo ver em breve), como homenagem a Jason Mewes (que interpreta Jay) ter conseguido largar as drogas.
Enfim, assista, porque O Balconista é daqueles filmes que definem gerações e que não envelhecem.


Nota: 8,5
Diretor: Kevin Smith
Duração: 92 minutos

FiliPêra

1 comentário

Anônimo disse...

Valeu ae cara! :D

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo