domingo, 28 de outubro de 2007

Avatar FiliPêra

HyperEspaço n° 7

"EU QUERIA SUSPENSE,PERIGO, CRIMES, MAGIA, FANTASIA, TERROR, ROMANCE E O APOCALIPSE, TUDO EMBALADO EM HISTÓRIAS DE SUPER-HERÓIS VIGOROSAS E IMAGINATIVAS"



Por FiliPêra

Antes de mais nada: explicações. Na semana passada (e retrasada) foi citado uma HyperEspaço com o tema de Tropa de Elite. Mas por inúmeros motivos eu acabei por não assistir a versão de cinema (somente a de camelô) então nada de Tropa de Elite (vou falar sobre ele, quando sair nas locadoras, aproveitando e falando sobre os extras e esse tipo de coisa). O tema dessa semana será a minha atual série de quadrinhos favorita. E não poderia deixa de ser Sete Soldados da Vitória, do gênio maluco Grant Morrison.
A série, ganhadora do prêmio Eisner de Melhor Série (o prêmio é o oscar dos quadrinhos), e Grant Morrison ganhou como Melhor Roteirista. Também pudera, o escocês armou um marcante quebra-cabeça labiríntico com quase 800 páginas, com sete personagens possuidores de sete minisséries completamente diferentes entre si, tanto no tom quanto na abordagem. Apesar desses personagens nem ao menos se conhecerem eles estão combatendo o mesmo mal; uma praga que trará o Apocalipse à Terra.
Se a megassaga cumpre a proposta inicial de atrair novos leitores eu não sei, mas com certeza
atrai os que estavam desanimados com os roteiros fracos que tanto abundam por aí nas HQ's
mainstream; além de ser um delírio para os fãs do estilo caótico e maluco de Morrison.
O negócio é que Morrison aproveitou a oportunidade de ressucitar personagens esquecidos e quase sem importância do Universo DC Comics, para criar um playground perfeito para expor suas teorias e pensamentos. Tudo passa realmente a impressão de servir para mostrar algo maior, apesar de funcionar independentemente. Mas vamos ao que interessa...


Vol. 4



Sinopses
Klarion: Klarion após chegar a superfície e entrar para uma gangue, descobre a traição de
Melmoth.
Cavaleiro Andante: Em meia a muitas batalhas contra os Sheedas (inclusive contra Galahad,
completamente transformado) descobre-se que Justin na verdade é uma mulher.
Zatanna: Misty se revela muito mais do que uma aprendiz!
Guardião: Ed revela ao Guardião o passado da Legião Jovem.
Sim, Sete Soldados da Vitória fica melhor a cada número e esse número quatro mostra isso muito bem, mostrando uma evolução grande na trama armada por Morrison. E cada mini vai jogando pistas e apontando resoluções para para o Apocalipse iminente. Todas as minis até aqui são muito boas, nenhuma delas deixando nada a desejar.
E duas se encerram nessa edição: O Guardião de Manhattan e Cavaleiro Andante. Cada uma revelou uma faceta dos muitos mistérios que a saga tem. O Guardião lançou luz sobre a formação dos Sete Soldados atuais (acredite, existe um bom motivo para eles nunca se encontrarem), enquanto na mini do Cavaleiro Andante, Morrison revela aspectos sobre os métodos e a origem dos Sheedas.
Mas uma coisa em comum com todas elas é o contante clima de "fim do mundo" que todas elas
possuem. No aspecto visual a HQ não fica para trás, com artistas selecionados especialmente para cada mini e desenhando muito bem cada uma delas. Eu ia destacar mais uma vez a mini de Klarion, mas todos os outros artistas se superaram também, entregando momentos inesquecíveis nas várias páginas da revista.



Vol. 5



Sinospses
Klarion: Após voltar para a Cidade-Limbo para salva-la de Melmoth, o Menino percebe que isso vai ser mais difícil do que ele pensa.
Senhor Milagre: Shilo Norman tenta escapar de um buraco negro. Mas o que parecia ser mais um número de escapadas, acaba realizando um encontro dele com os Novos Deuses.
Zatanna: Após ir até o Pântano da Chacina para uma investigação, Zatanna acaba por enfrentar Zor, enquando Misty escapa com Vanguarda, o cavalo alado de Justine.
Projétil: O marido de Alix Harrower queria ser super-herói e desenvolveu a inteliderme, uma pele artificial que torna qualquer pessoa indestrutível. Vítima de sua própria experiência, ele morre, mas sua esposa descobre que pode ser uma heroína.


Essa edição marca um momento chave na série. Enquanto duas minis se encerram, dando contribuições importantes, outras duas estréiam. E também é aqui que passamos da metade de toda a saga.
Dos estreantes se destaca Projétil, que é o mais próximo da normalidade super-heróistica que
Morrison alcançou com essa HQ. Projétil é uma super-heróina com seus problemas (seu marido tinha vício em pornografia, e sonhava em ser famoso e imortal); além de ganhar poderes a contragosto.
Shilo Norman é um grande artista, na verdade um Houdini moderno, milionário. Mas o que parecia ser mais um truque, escapar de um buraco negro gerado artificialmente, acaba por coloca-lo no meio de uma batalha milenar e interplanetária, entre os Novos Deuses e Darkseid.
Zatanna e Klarion se encerram, de forma brilhante, mostrando aspectos até então obscuros da trama (principalmente Zatanna).



Vol. 6



Sinopses
Frankestein: Feioso é um daqueles meninos execréveis que é odiado por todos os colegas. Mas ele tem a habilidade de ler a mente de seus colegas e quando usa seus poderes para controlar a mente de seus colegas, acaba por despertar a ira de Frankestein!
Senhor Milagre: Shilo Norman está com problemas cada vez maiores derivados do seu encontro com os Novos Deuses. E o pior: ele não tem a mínima idéia do que está acontecendo.
Projétil: Alix Harrower, a Projétil, auxilia na investigação da matança que destruiu os Sete
Soldados anteriores.
Frankestein: Frankestein se transporta para Marte, onde continua com o seu embate centenário com Melmoth.


E cada vez mais chegamos a reta final de Sete Soldados da Vitória. E a saga cada vez mais acelera, jogando pistas sobre todos os misterios em aberto na trama. Mas ao mesmo tempo que
pode-se perceber inúmeras soluções, várias ficam sob a superfície, exigindo releituras para serem achadas.
Conhecemos finalmente o último soldado; Frankestein, que conta com duas história (primorosas, por sinal) nessa edição. As duas histórias se conectam diretamente com a trama maior armada por Morrison, jogando-o no planeta Marte e trazendo a Terra o exército do Grupo Vermelho!!!
Projétil também contribui bastante, investigando a matança que ocorreu na Meseta dos Milagres, que foi narrada no primeiro capítulo da saga.
O único destoante é o Senhor Milagre, com uma mini um pouco irregular e que por enquanto não se conectou de forma alguma ao quebra-cabeça; mas é esperar para ver. A impressã que se tem é que a batalha que está acontecendo na Terra (e que está prestes a chegar ao seu final) afetará outros planetas.
Aguarde o fim, o apocalipse de Morrison. Pois ele está chegando.
Em breve aqui os números finais (7 e 8).

Nota: 9,5



***ATENÇÃO***
SE VOCÊ NÃ LEU A OBRA AINDA E NÃO GOSTA DE ESTRAGAR SURPRESAS NÃO LEIA O TEXTO DAQUI PRA FRENTE,

POIS ELE CONTÉM SPOILERS


Guia de Conexões


Edição 4

Pag 27: O Aranha aparece ajudando Gloriana Tenebrae.
Pag 41: Neh-Bu-Loh recupera o Caldeirão Inestinguível.
Pag 51: Esse ônibus é o mesmo que aparece na parte 2 da mini do Cavaleiro Andante. Ali-Ka-Zoom também aparece lá.
Pag 57: O episódio do armário será melhor explicado na pag 91.
Pag 58: As memórias de Ali-Ka-Zoom, e as aventuras da Legião Jovem serão melhor contadas na mini do Guardião.
Pag 60: Zatanna chega a mansão de Don Vincenzo, onde ocorreu a batalha da mini do Cavaleiro
Andante.
Pag 69: Misty lembra do seu passado com os Sheedas.
Pag 80: Don Vincenzo e Ali-Ka-Zoom fizeram parte da Legião Jovem.
Pag 86: O Sheeda no pote é o mesmo da loja de Cassandra, da edição 3, na mini de Zatanna.
Pag 90: A Legião Jovem encontra a mesma casa em que o Aranha sofreu a transformação. A Máquina de Costura aparece de novo. O espelho pronuncia uma profecia que parece falar do final de Sete Soldados da Vitória.
Pag 91: Esse Desconhecido surgirá de novo, mais para frente.
Pag 93: O outro nome de Larry, pai de Carla, é El Mar.

Edição 5

Pag 9: Melmoth revela que é o pai de todos os membros da Cidade-Limbo.
Pag 10: Melmoth diz que faz parte da corte Sheeda.
Pag 16: É finalmente revelado o que é Croatoan. Um par de dados; um está com Klarion e o outro com Misty.
Pag 17: Os Submissionários são robos, criados por Melmoth.
Pag 18: Klarion usa o poder de Horigal e se funde a Teekl.
Pag 27: Esse feito foi anunciado na página 86 da primeira edição.
Pag 30: Após entrar no buraco negro, Senhor Milagre encontra Metron, um dos Novos Deuses.
Pag 35: A história que Metron conta é do Planeta Apokalips.
Pag 42: Vovó Bondade é de Apokalips.
Pag 67: Zor era um dos Sete Desconhecidos, mas desvirtuou e lançou a praga Sheeda sobre a Terra. Ele parece ser o mesmo Desconhecido que a Legião Jovem encontrou no Pântano da Chacina, na edição 4, página 89.

Edição 6

Pag 4: Frankestein enfrenta Melmoth, da corte Sheeda.
Pag 11: Tem um Sheeda controlando Feioso.
Pag 54: Projétil era a sétima integrante dos Sete Soldados que foram destruídos na Meseta dos
Milagres, mas ficou com medo e desistiu.
Pag 57: A agente Helligan foi mordida por Gloriana Tenebrae, na edição 3, página 70.
Pag 60: O episódio narrado por Helligan foi justamente o roubo do veículo subterrâneo pela gangue dos Delinquentes, na mini de Klarion. Edição 4, página 12.
Pag 62: Qual a identidade do sobrinho de Ramon? Ainda não sei...
Pag 87: O portal Erdel, citado por Frankestein, é o mesmo da edição 4, página 20. É usado por
Melmoth para enviar os garotos para Marte, com o intuito de extraírem ouro. Billy Beezer é o
mesmo que foi puxado por Garoto Dourado.


Segundas Impressões

Já dá pra se ter a idéia quase que total da trama labiríntica armada por Grant Morrison. Vamos a ela!
Zor, um dos Sete Desconhecidos, responsável pela costura do tempo, se desvirtua e cria os Sheedas e os lança na Terra, como se fossem uma praga. A cada período de mais ou menos 10 mil anos, eles vêm para a Ceifa dos Homens, com o intuito de pilhar e destruir as civilizações criadas na Terra.
Existe uma profecia que diz que Sete Soldados vão destruí-los, e por isso eles atacam grupamentos de sete, com medo do cumprimento da profecia. Além disso arranjaram aliados na Terra, como Ramon Solomano, que foi um dos responsáveis pela destruição das duas últimas formações dos Sete Soldados da Vitória.
Mas contudo foi formado, sem que quase ninguém soubesse, uma nova encarnação dos Soldados, que não se conhecessem justamente para não atrair a atenção de Neh-Buh-Loh, o principal guerreiro dos Sheedas.
Por algum motivo desconhecido, Melmoth brigou com Gloriana Tenebrae, outra integrante da corte Sheeda, e sua mulher; e ficou a vagar pela Terra desde a queda de Camelot, ou seja por 10 mil anos, e prepara sua vingança contra ela, criando um exército sustentado pelo ouro que ele
encontrou em Marte. Mas Frankestein acabou por frustar seus planos e o transforma em esterco e acaba por levar o seu exército à Terra.
A trama é basicamente essa, mas ainda contem pontos obscuros, como a mini do Senhor Milagre, que de modo algum se conectou ao restante da história. OUtro ponto importante, mas ainda não
totalmente esclarecido é a participação do Aranha, que foi contratado pelos Sete Desconhecidos.
Mas sua missão não foi totalmente esclarecida, embora possa-se se supor que seja se infiltrar no
território inimigo.
A ceifa chegou e todos os soldados estão a postos para impedir o juízo final! Aguarde a matéria
que faremos com os dois os últimos números dessa série.
Até lá!

É NOZES!!!

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo