segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Avatar FiliPêra

HyperEspaço nº 5

Os Gênios do Papel e da Celulóide

Por FiliPêra


Nenhuma arte pode existir sem grandes artistas. E é sobre os grandes gênios de duas artes que falarei hoje. Tratam-se de Cinema e Quadrinhos, como falei na semana passada, mas dessa vez enfocando seus realizadores e não suas obras. Mas falarei de uma forma diferente: citando um escritoe de Quadrinhos e dizendo um diretor equivalante a ele no mundo do Cinema, tanto em qualidade quanto em estilo. As vezes uma das partes exige que mais de um nome seja relacionado ao nome dele.

Alan Moore - Stanley Kubrick





Se Alan Moore fosse cineasta, ele seria exatamente um Stanley Kubrick, e vice-versa. Os dois são ingleses completamente reclusos, às vezes sem dar as caras por muito tempo. Mas quando davam (Moore ainda dá as caras, já que somente Kubrick morreu) as caras lançavam obras que muitas vezes mudavam o modo de encarar a arte. Eles também têm em comum o fato de não terem pressa para lançarem nada, fazendo isso somente quando tinham (ou tem) a certeza de estarem com uma obra perfeita em mãos.

Principais obras
Alan Moore: Watchmen, Do Inferno, V de Vingança, Liga Extraordinária, Monstro do Pântano... Tem muito mais, porém vou ficar por aqui.
Stanley Kubrick: Laranja Mecânica, 2001-Uma Odisséia no Espaço, Barry Lindon, O Iluminado e Nascido Para Matar.

Grant Morrison - David Lynch e David Fincher



O escocês Grant Morrison se destaca pelo seu estilo, dito, hermético, com situações aparentemente incompreensíveis, mas com sentido absurdo no final. Mas é também possuidor de um texto ágil, com uma excelente narrativa, principalmente quando se alia ao desenhista Frank Quitely. Já deu pra perceber que esse é o principal ponto em comum com o cineasta, amado e odiado, David Lynch, que também tem a capacidade de criar personagens marcantes e influentes, mas muitos o detratam; dizendo ser ele possuidor de um modo de fazer cinema feito para poucos, com roteiros complicados e incompreensíveis. Mas, igualmente a Morrison, consegue fazer com que as coisas façam sentido ao final. Mas peca, por vezes, por fazer obras absolutamente incompreensíveis (ele mesmo jamais comenta seus roteiros), e é por isso que acrescentei David Fincher, que possui uma narrativa de primeira e consegue extrair o melhor de seus atores, assim como Morrison extrai o melhor dos personagens que trabalha (leia Homem-Animal e Grandes Astros Superman). Outro ponto em comum entre eles é fazerem obras desafiadoras, com forte conteúdo (Os Invisíveis, de Morrison e Clube da Luta, de Fincher; por exemplo), e não obras somente para entreter.

Principais Obras
Grant Morrison: Os Invisíveis, Homem-Animal, Patrulha do Destino, Os Sete Soldados da Vitória, The Filth, Batman: Asilo Arkham e WE3
David Lynch: Twin Peaks (série de TV), Veludo Azul, Homem-Elefante, Cidade dos Sonhos, Estrada Perdida e Coração Selvagem.
David Fincher: Seven- Os Sete Crimes Capitais, Vidas em Jogo, Clube da Luta e Zodiaco


Stan Lee - Steven Spielberg



Os dois são gênios absolutos e mudaram completamente a arte em que são artistas. Transformaram personagens aparentemente bobocas em grandes sucessos. Criaram e moldaram grandes obras que perduram até hoje no imaginário popular. Alguns dizem que hoje já fazem parte do passado (principalmente Stan Lee), mas é inegável a inestimável contribuição deles para a arte.

Principais Obras
Stan Lee: Criou praticamente todo o Universo Marvel, que contém os ultra-populares Homem-Aranha, X-Men, e os menos populares Capitão América, Homem-de-Ferro, Hulk e Quarteto Fantástico.
Steven Spielberg: Praticamente foi o criador dos blockbusters modernos e sua filmografia inclui obras como: Tubarão, a trilogia Indiana Jones, ET - O Extra-Terrestre, Jurassic Park, A Lista de Schindler, entre outros vários.

Jack Kirby - George Lucas



Esses dois aqui de baixo fizeram dupla e ajudaram a criar as obras revolucionarias dos dois aí de cima, mas ainda assim não deixaram de criar suas próprias obras. Têm em comum também o fato de terem preferência pelo fantástico, principalmente ficções científicas. Por exemplo: as principais aventuras do Quarteto Fantástico, por Kirby e Star Wars, de George Lucas.

Principais Obras
Jack Kirby: Quarteto Fantástico, onde escreveu suas principais aventuras, e Os Eternos.
George Lucas: Criou e deu vida a Star Wars, tido na época como umprojeto impraticável. E contribuiu inestimavelmente na área técnica do cinema, com efeitos especiais de primeira e sonorização de qualidade.

Kazuo Koike e Osamu Tesuka - Akira Kurosawa



Sim, somente Akira Kurosawa para juntar dois gênios dos mangás (quadrinhos japoneses,para os menos informados) em um para representa-lo. De Kazuo Koike ele tem a habilidade narrativa que chega a perfeição, com ângulos originais, e sem desperdício de imagens; além de gostarem de contar histórias de samurais honrados e nobres. De Osamu Tesuka ele tem em comum o fato de criar mundos fantásticos com maestria, além de torna-los críveis.

Princiais Obras
Kazuo Koike: Lobo Solitário e Samurai Executor.
Osamu Tesuka: Astro Boy e Kimba - O Leão Branco.
Akira Kurosawa: Os Sete Samurais, Yojimbo, Sonhos e Ran.

Frank Miller - Francis Ford Coppola



Ganharem reconhecimento ainda novos e fazerem obras que mudaram a forma de se ver Quadrinhos/Cinema é a principal marca dessa dupla. Eles têm em comum o triste fato de não lançarem nada relevante há muito tempo (Miller, desde que parou de lançar histórias de Sin City, e Coppola, há mais tempo ainda). Mas isso não tira o mérito desses gênios. Frank Miller recentemente adentrou ao mundo do cinema, primeiro como co-diretor de Sin City e agora vai dirigir The Spirit; adaptação da obra de Will Eisner.

Principais Obras
Frank Miller: O Cavaleiro das Trevas, Demolidor (a principal fase do personagem), Ronin, Sin City e 300 de Esparta.
Francis Ford Coppola: A trilogia O Poderoso Chefão, Apocalipse Now e A Conversação.

Garth Ennis - Quentin Tarantino



Capacidade de criar obras de alta qualidade, misturando cultura pop, violência barata e diálogos incríveis, são a principal marca dessa dupla. Mas Quentin Tarantino ganha pelo fato de não ter tocado repetidas vezes os mesmo temas, como Garth Ennis está fazendo. Mas os dois continuam relevantes (principalmente Tarantino), lançando obras modernas e que sempre fogem as regras impostas pela indústria.

Neil Gaiman - Peter Jackson



Um transformou um personagem ABSOLUTAMENTE FRACASSADO em uma das cinco melhores obras, não só dos Quadrinhos, como de todas as artes, O outro adaptou para o cinema com absoluta maestria um dos maiores ícones da literatura universal. É claro que eles são muito mais do que isso, porém jamais vão superar o poder dessas obras que são maiores até mesmo que eles. Nada mais a declarar!

Principais Obras
Neil Gaiman: Sandman, Sandman e Sandman!
Peter Jackson: A trilogia mais que perfeita O Senhor dos Anéis.

Aguarde para breve uma segunda versão dessa matéria!


O que estou lendo: O mesmo de semana passada, mas já estou acabando. Aguarde resenhas!!!
O que estou ouvindo: Bloc Party - Silent Army.



É NOZES!!!

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo