sábado, 25 de agosto de 2007

Avatar FiliPêra

Patrulha do Destino Especial




Roteirista: Grant Morrison
Desenhista: Richard Case
Arte-Finalista: Carlos Gazon

Quando Grant Morrison começou a escrever sua apresentação no primeiro número de Patrulha do Destino de sua autoria, ele lança um aviso de suma-importância: Fujam agora enquanto podem!!!
Nada poderia resumir melhor a experiência que é ler a série.
Enquant os super-heróis "normais" exibiam suas vidas boas, com reconhecimento público e presentes de personalidades, a Patrulha já exibia seu recentimento com a humanidade, com heróis (na verdade, eles estavam um degrau abaixo de anti-heróis) com um perfil psicológico afetado e, por que não, alguns parafusos a menos na cabeça, pra citar o próprio Morrison.
A história começa com a tentativa de formação da Patrulha, pelo gênio - preso em uma cadeira de rodas - Dr. Niles caulder. Logo somos apresentados aos futuros integrantes da Patrulha, como Cliff Steele, o Homem-Robô, que era um piloto famoso até se acidentar e ter seu cerébro transferido para um o corpo de robô.





Grant Morrison

Todas as histórias tem um pé no sobrenatural e no bizarro, levando a Patrulha a desafios que seriam difíceis de imaginar um Super-Homem combatendo, por exemplo. Como os Homens-Tesoura, que saem de uma terra utópica criada por filósofos descontentes com a humanidade.
Esta edição é um especial da Vertigo reunindo as primeiras quatro edições da fase Morrison da revista, e ele apesar de dizer, na sua já citada apresentação, que estava bastante atarefado com Zenith e Homem-Animal, pra ficar só nas séries importantes, começa a sua trajetória pelo título que culminaria por levar a Patrulha do Destino a níveis cult jamais alcançados por ela. Entre os personagens importantes que ele criou, estão Flex Mentallo (que não aparece nesse especial) que ganharia uma mini-série própria inteligentíssima, escrita pelo próprio Morrison.
A arte clássica, de Richard Case também ajuda, com desenhos limpos e uma narrativa fluída.
O único ponto baixo da edição (se é que isso é um ponto baixo) é deixar o leitor com absoluta vontade de mais aventuras bizarras e esquizofrênicas. O negócio é esperar a Pixel, que agora detém os direitos de publicação da linha Vertigo, publique essa jóia.
Os fãs de Morrison (como Eu) vão adorar (como Eu), mas os outros leitores não precisam ficar acanhados; a mesma frase que Morrison disse quando alguns leitores reclamaram do hermetismo de Os Invisíveis, outra série de Morrison (em breve por aqui), vale também pra essa.
-Não é mais difícil de entender do que a porra dos X-Men!!!

Nota: 9,0

FiliPêra

2 Comentaram...

Hellboy disse...

Bom, nunca li essa Patrulha do Destino e acho que nem tenho coragem, Morrison oscila entre o luxo e o lixo, ele "se acha", mas não é tudo isso não! Do que gostei dele eu sempre leio e releio, obras bem feitas como Homem-animal, Liga da Justiça, WE3, All Star Superman, Zenith, e os primeiros capítulos de New X-Men(E for Extinction), porque depois só foi ladeira abaixo(aquela do Xorn-Magneto foi de doer...), Whedon e Cassaday fizeram um trabalho muito melhor e muito mais primoroso. vc que é novato, eu indico pra ler as obras que citei(comece com Homem-Animal), do resto fuja se puder.

José Eduardo Bertoncello (JEB) disse...

Discordo do Hellboy. Totalmente.
E, na verdade, ele não leu, então nem é discordar. Eu li essa edição especial, e releio frequentemente. Posso opinar com conhecimento de causa: Deliciosa aventura delirante e intelectual.
Agradeço a extinta Metal Pesado por tê-la publicado. Ela me apresentou a Patrulha de Morrison, e é uma fase estupenda. Roteiros delirantes, tão bons quanto os do Kid Eternidade. Mas, pra apreciar, o leitor deve ter uma boa cultura pra captar as referências e uma mente aberta pra seguir as especulações dele sobre teorias e fatos bizarros como a Física Quântica.
Quando a Loucura ameaça e até os heróis tremem e desabam, a Patrulha dá conta... Pois eles já estiveram lá e não tem mais medo!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo