quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Avatar FiliPêra

Pirataria, Internet e Contracultura… finalmente o resultado

 

image

Após meses a fio escrevendo, dores de cabeça infindas, descidas ao inferno para pesquisar, contato com as Teorias da Comunicação mais loucas possíveis, leituras dos autores mais desparafusados de todos, terminei a minha Monografia. E como o esforço genuíno geralmente é recompensado, fui aprovado com uma nota 10 com louvor, além de receber um convite para me tornar um pesquisador - coisa que sabe Deus se me tornarei, embora tenha lá uma vontade.

Enfim, como muitos devem saber, meu trabalho foi intitulado Compartilhamento e jornalismo - um estudo do Pirate Bay no jornal Estado de São Paulo e no blog Baixacultura e se propôs a ser um estudo tanto do Compartilhamento do ponto de vista histórico, como uma investigação de como as ferramentas digitais alteraram nossa percepção e interação cultural.

Foi a forma que encontrei de utilizar as ferramentas científico-acadêmicas para militar por uma causa que considero primordial, além de pesquisar a fundo um assunto geralmente abordado somente pelo ponto de vista jurídico.

São 217 páginas - 57 delas de anexos -, 67 mil palavras e 425 mil caracteres, de um trabalho que tomou uns 8 meses da minha vida, 4 deles bem intensos - além de ter me mostrado que consigo escrever um livro consistente bem rápido. Agora provavelmente seguirei os conselhos do meu orientador e escreverei um artigo científico de umas 15 páginas sobre minha pesquisa e a inscreverei em conferências de comunicação e ver no que dá, além de começar a pensar no meu Projeto de Mestrado, que já tenho na minha mente - isso continuando na minha ocupação de jornalista cultural.

Enfim, espero que gostem e sirvam para a evolução do vosso conhecimento não só sobre Pirataria/Compartilhamento, mas sobre como são construídas as verdades em nossa sociedade.

Ainda vou curtir um pouco minhas férias e pensar em como voltar a postar no NSN.

Abraços e para lerem/baixarem a Monografia, é só clicar AQUI ou na imagem!

15 Comentaram...

Unknown disse...

Download feito! Agora é ler durante o tempo vago.

Parabéns pela nota e pelo objetivo alcançado!

Agora vamos voltar a programação normal...rsrsrsrs

Rápido disse...

Parabéns, pleysson! Minha Monografia na facu de Jornalismo também foi sobre Internet e relfexos na contracultura, abalos no poder institucionalizado e etc. Tomara que esse louvado 10 e o gosto pela pesquisa científica não te tire a fome de escrita aqui no NSN.

Abraços e Feliz Ano Novo! \0/

Nane Ulsan disse...

Aêeeeeeeeeeeeeee parabéns!
Lerei com certeza!

Ateli-e disse...

Boa sorte nos estudos! Vamos ler a monografia porque o tema é mega relevante - temos um post sobre Moda 2.0., que fala sobre essa nova forma de compartilhar coisas que antes eram exclusividade.
O post é esse http://www.ateli-e.com/2011/09/moda-2.html, mas fique à vontade para conhecer o blog todo.
Abraços, parabéns.

T. Mileto! disse...

Parabéns pelo seu suado 10, Filipe!
Já baixei sua monografia e vou aproveitar as férias na faculdade pra dar uma lida, afinal é um assunto que muito me interessa!
Agora ficamos no aguardo de novas postagens.
Valeu, abs!

André Coelho disse...

Parabéns!!!

Assunto espinhoso, mostra que você é uma pessoa que não escolhe os caminhos fáceis...

Grande abraço e bom 2012

Marcelo Soares disse...

Parabéns cara, espero ver a apresentação desse trabalho em um Intercom da vida ano que vem! =)

Anônimo disse...

parabens man, tu merece ^^

Fernando disse...

Tu fez uma monografia de 217 páginas?
coitada da banca.

sandra disse...

Olá
Gostaria de uma informação, espero que possam me ajudar. Dá para jogar "GUITAR HERO NO WII COM O CLASSIC CONTROLER"? Já ouvi dizer que não, e que sim (com um "jeitinho"). Se puderem me responder, meu e-mail é smdolinsky@gmail.com.
Muito obrigada
Sandra

Anônimo disse...

Parabéns pela monografia e pelo assunto. Deve ter sido difícil de reunir tantos elementos e muito bom o enfoque que você deu!

Anônimo disse...

Melhor que o cara que fez a monografia sobre o Kid.

1000Tron disse...

Parabéns pela monografia e mais que isso, por escolher um tema tão relevante.Pretendo fazer a minha no mesmo sentido mas com o foco das mudanças no modelos de negócios através do compartilhamento(faço administração). Já acompanhei seu link do irradiandoluz e da mesma forma fiquei feliz de encontrar um artigo com tanto conteúdo e de maneira muito gostosa de ler. Um abraço e mais uma vez parabéns!

Daiane Santana disse...

Para variar... um ótimo trabalho (o que eu não duvidaria nunca)!
Não li tudo, mas me certifiquei de resumo, introdução, resultados e (o miolo). Enfim, parabéns pelo trabalho e sucesso! Espero que o ajude a abrir várias portas e boa sorte em seus desejos futuros.

Abraços.

Gustavo Silva disse...

Terminei de ler sua monografia. Demorei porque eu não havia conseguido convertê-la para o Kindle, mas eu consegui graças a um programa novo no mercado, mas vamos direto ao ponto.
Eu gostei bastante dela, achei que ela me ajudou muito a aprofundar um pouco mais meus pobres conhecimentos sobre compartilhamentos e suas origens, causas e consequências. Eu só não gostei muito da parte das comparações entre o baixacultura e o estadão, não acho que essa parte seja ruim, é somente um trecho cujo assunto não me interessava tanto.
Gostaria muito de ler mais textos seus sobre compartilhamento lá no Mob Groud. No mais, nada mais.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo