terça-feira, 20 de setembro de 2011

Avatar Voz do Além

Mapa mostra os caminhos que levam pornografia até você

 

image

As coisas ficaram modernas… MUITO modernas, mas o transporte de dados da Internet ainda é baseado em cabos submarinos - alguns deles capazes de transportar cerca de 10 terabits por segundo, mesmo com uma espessura que não vai além de mangueiras comuns. Ou seja: esqueça aquele papo de via satélite ou similares, o principal meio de transporte de bytes é a fibra ótica mesmo, e todo a infra-estrutura é administrada por empresas privadas.

Até pouco tempo, a localização desses cabos era mantida em relativo sigilo, já que a informação é considerada sensível, obviamente. Agora, a Telegeography, empresa que entregava mapas com a localização dos cabos por US$ 250, via correio, criou um mapa online e interativo com essas informações.

O motivo é garantir que empresas possam construir cabos em localizações estratégicas e garantir a esperada redundância, que evita o Caos completo se um cabo for detonado por submarino apresentar problemas. E obter isso envolve construir cabos com rotas de transmissão similares aos principais usados pelos gigantes da banda, como Amazon, Facebook e outros. Claro que a informação continua com limitações, já que o zoom com a localização dos cabos não é completo, mas é o ideal para o que as empresas precisam saber.

Só clicar no LINK ou na imagem e ser feliz sabendo quais são as vias que te conectam ao RedTube.

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo