quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Avatar Voz do Além

Itália nos ensina mais uma lição: deu merda, culpe os cientistas

 

image

Abril de 2009: um terremoto de magnitude 6,3 abala a Itália e mata 308 pessoas na região próxima a cidade de L’Aquila, além de deixar milhares de desabrigados. Uma fatalidade das piores, que infelizmente ocorre com certa frequência no mundo. Pois bem, um grupo chamado  Great Risks, que estuda a tentativa de prever eventos catastróficos, ligado governo italiano, uma semana antes emitiu um comunicado que dizia basicamente que era possível rolar um grande terremoto na região, mas que isso era “improvável”. Como vocês sabem, rolou um evento dos piores…

Foi o suficiente para o governo italiano abrir um processo contra o grupo de cientistas por homicídio culposo e por “divulgar informações inexatas, incompletas e contraditórias”. O grupo havia sido selecionado para prever um terremoto no país após um tremor forte ter atingido a Itália uma semana antes, e Berlusconi parece que não gostou da incapacidade deles de errar previsões.

O grupo de sete cientistas começou a ouvir a acusação ontem, dia 20, e as medidas do governo causaram indignação em toda a comunidade científica mundial. Ano passado, mais de cinco mil cientistas de todo o mundo assinaram uma carta de apoio ao grupo, enquanto a Sociedade Sismológica da América se reuniu com o próprio presidente da Itália, Giorgio Napolitano (googlei pra saber o nome do indivíduo, nem sabia que a Itália tinha presidente… só falam naquele maluco do Berlusconi).

“Ao invés de perseguir uma ação judicial sem precedentes contra os membros da comunidade sismológica, convidamos funcionários públicos e líderes comunitários a trabalhar para melhorar a forma como os riscos de terremotos são comunicados ao público”, dizia um trecho da petição.

Não sei vocês, mas podiam passar a culpar políticos incompetentes, isso sim!

 

[TG Daily]

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo