quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Avatar FiliPêra

[Aniversário] 4 anos…

 

image

Já rolaram quatro anos desde o dia em que quatro amigos fundaram o que hoje vocês conhecem como Nerds Somos Nozes. Nesse ponto dá pra dizer que não mais parece que foi ontem. O quarto ano deve ser tipo aquele período mais complicado, em que se decide se para por aqui ou continua com o lance até o fim da vida. Se o primeiro ano é meio desanimador pela falta de resultados a curto prazo e o segundo e terceiro ano são adrenalina pura, o quarto é mais como uma meditação prolongada. Deve ser a diferença entre atirar com um AK-47 e um rifle Dragunov SVU-A.

Bom, ao menos pra mim. Estou no último semestre da minha faculdade de Jornalismo, com planos de mudar de estado, semi-desempregado (como quase sempre) e, sem o fôlego de antes. Até tive um problema recente no dedão da mão direita (justamente o que menos uso no dia-a-dia) e ele ainda dói ao fazer alguns movimentos. Ou seja: não posso mais me dedicar como antes, principalmente pelo fato de não ter cuidado devidamente de uma estrutura comercial do blog como deveria - e hoje vejo blogs com metade da audiência do NSN conseguir, ao menos, dar algum tipo de retorno financeiro aos seus autores. Então, por mais que não considere o dinheiro o centro de tudo, não tem como mais investir boa parte do meu tempo em atividades que não tragam um retorno claro, financeiro e imediato a minha carreira profissional.

Obviamente que devo muito ao NSN: conheci um monte de gente, um monte de contatos, e até consegui um emprego legal que curto muito. Mas acho que boa parte dessa época ficará para trás. Ficarei as próximas duas semanas em São Paulo, e usarei os momentos de folga para refletir e escrever minha Monografia. Quando voltar pra casa, a não ser que algo ocorra até lá, abandonarei a ideia de só trabalhar em casa - coisa que faço há mais de um ano. E, caso tudo ocorra como desejo, sinceramente não sei como as coisas ficarão para o NSN, ao menos até o fim do ano.

Ontem, enquanto voava num avião que passava no meio de uma turbulência brava, pensei pela primeira vez como seria o fim do NSN. Porque, infelizmente, não vejo possibilidade de passar o cetro pra outra pessoa caso decida que não rola mais. Nesses quatro anos conheci uma penca de autores e colaboradores, alguns muito bons, outros precisando de umas lições a mais. Porém, infelizmente, não vi alguém que pudesse tomar as rédeas do blog caso Eu decida sair fora por um tempo, ou deixar de ser o Editor-Chefe. Muito por minha culpa: centralizo as decisões, só Eu tenho acesso aos emails, Eu faço os contatos, todos os textos precisam passar pelo meu crivo antes de serem publicados… e assim vai, embora mantenha um ambiente praticamente sem regras e pressões pra cima de quem escreve por aqui.

E aí entra o assunto principal do texto… a quase lendária (por razões não tão admiráveis) Mob Ground. Bom, tivemos um novo atraso de ordem técnica, oriundo da nossa vontade de fazer tudo certo dessa vez, de ver o site decolar de verdade. Por isso não temos pressa de lança-lo, e só fixamos datas em nome de protocolos - ajuda o projeto ser bem DIY e não envolver qualquer tipo de contratação ou transação financeira em sua parte inicial. Bom, a atual data é… BREVE, embora Eu tenha plena consciência de que esses sucessivos atrasos diminua a confiança de todos no projeto. Mas, tenho consciência de outra coisa: vai valer a pena quando tiver pronto, e por pronto, entenda uns seis meses depois que ele estiver no ar.

Com a Mob Ground quero finalmente adotar soluções e dar uma estrutura mais profissional ao que hoje é o NSN, sempre mantendo e melhorando nossa qualidade editorial. É um pulo no abismo, porque se não der certo, vai tudo pro ralo, já que o projeto consumirá mais tempo, recursos e precisará dar retornos. Ou seja: pode ser um acerto triunfante, ou uma morte prematura, pois simplesmente não quero voltar a ser como está, já que, pra mim, o NSN é praticamente o mesmo do que era há dois anos, não vi grande evolução no que faço aqui. E a Mob é o nosso salto quântico. Se vai dar certo, não sei… mas depois que tudo for lançado, não tem mais volta.

Mas chega desse papo melancólico e estranho - além de similar a uma reflexão de Hunter Thompson sobre a carreira dele, publicado em O Reino do Medo - e vamos ao nosso tradicional apanhado dos meus textos preferidos. Não fizemos post para anunciar, mas passamos dos 3 mil textos em nossos arquivos, o que considero uma marca e tanto, mesmo que esse ano tenha sido o que menos publicamos, com 303 textos até o momento.

Mas quando fui fazer uma seleção do que melhor escrevi nos 365 dias, me surpreendi, pois achava que não passaria dos 10, e consegui selecionar quase 30 artigos.

Bom, eles estão abaixo, sem ordem de preferência ou similares. No mais, agradeço aos amigos, leitores fiéis, colaboradores, autores, e toda essa raça que mantém o NSN de pé, porque se estou de madrugada morrendo de sono e ainda escrevendo, não é somente para alimentar meu ego.

 

[HyperEspaço #20] “O Novo Jornalismo”, segundo Carlos Cardoso

[HyperEspaço #20] A bizarra celeuma pra cima da capa de abril da Wired

[HyperEspaço #21] A morte de Osama e a noite em que o 4Chan chutou a bunda preguiçosa da mídia

[HyperEspaço #22] Como nasce uma resenha

[HyperEspaço #23] Por que não defendo minorias

Tiros e Gás na Marcha da Maconha de São Paulo

Pedaços fantásticos de Jornalismo

Décadas de 40 a 60: a época de êxtase dos testes nucleares

O cartucho amaldiçoado de Majora’s Mask. Ou: o ARG de videogames mais assustador de todos os tempos

[Listas] Os 10 Melhores Filmes de 2010

[#CPBR4] A Campus B

A Anatel, a surra nos consumidores e a defesa dos direitos corporativos

The Legend of Zelda: 25 anos da maior lenda do mundo dos games

LSD e Wikileaks

Wikileaks contra o Mundo e algumas lições sobre Liberdade

Fragmentos da História da Repressão Político-Estatal

A guerra contra o Irã pode ter começado… na fronteira dos bytes

V de Vingança e Os Invisíveis

A Teoria da Comunicação como nunca te ensinarão na Academia

 

Resenhas de filmes

Tropa de Elite 2

Mr. Nobody

Império dos Sonhos

Cisne Negro

Enter the Void

[Capetalismo Addendum #3] Trabalho Interno

É isso aí, que venha o quinto ano!

12 Comentaram...

Artur Víctor disse...

Dá pra acreditar que eu já li todos esses posts? Mas dá pra dar uma relida.
Que venha o quinto ano!

ccc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafaelboquinha disse...

Parabéns a toda essa galera que faz deste site um dos melhores do universo nerd. Quem venham os próximos 4 anos, e que vocês possam continuar postando conteúdo relevante por muito tempo.

É nozes!

ccc disse...

Quero deixar aqui os meus parabéns a vocês por este site que sempre me faz questionar não só sobre o mundo como a mim mesmo.
Costumo visitar vocês a mais de dois anos, e sempre me deparo com ótimos textos que me fazem refeltir sobre varios porques da vida.
Que vocês continuem que este site por mais um bom tempo.
Espero que não desistam dele.
Vida longa ao NSN :)
Um abraço do porquinho!

Aleatório disse...

caraca eu li tudo, uma correção, nós temos 2 hyperespaços 20 no texto, quando na verdade são 2 hiperespaços 21 xD

Unknown disse...

Parabéns por mais um ano de blog.

Sempre que acesso o NSN fico pensando em como são mal exploradas as possibilidades de monetização do blog.

Lucas disse...

Não faz muito tempo que conheço o NSN(aprox 1 ano) e foi uma pena não ter conhecido antes, é um blog que admiro. Parabéns pelo aniversário, mais um 4 para a sincronicidade(ainda estou para ler aquele livro do Jung) e parabéns a todos os autores que tornaram esse blog tão bom.

pettoruti disse...

Comecei a seguir o blog e me interessar cada vez mais pelos assuntos aqui tratados depois ler a resenha do filme Enter the Void em 4 de junho de 2011 às 11:21
Desde então acompanho tudo do blog e assisto os episódio retroativos inédito para mim.
Parabéns e que venham mais anos!

UltimateWho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
UltimateWho disse...

Aê Filipêra, parabéns ai pelo blog, já acompanho a quase 3 anos, e adoro os textos. Quase não escrevo por aqui, mas eu preciso escrever algo hoje. Por mais que você ache que não mudou nada de uns 2 anos pra cá, acredite, mudou sim. Você melhorou muito sua escrita, porra cara, melhorou pra caramba pra falar a verdade.

A posição que o blog toma sobre vários coisas, como no caso mais recente da "feminazista", com um texto excelente, que eu repassei pelas redes sociais e até envie pros meus pais lerem, (se eles gostaram eu já não sei... hehehe), mas ai é que tá o amadurecimento do NSN foi muito maior do que o de qualquer outro blog, tanto que é o único que eu ainda acompanho, e não só aqui, acompanho o "anarquia" e o "she-nsn".

O que quero dizer é que me identifico com o blog em vários assuntos, não só na posição "politica", ou jornalistica, mas também com a cultura pop apresentada por aqui, nossa admiração mútua por Grant Morrison, Warren Ellis, Chris Nolan, e filmes como Primer e Mister Nobody,gostar mais do filme do Watchmen do que dos quadrinhos(hehehe, sim eu também prefiro o filme), descobri quem eram Hunter Tompson e Robert Anton Wilson e outras pessoas, livros e filmes, que eu não tomaria conhecimento da existência se não fosse pelo blog, é que nem o "diabo do toque e não o do exorcista", saca?!

Por isso agradeço, pela disponibilização de seu tempo nos últimos 3 anos em que acompanhei o blog, que realmente foram admiráveis. Pra completar, não sei se você gosta, mas vai uma música que eu amo do Raul:
"Não pare na pista
É muito cêdo
Prá você se acostumar
Amor não desista
Se você pára
O carro pode te pegar "

É isso.
Um abraço, e boa sorte com tudo.

Lunatic disse...

Parabéns!
O NSN é um dos blogs que mais gosto ler, pelo seu conteúdo diferenciado e sempre bem escrito.
Felipêra, torço para que você consiga encontrar um meio de dar continuidade a este blog, e que o projeto da Mob Ground também prospere.
Vida longa ao NSN!

Anônimo disse...

Leio o NSN desde 2009 e é um dos blogs mais interessantes que leio. Mas, acho que realmente de uns tempos pra cá, os posts estão se tornando mais escassos, enfadonhos e repetitivos. Acho que você deveria pensar seriamente em acabar com essa joça e partir para algo novo. Este é um blog legal, mas já está começando a ter infiltrações, ratos e pulgas. Tá na hora de achar outro apartamento.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo