quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Avatar FiliPêra

[Resenha] Quadrinhos no Cinema

 

image

[Esse livro teve o azar de chegar aqui em casa exatamente um dia antes de Eu viajar de férias no mês retrasado. Então, não pensem que sou ler na escrita (isso sou mesmo), ou que fiz pouco caso dele]

O tema é extenso, já rendeu três NozesCasts (1, 2 e 3), porém está cada vez mais em voga: adaptações de quadrinhos para os cinemas. Por isso mesmo é difícil de ser catalogado, explicado de forma um pouco mais organizada ou contextualizada, já que trata da união de dois mercados tão importantes, que surgiram em épocas bem próximas… e que andam cada vez mais com as mãos dadas - a DC pertence a Warner Bros e a Marvel a Disney, duas das maiores produtoras cinematográficas do mundo.

Os últimos anos foram particularmente importantes para os quadrinhos no cinema - por motivos que vão desde a popularidade cada vez mais crescente dos personagens das HQs, até a crise aguda de criatividade de Hollywood, que tem a gana de adaptar e fazer remake de qualquer coisa que possa fazer o mínimo sucesso - principalmente com a volta de Batman, e a invasão da Marvel, que colocou todas as suas franquias importantes que ainda não haviam sido vendidas na fila de produção.

Do lado da Casa das Idéias temos Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América, e Vingadores no ano que vem, já a DC tem um provável fim da Trilogia do Cavaleiro das Trevas, Lanterna Verde, um Superman para 2013, e mais algumas produções conturbadas que não se sabe quando estréiam.

Quem não é conhecedor de quadrinhos pode até ficar perdido no meio dessa avalanche que cada vez mais se conecta - principalmente do lado da Marvel, onde cada filme serve como capítulo para a criação dos Vingadores -, mesmo com os filmes se esforçando para ser didáticos para todos os públicos, embora guardem referências que só os fãs conseguem pescar. É aí que surge o livraço Quadrinhos no Cinema, do trio do Pipoca e Nanquim: Alexandre Callari (também escritor de Apocalipse Zumbi), Daniel Lopes e Bruno Zago.

O livro é um ficheiro completo dos principais personagens de histórias em quadrinhos que chegaram/chegarão aos cinemas esse ano: Thor, Lanterna Verde, Capitão América e Conan. e ele cumpre sua proposta com maestria.

 

Logo de cara, o que chama a atenção do livro é sua qualidade visual (principalmente quando você tiver lendo sobre Thor e ver um monte de deusas nórdicas e guerreiras gostosas), com todas as páginas ilustradas, papel couché de primeira e capa que, mesmo brochura, tem qualidade suficiente pra não se auto-arrancar depois de alguns meses de consultas e sucessivas leituras. Logo depois, entra o conteúdo, mais uma vez de alta qualidade. O livro segue um estilo enciclopédico e de fácil consulta, e não é daqueles volumes mais acadêmicos e voltados a fazer um levantamento da historicidade ou das influências do personagem, mas nem por isso é incompleto ou de menor qualidade.

O volume se inicia com uma introdução responsa sobre o panorama das adaptações de quadrinhos, para logo depois partir para uma ficha técnica completaça dos filmes de heróis que chegarão a tela grande esse ano. Após essas páginas introdutórias, o livro nos mostra perfis completos de cada herói e sua evolução visual na mão dos artistas mais talentosos possíveis, diferentes versões do personagem, principais arcos de histórias, contexto de sua criação, mitologia, vilões, adaptações antigas, aparições em outras mídias, curiosidades... e assim vamos! É coisa pra cacete!

Quadrinhos no Cinema é um desbunde visual e de conteúdo, com leitura imersiva similar a de uma revista em quadrinhos. Além de ficar na sua estante para consulta por anos, esse é daqueles livros com cultura inútil suficiente para te fazer a estrela dos papos mais nerds possíveis, e vai te auxiliar a mandar informações do naipe de: “Thor já derrotou o próprio Galactus”, “o visual dos Guardiões do Universo foi baseado no primeiro ministro de Israel, David Ben-Gurion”, “Lanterna Verde já se encontrou com o Surfista Prateado”, “A Espada de Conan chegou a ser uma das revistas mais vendidas da história do Brasil, com tiragem de mais de 120 mil exemplares”, entre várias outras informações tiradas do baú das excentricidades dos quadrinhos.

Recomendo fortemente a leitura, tanto para iniciantes nesse mundo das revistas em quadrinhos, quanto para os fãs de longa data que procuram mais um livro enciclopédico para aumentar a quantidade de informações que possuem. Que venham mais volumes nos próximos anos, porque as adaptações de quadrinhos vieram definitivamente pra ficar (um volume completão só pra Batman seria justo)!

 

PS: o livro custa R$ 59,90 e pode ser comprado AQUI ou no banner aí ao lado!

 

Título: Quadrinhos no Cinema - O Guia Completo dos Super-Heróis (Editora Évora)

Autores: Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes

240 páginas

Nota: 8

1 comentário

pettoruti disse...

Excelente livro, super barato, de alta qualidade e bem impresso.
Se vc folear o livro vai ver as imagens e perceber que já vale a pena adquirir este livro pela só qualidade gráfica, desenhos selecionados entre os melhores ilustradores do mundo.
Ai vc começa a ler e observa que no conteúdo que está a melhor aparte do livro, elucidando as histórias, revelando paradoxos, enfim, leitura obrigatória pra 2011.
Comprei, gostei e recomendo, comprem!
E claro parabéns aos autores mais uma vez.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo