quinta-feira, 21 de julho de 2011

Avatar Felipe

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

 

image

Finalmente, depois de 10 anos, chega ao fim nos cinemas a história do bruxo Harry Potter. Com um primeiro filme bem infantil, a saga soube crescer com seu público não apenas nos livros, mas também nos cinemas, com filmes cada vez mais sombrios e violentos, preparando o terreno para o grande final. E, felizmente para os fãs, o final é realmente grandioso e traz o sentimento de que realmente todos esses anos valeram a pena.

O filme começa exatamente onde terminou o anterior, com Voldemort se apossando da Varinha das Varinhas e Harry e seus amigos se escondendo. Ajudando no clima de tristeza que impera nesse começo, nenhuma palavra é dita nos primeiros minutos, o único som é uma música melancólica, enquanto vemos os personagens com expressões de derrota. Não é preciso mais nada para o espectador entender que as coisas vão de mal a pior agora que o Lorde das Trevas está cada vez mais poderoso. Não resta dúvidas de que dividir a última parte da história em dois filmes foi a decisão mais acertada, cenas mais contemplativas como essa do começo seriam impossíveis com apenas um filme.

Com o clima mais sombrio de toda a saga, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 conta também com excelentes cenas de suspense, como a invasão dos jovens bruxos no banco onde Belatrix Lestrange guarda seus tesouros. Claro que os fãs mais devotados já sabem tudo o que vai acontecer, mas quem acompanha apenas pelo cinema vai ficar realmente tenso em determinadas partes.

Mas o que chama mesmo a atenção são as cenas da batalha em Hogwarts. Confesso que eu esperava uma batalha bem sem graça, com meia dúzia de bruxos de cada lado se enfrentando e Harry derrotando Voldemort ao fim. Porém, para minha grata surpresa, me deparei com uma batalha sensacional, envolvendo não apenas centenas de bruxos, mas outros tipos de criaturas, como gigantes e estátuas de pedra. E a pancadaria rolou solta, com vários personagens morrendo de ambos os lados. Essa batalha também serviu para que personagens que ficaram meio de lado em filmes anteriores tivessem mais destaque, como Neville Longbottom e a professora Minerva McGonagall. Aliás, Neville protagoniza algumas das melhores cenas do filme, como a explosão de uma ponte que dá acesso a Hogwarts.

A produção ainda tem espaço para cenas bastante emotivas, como a revelação dos verdadeiros planos de Severo Snape ou de que é preciso um sacrifício para derrotar aquele-que-não-deve-ser-mencionado. Outra cena que chama a atenção é quando Harry Potter se encontra com alguns fantasmas em uma floresta, algo que com certeza vai arrancar lágrimas dos mais sensíveis.

 

image

O grande ponto fraco do filme fica por conta de como é mostrada a morte de alguns personagens importantes. Ou melhor, de como elas não são mostradas. A câmera se limita a mostrar rapidamente os corpos no chão ou amigos e parentes chorando as mortes. Mas logo em seguida já estamos seguindo Harry Potter em sua busca por respostas e até esquecemos daqueles personagens que morreram, já que são muitas as revelações do enredo nesse momento.

Até mesmo a morte de alguns vilões não pode ser devidamente aproveitada pelo público, uma vez que logo já pula para outra cena. Esse tipo de coisa já havia acontecido anteriormente, quando Sirius Black morre, e voltou a acontecer neste filme. Felizmente, a morte de um personagem importantíssimo da saga foi mostrada até com mais violência do que eu imaginava, o que faz o espectador realmente sentir aquela perda.

Infelizmente, mesmo com a divisão em dois filmes, algumas coisas ficam meio confusas de se entender, como o motivo do golpe de Voldemort não matar Harry Potter, por exemplo. Eu, que não li os livros, tive que dar uma olhada na internet pra entender o que havia acontecido. Em compensação, o embate final entre os dois ficou bem emocionante, alternando entre a cena da luta e a cena dos amigos de Harry tentando destruir a última das horcruxes, com o mais inesperado dos personagens salvando dia.

 

image

image

Embora eu ainda ache que um final trágico para o protagonista tornaria a história realmente inesquecível, é impossível não sair do cinema com um sorriso por tudo ter acabado bem. Não apenas em termos de história, mas também por ser um filme que faz justiça aos melhores momentos do bruxo no cinema. Respeitando o final bem intimista do livro e deixando de lado as grandes festas em comemoração pela derrota do mal, que são comuns em filmes de fantasia, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 encerra com maestria uma das mais importantes sagas dos últimos anos.

 

Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 (EUA, 2011)

Diretor: David Yates

Duração: 130 min

Nota: 9,5

6 Comentaram...

Chaves Papel disse...

Bom, na minha opinião a saga do Harry Potter nos cinemas fechou de maneira épica, assim como a divulgação do filme prometeu.

O filme conseguiu captar bem o clima sombrio e triste da parte final do último livro.

Além do mais, ele seguiu bem o roteiro do livro, com raras exceções. Como na cena em que eles invadem o Gringotes e as taças começam a se multiplicar. No livro, elas esquentam e queimam bastante os personagens...enfim, nada que alterasse a história.

Só uma coisa me incomodou um pouco no filme. As piadas fora de hora que quebravam a tensão de algumas cenas. Acho que eles poderiam ter maneirado mais com isso.

No que diz respeito ao "o mais inesperado dos personagens salvando dia", não é bem assim. No livro, essa tarefa foi delegada a ele mesmo.

No geral, eu percebi que o filme não se preocupou muito em se aprofundar em algumas explicações, assim como você disse que teve de pesquisar uma. Isso porque (eu acho) o filme se preocupava mais os leitores da saga.

As batalhas apresentadas foram espetaculares mesmo, principalmente quando os guardiões (estátuas de pedra) foram defender Hogwarts.

Enfim, o filme foi sensacional. O desfecho do personagem Severo Snape foi um dos fatores principais para história ter terminado tão épica, como foi. Os mais emotivos choraram bastante durante a sessão mesmo.
Gostei muito do seu texto.

Malfeito-feito.

Walisson Trajano disse...

A minha maior surpresa foi a inteligência que o David Yates, diretor, soube aplicar nas cenas de batalha. Ao invés de investir e caprichar em efeitos pirotécnicos ele aplicou emoção e sentimento nas cenas de DESTRUIÇÃO, a que não ouso chamá-las de BATALHA. A trilha sonora composta pelo Desplat também só foi ponto a mais no filme. Realmente não foi o que eu esperava, foi melhor!
A crítica está ótima por sinal! E eu tomo a oportunidade de dizer que estou realmente VICIADO nesse filme e ja vi 5 vezes no cinema desde sua pré-estreia!
Uma vez que a bilheteria da Parte 2 vem quebrando records e mais records e esse filme seja reconhecido como o lançamento do ano da Warner Bros., não me resta a crer que tenha no mínimo uma indicação ao Oscar 2012 de melhor-filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Alan Rickman/Ralph Fiennes), Melhor Trilha-Sonora, Melhores Efeitos Especiais e muitas outras categorias. Afinal, o OSCAR não perde uma oportunidade de ganhar publicidade, não é mesmo?
Enfim, estou muito feliz com o desfecho de uma das séries mais importantes e com grande poder de influência na história do cinema!

Vanessa disse...

Gostei bastante da resenha, mas ao contrário de você, achei que a cenas de batalha deveriam ser melhor exploradas. Sempre acho que são rápidas demais e quase não dá para passar toda a emoção do que aconteceu.

Também gostei do final e achei que foi uma decisão acertada dividir em dois filmes.

Só tem uma coisa que dou risada sempre que lembro, o Valdemort dando aquela risadinha: "He-he"
O que foi aquilo?? Hahaha

(PS: Viu como eu leio os seus posts?)

Walisson Trajano disse...

P.S.: A risada do Voldemort ("Harry Potter is dead ~ Êh he heee") foi a coisa mais linda do filme! -s

Isabella Bertolli disse...

o harry explica no filme mesmo porque ele não morreu quando o voldemort "matou" ele, nessa parte não fez tanta diferença ter lido ou não o livro...

eu não gostei de como não mostrou as mortes, sei lá, não foi tão emocionante quanto no livro

e a melhor parte é, sem dúvida, o voldemort abraçando o draco ueaheuaheauheauheauhae
foi o abraço mais awkward desde o abraço do sheldon e penny UEAHUIEAHEAUHEAIUH

Halef disse...

O filme foi realmente fantástico!! Mas sobre o porquê de Harry ter sobrevivido a maldição da morte no filme foi porque apenas a parte de Voldemort dentro de Harry foi destruída (explicação diferente da do livro, mas também aceitável)

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo