terça-feira, 24 de maio de 2011

Avatar FiliPêra

China começa a frear fornecimento de metais importantes. Motivo: mostrar que pode

 

image

Os Estados Unidos podem ser a maior potência do mundo, mas enfrentam sérios problemas pra manter o posto. Primeiro que o país tem dependência de petróleo - porque quer… os sauditas tão aí pra isso -, por não produzir o suficiente, e depois que necessita da China para o fornecimento de uma série de metais raros fundamentais na fabricação de eletrônicos, armas guiadas a laser e baterias de carro híbridos. São metais como neodímio, utilizado em ímãs, e érbio, necessário para se fabricar lasers.

Antigamente, os EUA produziam eles mesmos esses materiais, mas por facilidades ambientais e menores custos trabalhistas, o país transferiu toda a sua produção para o território chinês. Graças a isso, hoje os chinas exportam mais de 90% desses metais. Num mundo globalizado, as vendas desses componentes funciona que é uma beleza.

Mas… lembremos que a China ainda é uma ditadura comunista com aspirações geopolíticas bastante ambiciosas: chutar os EUA do topo das potências. Uma medida tomada essa semana pelo Conselho de Estado da República Popular da China prevê a diminuição da venda desses metais para o mercado internacional. Motivo: juntar estoque, para ter uma espécie de moeda de troca quando sentar numa mesa de negociações.

Especialistas minimizam a iniciativa dos chineses, e afirmam que computadores possuem somente 80 centavos de componentes raros em seu interior. Mas o medo sempre fica aí.

 

[Wall Street Journal e ExameExpresso]

2 Comentaram...

Beto Kaos Z Deja-vu disse...

A China até pode se beneficiar com esse armazenamento de matais raros. Seria inteligente fazer isso. Mas suponhamos que as tecnologias mudem de uma hora para outra e esses metais raros não sejam mais usados. BUUUMMM
Quem rí por ultimo rir melhor, dizem. hehehe
Esse jogo de cartas, esse poker quem tem o blefe perfeito nem sempre se dá bem. E quem possui o ÀS nas mãos ou na manga da camisa vence.
Como tudo é TOP SECRET tratando-se de novas TEC. vamos cuidar da saúde esperar para ver se o carteado terá um vencedor real. hehe

eniokrop disse...

mas a china é dependente dos EUA , sua economia foi financiada e esta atrelada de tal maneira que qualquer tentativa de romper contratos... Levará inevitalmente a china a um colapso. Economias são controladas por agentes financeiros do mundo que para aumentar seus lucros, não pensaram duas vezes em destruir economias como a da europa e asia. As crises são fabricadas. Por isso china e Brasil estão ferrados.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo