terça-feira, 12 de abril de 2011

Avatar FiliPêra

Russos mostram fotos que parecem de uma “outra Terra”

 

image

Os nossos amigos russos da Agência Espacial Federal Russa divulgaram essa bela imagem da Terra, que parece um tanto quanto diferente de imagens feitas pela NASA até hoje. As fotos foram tiradas pelo novíssimo satélite meteorológico Elektro-L, que praticamente uma volta  dos russos a corrida espacial com força total.

Com módicos 1620 kg lançados dia 20 de janeiro, o Elektro-L está numa órbita geoestacionária de 36.000 km em relação a linha do Equador. Segundo o Gizmodo:

No caso do Elektro-L, a carga é uma câmera de resolução “um quilômetro por pixel” para o espectro visível e “quatro quilômetros por pixel” para infravermelho. A nave envia imagens a cada 30 minutos, usando uma conexão de 2,56 a 16,36 Mbits por segundo com o comando terrestre. Em caso de emergência, segundo a agência, eles podem aumentar a frequência para uma imagem a cada 10 minutos.

A primeira coisa que salta aos olhos na imagem é a resolução, aparentemente muito maior do que as imagens divulgadas pelos americanos da NASA (tipo ESSA), o que torna o resultado mais, digamos, palpável. Bom, os americanos logo se apressaram e mandaram um “não é bem assim”, como relata o cientista Robert Simmon:

O Elektro-L é um satélite russo similar ao GOES (que fornece as imagens de nuvens em looping que vemos no noticiário toda noite). As imagens publicadas são uma combinação das larguras de onda visível e próximas de infravermelho, então elas mostram a Terra de um modo não visível ao olho humano (a vegetação fica vermelha, por exemplo). Não são melhores nem piores que as imagens da NASA, mas mostram coisas diferentes.

A questão por trás dessas diferenças envolve espectros de onda de diferentes largura emitidas pela Terra no espaço, o que impede de classificar (segundo os americanos) qualquer das duas imagens de “mais real”.

Só sei que, independente dessas questões, a Terra é bem mais bonita vista de fora.

 

[Mais detalhes no Gizmodo]

4 Comentaram...

Semija Omurokay disse...

Vim correndo pensando que era a foto de, sei lá, uma Terra de uma outra realidade, huahuahuhaua !

Tavares disse...

O NSN anda meio chato, sei lá, não se é por que o Felipe arrumou uma namorada ou por que ta sem tempo, mas deem uma agitada nisso ai.

FiliPêra disse...

@Tavares...

Pensei nisso também, mas até o fim do semestre só tenho tempo de postar nos fins de semana. No meio de semana, sem cogitação. No segundo semestre tenho que escrever um TCC razoavelmente grande, fora que trabalho a tarde e estudo de manhã e às vezes a noite. Infelizmente tá complicado manter a verve de outrora, mas estou fazendo o possível.

Isso tudo enquanto ainda toco o projeto da Mob Ground, que virá em novo formato, o que também tá comeu bastante tempo dos nossos colaboradores.

Infelizmente, aquela época em que Eu vivia só em função de manter essa página cheia, acabou.

Mas tô ciente da situação e agradeço a crítica, ainda mais partindo de você, um dos nossos "fãs" mais antigos. AHAHHAHH

Abraço

FiliPêra disse...

E, qualé cara, namorada só melhora a vida de um cara : )

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo