segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Avatar Colaborador Nerd

Política Americana – o Bipartidarismo

Por Osmar Bernardes Jr

 

Quando ouvimos sobre o EUA e sua política, sempre nos deparamos com Partido Republicano e Partido Democrata. Mas são esses os partidos? SIM! Já aqui que temos as famosas siglas começando com P e suas grandes ideologias que batem muito bem com o nome (partidos comunistas que tem como candidatos não-comunistas, Rodrigo do QuartoSinistro CHORA).

Não vou comentar sobre a criação de ambos, vocês podem achar isso fácil na Wikipédia US, se não souber inglês dá pra ver na Wiki BR (com aquela qualidade de sempre). Falarei, apenas, sobre algumas características ideológicas e do momento político de ambos.

Democratas (Democrats)

clip_image001

Sim, esse é o símbolo

Economia -

Os democratas são denominados “de Esquerda”, ou Social-Democratas (como a galera na Suécia), que acreditam que o Estado deve realizar alguns serviços em troca de impostos. O presidente Obama, como dito em campanha, assinou a Healthcare Bill, que cobre custos médicos mesmo de pessoas com doenças pré-existentes, um serviço público universal. Uma espécie de SUS americano, que possivelmente funcionará, já que não é o caso no Brasil.

Legislação –

Os Dems (nossa, parece que estou falando do Partido Democrata brasileiro, cruz credo) são denominados Progressistas, pensam que a Constituição (e aquelas famosas Emendas) deve ser analisada, mas não utilizada literalmente. Exemplo: os democratas são a favor da regulamentação de Porte de Arma, controle e até sua proibição.

 

Segunda Emenda

Sendo necessária à segurança de um Estado livre a existência de uma milícia bem organizada, o direito do povo de possuir e usar armas não poderá ser impedido.

Como existem Polícia e Forças Armadas, não é necessário que um cidadão carregue uma arma, e se carregar que tenha um porte e uma necessidade para utilizar dessa proteção.

Drogas, aborto e imigração -

Nesse caso os Democratas são denominados Liberais, que buscam um governo mais laico e sem influência moral-religiosa. Muitos a favor da Descriminalização de Drogas, manter a Lei americana que permite aborto até os quatro meses de gestação e união civil homossexual. Também tendem a apoiar a legalização de imigrantes ilegais (Dream Act).

Não pense que todos os Democratas são ateus, o povo americano é de maioria Evangélica e religiosa, então muitos são religiosos (quem não é não fala), mas menos fundamentalistas e mais abertos ao Estado separado da religião, como manda a Primeira Emenda.

 

Primeira Emenda

O Congresso não legislará no sentido de estabelecer uma religião, ou proibindo o livre exercício dos cultos; ou cerceando a liberdade de palavra, ou de imprensa, ou o direito do povo de se reunir pacificamente, e de dirigir ao Governo petições para a reparação de seus agravos.

Guerras –

Em 2008 Obama concorreu erguendo a bandeira do fim das Guerras. O partido não é pró-Guerra e acredita numa maior interação do Estado Americano com outros países, como a própria constituição estipula.

A situação atual –

Muitos Democratas, eleitores e políticos, de raiz estão enraivecidos por ações dos políticos de seu partido.

 

Nesse vídeo, Bill Maher (um conhecido apresentador liberal-progressista) expressa suas preocupações e analisa os atos dos democratas, que na visão dele são os Novos Republicanos. Um partido que se moveu da Esquerda para a Centro-Direita, enquanto os republicanos foram para um hospício, palavras dele. Quando nem mesmo a Heatlhcare Bill consegue ser aprovada por falta de votos dos DEMOCRATAS.

Na questão da Guerra, Obama mandou mais tropas pro Afeganistão e ainda não estipulou uma data para a retirada.

 

 

Republicanos (republicans ou GOP, Grand Old Party)

clip_image002

Economia –

Liberalismo, libertarianismo, neoliberalismo, vários nomes definem a posição ideológica do GOP em relação à economia. Isso vem junto com a posição constitucional de Small Government defendida por eles. Quanto menos governo melhor. São contra sistemas públicos universais(healthcare), contra Departments (os ministérios) e o alto gasto público.

Legislação –

Os constitucionalistas, essa é a definição que EU emprego a eles. Acreditam que a constituição é um documento vivo e deve ser analisada como tal, respeitando as Emendas e os pensamentos dos Founding Fathers (os fundadores dos EUA). No caso da Segunda Emenda, eles interpretam que é um direito do cidadão de se defender, já que o Estado não pode promover a segurança para todos (Estado sempre pequeno). Assim, no Texas, se você abre uma conta no banco você recebe uma arma de presente.

Assim eles analisam, por exemplo, a segunda emenda.

 

Segunda Emenda

Sendo necessária à segurança de um Estado livre a existência de uma milícia bem organizada, o direito do povo de possuir e usar armas não poderá ser impedido.

Drogas, aborto e imigração –

Eles são conservadores religiosos, acreditam que o código moral tem que seguir normas religiosas cristãs e por isso os republicanos tendem a ser contra Legalização da maconha, casamento gay, aborto e qualquer outra questão que vai de encontro a moral cristã.

Guerras –

A posição constitucional é que os EUA devem negociar com outras nações, construir relações de amizade e de trocas. Essa seria a posição republicana em relação à intervenção Americana na política de outros países. . O próprio George W. Bush foi pra eleição de 2000 prometendo um governo que não policiasse o mundo.

A situação atual –

Bom, no caso econômico, também se perderam. Tornaram-se mais corporativistas que os Democratas. A ideologia Libertária se perdeu e é desculpa para defender interesses de grandes grupos. Eles sempre foram Conservadores, mas ultimamente houve um aumento do Fundamentalismo Religioso por parte de vários membros do partido. Mesmo indo contra a Primeira Emenda, eles defendem que quanto mais cristão for o Estado, mais Americano ele é.

Se dependesse de alguns membros do GOP, os EUA atacariam todo país que olhasse de modo errado. Acham que a Guerra do Afeganistão e do Iraque são para defesa da Liberdade e do American Way. Contrariam a posição dos Founding Fathers e da Constituição, mas nessas horas poucos se lembram disso. No governo Bush filho houve o aumento de gastos públicos (principalmente em contratos de Defesa), criação e ampliação de Departments (Homeland Security e Education) e a instalação do Patriot Act, que pisa na Quarta Emenda.

 

Quarta Emenda

O direito do povo à inviolabilidade de suas pessoas, casas, papéis e haveres contra busca e apreensão arbitrárias não poderá ser infringido; e nenhum mandado será expedido a não ser mediante indícios de culpabilidade confirmados por juramento ou declaração, e particularmente com a descrição do local da busca e a indicação das pessoas ou coisas a serem apreendidas.

Um republicano de raiz é Ron Paul, tanto que no debate da preliminar republicana ele foi questionado se não estava no partido errado. Vejam os vídeos.

 

 

Em uma participação no programa do Bill Maher (aquele do vídeo na parte democrata), Ron Paul disse ao ser perguntado sobre o posicionamento atual dos republicanos: “They lost their way”. Isso mostra muito bem como algumas ideologias se perderam.

Independente

Claro, você pode se candidatar como um Independente, defendendo sua própria causa, mas aí o problema é arranjar dinheiro, já que para aparecer você tem que pagar, não existe Horário Político Obrigatório.

112th Congress

Para dar uma noção do cenário político atual dos EUA, vejam as imagens que representam as cadeiras do Senado e da Casa de Representantes e sua ocupação. Vermelho sempre é Republicano, Azul sempre Democrata.

 

clip_image004

51 Democrats

2 Independents, Both caucusing with Democrats

47 Republicans

clip_image006

House Party standings (at the beginning of this Congress)

193 Democrats

242 Republicans

Fonte dessas imagens: Wikipedia sobre o 112th Congress, em inglês.

 

As semelhanças -

Corporativismo é a semelhança dos dois partidos. Um sistema político alimentado pelo lobby faz com que se percam ideologias e lados, figurando apenas a defesa de Contratos e de interesses de grandes corporações. Um problema não só Americano, não é?

3 Comentaram...

Joelma Alves disse...

Ótimo texto, ainda mais pra qm não entende nada d política como eu.Quando vejo as pessoas comentando q a intenção do Governo em dar uma má educação é fazer com q as pessoas sejam acomodadas e não procurem saber o q é política, quais são seus direitos, etc, eu penso: Eles conseguiram! #EPICWIN (Pelo menos cmg.) Mas se todo dia eu achar um texto desses, em breve ñ serei mais uma 'analfabeta' política.

Osmar Bernardes Jr disse...

Olá, aqui é quem escreveu o texto.

É importante conhecer o sistema político do país onde se vive. Importante saber que a minoria dos deputados que estão no congresso foram eleitos, os outros foram puxados pelo coeficiente eleitoral.

A importância de conhecer a política dos EUA vem das ações que eles cometem no mundo. As Guerras, invasões, bloqueios comerciais. É importante saber que dependendo do candidato eleito o mundo será menos, ou mais, perturbado por esse país.

Espero que meus próximos textos tragam mais ocnhecimento pra galera.

Obrigado

Anônimo disse...


Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo