segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Avatar Voz do Além

O fulminante e inevitável fim de Khadafi

 

image

“Fui eu quem criou a Líbia, e sou eu que vou exterminá-la”

Frase atribuída a Muamar al-Khadafi

 

Enquanto no Egito as coisas foram aos poucos tomando proporções apocalípticas e terminando com um ditador renunciando ao poder… e sendo substituído por outro; na Líbia a velocidade foi um pouco mais insana. Logicamente, deve-se sempre levar em conta que estamos falando de um país que vive uma ditadura, com controle sobre meios de comunicação e essas coisas características. Mas a Líbia me parece um símbolo de toda essa revolta Efeito-Dominó no Oriente Médio. O interessante é que foram contínuas as tentativas americanas de tirar Muamar al-Khadafi do poder, seja com embargos, seja com bombardeios contínuos na Era Clinton, sempre o acusando de ligações com os à época ainda pouco influentes grupos terroristas muçulmanos. E no fim das contas o regime do Líder Fraternal e Guia da Revolução da  Líbia está literalmente implodindo, sem aparentes grandes intervenções externas. Até pilotos de caças do país - coronéis - estão desertando ao receber ordens de conter manifestações à base de tiros.

Alguns informes independentes, vindo de repórteres com coragem de meterem a cara no meio da zona de conflito, dizem que alguns líbios de zonas externas de Trípoli - capital da Líbia - conseguiram comunicação clandestina e transmitem notícias anonimamente ao mundo, como é o caso do Lybia Dude - que até onde se sabe, pode até ser leal ao governo Khadafi. Além de fotos de (supostos) soldados carbonizados e de pessoas metralhadas por tropas do governo, o Lybia Dude divulga táticas de guerrilha, como o ensino de fabricação de coquetéis Molotov e a interceptação de aviões militares com laser.

Abaixo alguns tuits e fotos desse perfil anônimo:

 

image

Nas lajes da Prefeitura e escolas estão franco-atiradores alvejando pessoas a esmo. Carros passam ostentando buzinando, ostentando bandeiras verdes e mostrando fotos de Gaddafi, entoando seu nome. Se você não está com eles, vão atirar em você. Aconteceu isso com um amigo. Agora eu consigo imaginar como deve ser viver em Gaza.

As redes de televisão líbias estão negando TUDO. Dizem que os barulhos que as pessoas escutam nas ruas são fogos de artifício! Desculpa aí, mas QUE PORRA É ESSA?! Acho que os estúdios de televisão devem ter sistemas de isolamento de som bem eficazes!

image

image

Redes sociais e a internet estão bloqueadas, celulares são inúteis, mercenários vasculham as vias para aterrorizar pessoas e desmembrar qualquer agrupamento com artilharia pesada. As pessoas estão tão desesperadas por suas vidas que mesmo que sejam anti-regime colocam fotos de Gaddafi em seus carros com medo de serem atacadas.

 

image

Terror, é o que sinto agora. Ainda bem que meu filho de dois anos não entende nada disso. Torço para que ele possa viver num país livre. Não nego estar com medo que algum dos agentes do regime possa me procurar, o que poderia me levar para cantos sombrios, mas… Vou usar minha experiência em TI e lutar virtualmente com meus irmãos e espalhar a mensagem até onde for minha existência.

 

[Via Vice]

3 Comentaram...

Unknown disse...

estava pensando porque os editores selecionam essas convulsões populares...

1. O poder da técnica internética que vai redimir o povo envolto em tradições arcaicas
2. A democracia ocidental, o povo no poder, desde que as relações mediadas pela mercadoria continuem imperando soberanas

E a blogoesfera vai no vácuo desses editores, ou seja, não é um espaço livre, mas somente o eco da mídia corporativa e seus interesses mercantis-publicitários.

PAULO HENRIQUE DE DEUS disse...

Interessante, Khadafi vai cair (eu espero), e quem vai fazer isso é o povo ( eu espero, e não algum partido político, ou um novo ditador travestido de demorada, e isso sem ajuda dos americanos (não ajuda direta, mas indireta, já que a internet é uma invenção americana. E olha que os EUA tentaram de todas as formas tirar o Khadafi do poder. Mas eu sinceridade eu espero que essa revolução não seja igual a todas as outras, onde " muda-se tudo, para que tudo fique como está, como Tancredi o sobrinho do Príncipe Salinas certa vez disse ao seu tio (assistam o filme O Leopardo, ou leiam o livro como o mesmo nome).

Tavares disse...

Gadafi esta a ser descartado, depois de insulflar o mito da alquaeda ele não serviu mais aos interesses do ocidente.

Mas tudo faz parte de uma grande armação, alguem esta por tras disso, EUA & Israel? Ou seriam seus inimigos?

Estão preparando grandes mudanças no mundo, mas tudo esta ficando cada vez mais nebuloso, os engenheiros sociais estão trabalhando, mas em que sentido? Talvez eles criem um bloco islamico radical para destruir israel e atacar o ocidente, ou talvez intalem governos manipulaveis para garantir o petroleo, quem sabe?

Outro dia Ahmadinejad falou que a revolta vai se espalhar pela Europa e EUA, nenhum jornal publicou a noticia, algo estranho esta acontecendo.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo