quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Avatar FiliPêra

Arquimedes reencarnou… e criou um raio da morte no quintal de casa

 

image

Lembro que quando era criança, ganhei da minha avó uma lupa superpotente que ela usava para ler. Como sempre tive uma boa visão, arrumei uma função secundária para ela: amplificar a intensidade dos raios solares. Não era lá nada muito destrutivo, mas vaporizava insetos e queimava papel, o suficiente para uma criança se divertir.

Eric Jacqmain, 19 anos, é do tipo que não ficou satisfeito em “vaporizar insetos” e tratou de juntar 5.800 espelhos numa antena parabólica e criar o que ele chamou de Raio Solar da Morte - o Poder de 5000 Sóis!, uma descrição que me lembra um produto da Polishop. Mas, apesar do nome, a pequena invenção do jovem de Indiana é das melhores: o que entra no foco da concentração solar pega fogo, e o resultado é que ele queima madeira, corta alumínio, marca pedras e por aí vai. Segundo ele, o raio atinge temperaturas superiores a 3.600º.

O problema é que a tal antena parabólica destruidora quebrou durante uma das brincadeiras de Eric. Mas ele não se deu por vencido, e planeja construir outro… com 32 mil espelhos, o que deve ser o suficiente para os vizinhos ficarem com medo de terem a casa incendiada!

Abaixo tem uma demonstração em vídeo do invento de Eric, que ainda demonstra coragem e esquece que a pele pode ser derretida pelo fogo, ao segurar objetos perto do raio sem luva:

 

Quem saca de história, sabe que Arquimedes fez algo assim, ao mandar diversos navios invasores para o fundo do mar com um raio de sol concentrado por espelhos côncavos. Quem acha que a história é lenda, o MIT e os Caçadores de Mitos a recriaram… com o devido sucesso.

 

[Via Vice]

5 Comentaram...

Anônimo disse...

Darth Vader é uma metáfora de Arquimedes, ou vice-versa! lol

Falando sério: essa parada do Arquimedes não é lenda, tanto que foi comprovada. Pode sim ter sido inventada uma estória em que o Arquimedes teria feito isso para queimar os barcos e tals, e aí entrou no currículo do cara... mas o procedimento dá certo e é capaz de queimar coisas grandes, isso é um fato comprovado!

(melhor que o moto-contínuo do Leonardo da Vinci...)

Anônimo disse...

"Dê-me uma alavanca e eu moverei o mundo".

Anônimo disse...

Caraca! Deu até vontade de ter um negocio desses em casa. Isso deve fazer miojo em 30 seg kkk

Moziel T.Monk disse...

Na verdade há um precedente mais próximo, o inventor português conhecido como Padre Hymalaia, que criou um aparelho similar batizado de Pirelióforo no início do século XX. Reza a lenda que seu invento foi eclipsado - com perdão do trocadilho - pela indústria petrolífera e automotiva, que não queriam uma forma de energia alternativa como concorrente dos combustíveis fósseis
http://pt.wikipedia.org/wiki/Padre_Himalaya

Joelma Alves disse...

Qndo assisti o epsódio achei q o mito tivesse sido "detonado". Tinha várias crianças tentando imitar o exército com seus espelhos super-potentes, q nem existiam na época, e eles não conseguiram colocar fogo na vela do barquinho... Então eles concluiram q Arquimedes pode ter usado os reflexos dos espelhos para desorientar as tropas inimigas. Estou a ficar louca? o.0 Vi esse epsódio semana passada...

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo