sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Avatar Voz do Além

[#CPBR4] O Futuro da Campus Party

 

228560271

Não me pergunte por quê coloquei essa maldita foto…

O nome do post tá meio pretensioso, mas vamos lá. Durante o evento acabei conversando com uma pá de gente, seja nas bebedeiras, seja em filas, seja em festas VIP… e acabei tendo contato com algumas coisas que a organização do evento planeja - ou supostamente planeja, porque não conversei diretamente com nenhum dos diretores a respeito disso - para melhorar as falhas que exigiram a superação que o Mário Teza tanto ressaltou.

A Campus Party é um evento de tecnologia, e mais do que isso é um laboratório de tecnologias. É meio contraditório também, temos o povo do Software Livre interagindo com a galera da Microsoft num canto, ao mesmo tempo que vemos um orelhão VoIP no meio de um evento patrocinado pela Telefônica - falando em Telefônica, pior é ouvir o Marcelo Tas, que é patrocinado pela empresa, reclamar dos campuseiros que protestaram contra ela graças a queda de conexão. Bom, tá valendo… afinal, existe o fator Party do evento, e pra mim ele tá acima de qualquer coisa.

Como todos que leram sobre o evento devem saber, esse ano as filas imperaram e creio que num evento tecnológico isso é uma falha grave, principalmente se levarmos em conta que rolou um retrocesso com relação ao tempo delas. Uma solução para isso foi apontada pelo Paco Ragageles, que disse que na Campus Party 2012 os crachás chegarão na casa dos campuseiros uma semana antes. Me parece uma ótima solução, e que efetivamente mata uma multidão de problemas desnecessários.

Outra solução que ouvi - dessa vez em off, nem sei se procede, mas seria uma boa - seria a inclusão de um dispositivo RFID no crachá e no adesivo de identificação do notebook: se os dois passarem ao mesmo tempo embaixo do verificador, tá limpo… mas se o RFID do seu crachá possuir uma frequência diferente do adesivo do aparelho, um alarme dispara. Se feito da forma certa, também mataria as burocráticas filas que se agigantam entre as diferentes áreas do evento.

Outra coisa que tá correndo no ar - dessa vez com algum grau de oficialidade - é fazer três Campus Party ao mesmo tempo, uma em São Paulo, uma no Rio e outra em Porto Alegre. Se por um lado é bom - facilita a locomoção de pessoas que não vão por ser em São Paulo - acho que quebra um pouco o espírito do evento, fragmentando-o. Eu não gostaria de algo assim, no fim das contas - talvez por um fator egoísmo, de não querer perder nada, mas tudo bem.

 

Bom, na minha visão que a organização tá no caminho certo - apesar de alguns retrocessos, com algumas regrinhas chatas (QUERO LIBERDADE NOS PUFFS… É PEDIR DEMAIS?!) - e nesse momento eles estão abertos para sugestões e críticas e acho essa atitude a mais correta. Então, para você que meteu o pau na organização, vá elaborando as dicas de como eles podem melhorar o evento, porque em breve eles vão querer a opinião de todos, inclusive com relação aos convidados (já vô dizer que Al Gore é um zero a esquerda).

Até ano que vem, porque com esse texto termino a minha cobertura do evento (o HumberTêra continua com a maratona dele)! Espero ter convencido a todos que a Campus Party é mais do que nerds gordos jogando Starcraft II o dia todo (é isso também, é cheio de gamers lá) e um monte de diversão rola em paralelo.

2 Comentaram...

Daiane Santana disse...

Há... este negóciod e dividir a CP... não me parece legal!! O bom emsmo é você conhecer gente de todo o canto... assim desfragmentaria realmente... mas enfim.... apoio a causa de colocar o evento em ouuutro lugar, ai sim, mas desfragmentar... neimmmmm!!

Abs.

Chaves Papel disse...

Eu apóio essa idéia de fragmentar....mas que seja uma em São Paulo e a outra no Acre! =P

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo