sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Avatar Felipe

Resident Evil 4: Recomeço

 

image

Os filmes de Resident Evil nunca primaram pela fidelidade aos jogos nos quais foram baseados. Desde o primeiro, eles sempre apostaram muito mais na ação do que no terror, que era principal característica dos games, principalmente dos primeiros. Mas parece que, depois que os próprios jogos abraçaram a ação, em Resident Evil 4 e 5, os produtores resolveram chutar o balde e fazer um filme apenas com essa característica. Monstros e mais monstros vão sendo jogados pra cima dos personagens, sem acrescentar nada de novo à história.

Resident Evil 4: Recomeço já inicia com um deus ex machina muito do sem vergonha. Ao invadir um dos laboratórios subterrâneos da Umbrella, todos os clones de Alice acabam sendo exterminados numa explosão. Além disso, a própria Alice acaba perdendo todos os poderes ao ser submetida a uma espécie de cura para o T-Virus. Pronto, problema da personagem superpoderosa resolvido em poucos minutos de exibição, além de jogar no lixo o gancho deixado no final do terceiro filme: os clones. A partir daí, Alice sai à procura de sobreviventes e acaba encontrando um grupo típico de filmes de zumbis: tem o ganancioso, o covarde, o corajoso, a gostosa...e por aí vai.

Muito se comentou a respeito de Chris Redfield e Albert Wesker finalmente darem as caras no cinema, mas a estréia dos dois na tela grande é decepcionante. Wesker nem de longe é carismático como nos games, mas ainda consegue se salvar um pouco, já o Chris é simplesmente patético. A começar pela escolha do ator Wentworth Miller para o papel. Não que eu o ache um ator ruim, mas o cara não se deu ao trabalho nem de mudar a aparência, continua sendo o Michael Scofield, de Prison Break. E o pior é que ele está preso na primeira vez em que surge em cena. Para completar a falta de inspiração na interpretação dos personagens, temos o reencontro entre Chris e Claire (que perdeu temporariamente a memória). Os irmãos não se vêem há anos e Chris consegue ficar numa boa quando Alice conta que Claire não se lembra dele.

Mas se você chegou até o quarto filme provavelmente é porque está interessado mesmo é na ação. Eu achei algumas cenas, como o pouso do avião ou Alice saltando do prédio, exageradas demais, mas há quem goste. O grande problema de Resident Evil 4 é que a maioria dessas cenas foram pensadas para o 3D, com várias coisas sendo arremessadas na direção da tela e em câmera lenta. Para os que não puderam assistir em 3D (meu caso), isso apenas tornou o filme mais chato. Isso sem contar que algumas criaturas foram mal aproveitadas. O cara do machado gigante, por exemplo, fica a maior parte do tempo esmurrando um portão e é derrotado de forma pouco interessante. E os zumbis, apesar de terem uma nova habilidade (uma boca gigante), continuam morrendo facilmente como sempre. Nem pra mostrar umas mortes maneiras eles serviram.

 

image

image

Infelizmente, assim como os jogos, a série de filmes Resident Evil se encaminha cada vez mais para a ação descerebrada, com personagens pouco carismáticos e estragando os bons personagens dos games. Mas para os que não ligam para um bom roteiro ou desenvolvimento dos personagens, Resident Evil 4: Recomeço pode servir como diversão em um dia chuvoso. E com o gancho deixado ao final do filme, podem se preparar para a próxima continuação.

 

Resident Evil: Afterlife (EUA, 2010)

Diretor: Paul W.S. Anderson

Duração: 97 min

Nota: 5

8 Comentaram...

patyozorio disse...

Poxa q decepção..
Mas como ja assisti aos outros, vou ver..

Unknown disse...

RE 4, na minha opinião, não deveria ser lançado em 2D, pois quando você assiste o filme dá para ter a nítida impressão de que TUDO no filme foi feito para usar e abusar do 3D.
Em relação ao filme em si concordo com tudo que foi dito na resenha, mas recomendo que as pessoas assistam pelo 3D, que, na minha opinião, é muito superior do que tudo que eu vi em 3D esse ano.

Unknown disse...

depois que vi o cris apos a gripe do frango foi uma total descepção, como fan do jogo nao gostei muito do filme mas nem tudo e do jeito que agente quer...

Unknown disse...

O meu RE predileto é o 4 (Jogo) mas nunca gostei da série de filmes, sempre achei todos bem fraquinhos... :/

Chaves Papel disse...

Bom eu ia fazer uma resenha desse filme para o NSN, com a autorização do FiliPêra, é claro! Mas fui viajar na semana passada e nem lembrei...

Além de concordar em tudo com você eu queria acrescenctar mais algumas coisas.

A Alice perdeu os seus poderes no começo do filme, mas continuou com a mesma força que tinha, e ainda sobreviveu a queda do avião!

Quanto ao Wentworth Miller (Michael Scofield) também estar preso nesse filme, eu ri muito lá no cinema! hahahaha

Uma coisa que me incomodou bastante, a Alice encontrou a Claire (que estava imunda de lama) e brigou com ela para retirar aquele aparelho dela, pois bem, na cena seguinte lá estava ela, Claire, limpinha e até maquiada!

O cineasta "vilão" me lembrou muito um personagem da série Dead Set, quem já assistiu ela sabe do que estou falando.

Os zumbis, eles ficam lá no portão tentando entrar a maior parte do tempo, e nada de conseguir, dai numa parte do filme aparece um monte de zumbis na parte de dentro, deve ser milagre.

Tem ainda a mulher "campeã de natação" que na verdade teve de fazer mergulho numa cena...

A cena do banheiro com cara do machado gigante beira ao ridículo, os canos estouraram e viraram uma chuva, mas vendo por outro ângulo era só um pouco de água pra cima, nada mais.

Enfim, o roteiro desse filme é ridículo, talvez na versão 3D (deveria existir somente ela pra esse filme), que eu não pude ver,o filme seja mais ou menos, já que todas as cenas foram projetadas pra essa tecnologia.

Obs: Não se assustem se vocês se lembrarem de Matrix durante o filme.

Chaves Papel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roger Olivieri disse...

Esse filme não é ruim. É péssimo...

Daniel Cruz disse...

A porcaria do filme só serve para promover à atriz principal que por mera coincidência e mulher do diretor/produtor dos 4 filmes, a final de contas Alice ñ existe na franquia, ela ia ser uns dos personagens do Resident Evil 2, mas foi substituida por Clares, vi umas fotos e li a muito tempo atraz.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo