segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Avatar Voz do Além

Novo aliado da contra-inteligência americana (e dos chefes marrentos): impressoras Canon

 

image

Quem já viu filme de espionagem, provavelmente já conhece uma cena clássica: um espião infiltrado numa corporação senta no computador do chefe de algum departamento secreto e escolhe entre enviar arquivos secretos desse computador pra uma rede ainda mais secreta pertencente ao serviço dele, ou imprimir tudo e sair com os papéis na mão. A internet do departamento geralmente falha e ele - suando mais as cataratas do Iguaçu - escolhe a impressora (esse nunca trabalhou em escritório e não tem medo das HP, com certeza). Ele imprime tudo rapidamente (mais fácil um espião transar em gravidade zero do que imprimir uma papelada de primeira, mas ignoremos) e sai com os documentos na mão, tudo no esquema!

Bom, se depender da Canon, isso nunca mais vai rolar. A empresa apresentou o sistema uniFLOW 5 - destinado ao gerenciamento de impressões de grandes empresas com dinheiro sobrando -, que tem como principal mudança a inserção de um esquema que bloqueia a impressão de documentos com palavras proibidas. A impressão simplesmente não rola se nomes de clientes importantes, a palavra confidencial, projetos secretos e mais um monte de palavras dentro de um sistema configurável… estiverem nele. E pior: tudo será arquivado e uma cópia será enviada ao administrador do sistema. De sacanagem, o computador de quem tentou imprimir ainda receberá um email escrito "desculpe, você não pode publicar isso".

O mesmo rola com scaneadas e xerox que estiverem gerenciadas pelo sistema: colocou pra copiar um documento com palavras proibidas, o sistema faz uma leitura ótica de tudo e caso ache alguma coisa não-adequada, faz uma cópia em PDF e também envia ao administrador do sistema.

Tudo muito lindo e seguro, se não fosse a inteligência humana que consegue fazer leves alterações nas palavras e burlar isso. Exemplo: Confidencial tá proibido? Troque pra C0nfid3ncial e tá tudo limpo. Ou simplesmente coloque uma _ em alguma letra da palavra para o sistema deixar passar. Ou manda pro email, melhor ainda, o que demonstra bem que me parece um gasto bem inútil.

PS: No fim das contas, acho que nem [NSFW] ISSO vai acabar!

 

[Via Download Squad]

1 comentário

Unknown disse...

Vejo uma aplicação simples pra essa tecnologia: usuários bestas que imprimem o que não devem e saem com os papéis pela empresa largando em qualquer lugar; com uma tecnologia dessas, aquele usuário anta não conseguiria, por exemplo, imprimir os balanços financeiros da empresa, e quando chamasse o suporte para resolver o problema (eles sempre chamam o suporte) seriam informados da besteira que estavam fazendo.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo