quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Avatar FiliPêra

Eleições e Imparcialidade

Devido a um monte de coisas que estou vendo com relação a essas eleições, principalmente em como a mídia está repercutindo diversos fatos relacionados a ela, pensei em fazer uma série de textos relacionando isso com um pouco de psicologia e a mentalidade de parte do povo brasileiro - que se repete em todos os lugares do mundo. Mas abandonei a idéia, por uma série de motivos. Talvez Eu faça depois que o furacão passar - e parar de receber emails com difamações envolvendo terrorismo e satanismo, que só cegos de marca maior levam em conta.

Mas, fiquem com dois exemplos claros de como a dualidade política existe de forma bem clara e não-declarada, mas muita gente não enxerga. No primeiro exemplo, temos a capa da Veja x a capa da Istoé dessa semana. Não vou discutir aqui o alinhamento político das duas publicações, mas quem tiver a oportunidade, dê uma olhada nas capas anteriores da Veja, principalmente as várias que continham um polvo nelas. São vergonhosas (estética e simbolicamente), e representam o pior do jornalismo brasileiro na minha humilde opinião, pegando indícios jornalísticos e transformando em matérias de capa (nada mal pra quem já disse que os EUA salvaram a gente da Crise Econômica). Um dos problemas da capa da Veja é principalmente o momento em que ela entrou em cena, justo quando as suspeitas contra a campanha de José Serra estouravam, eles mostraram falas da Dilma sobre o aborto - e aposto que não investigaram a suspeita de um aborto feito pela mulher dele - se alinhando a própria campanha de José Serra, com santinhos feitos exclusivamente para evangélicos. Enfim, fiquem com as imagens. Eu não sou especialmente fã da Istoé, mas nessas eleições, entre as principais revistas semanais, foi ela que fez a cobertura mais equilibrada - e não é só pela tentativa de contraposição a capa da Veja.

 

image image

Abaixo, dois vídeos que mostram melhor o ponto sobre imparcialidade que quero apontar com esse post. Primeiro um que mostra a cobertura feita pela Record da agenda de José Serra, e o segundo que mostra o mesmo evento mostrado pela Globo. A diferença é bem clara.

 

Logicamente não existe imprensa imparcial, e existe a possibilidade de aquele tal protesto não ter sido mais que uma pequena confusão, mas omiti-lo totalmente me parece um tanto quanto oportuno. Mas, cada um vê o que quer!

 

[Via Treta & Treta]

9 Comentaram...

Anônimo disse...

Posso ajudar na série de textos?

(depois do furacão, claro! Também ando bem enrolado por aqui!)

Abraço, véio!

Unknown disse...

Tá foda esses e-mails sobre terrorismo e satanismo, todo dia tem pelo menos um na minha caixa postal. O pior é que as pessoas repassam esses e-mails sem se dar ao trabalho de estudar um pouco de história. Fazem campanha chamando a Dilma de terrorista, mas com certeza nem conhecem o passado o Gabeira, novo aliado do Serra. E veja bem, eu não condeno nenhum deles que lutou na ditadura, mas tenso é as pessoas não conhecerem a história do próprio país.

Dolphin disse...

Também quero ajudar com os textos! Prometo ser imparcial! =D

Saudades de escrever no #NSN, meu cantinho de descanso de guerreira. =(

Beijos para cês, seus lindos que amo!

FiliPêra disse...

@HistoriaZine e @Dolphin...

então tá combinado, meados de novembro, por aí, a gente começa =D

Beijos pra Dolphin e abraços pro Vinícius

Ana Recalde disse...

Comentário depois de "anos" (como diz o Daniel fazendo drama, hahahahhahahaha).
Boa comparação. Isso me lembra aquela pergunta que eu te fiz no twitter, sobre o editorial do Estadão.
Espero ansiosamente pelo post em 6 mãos (é isso mesmo? ou são 3 posts diferentes?).

Uma análise sobre a campanha vai ser muito importante para esclarecer ainda mais o nosso processo eleitoral. Uma matéria sobre isso antes do final da eleição vai parecer oportunista, e poderia ser usado para fazer campanha, oq não seria legal para o blog que sempre foi o mais imparcial possível.

Juliano disse...

Pior é saber que isso dai não é nada perto do que já foi feito, toda aquela velha historia de manipulação, "apoio", e do que virá...

Tavares disse...

@dolphin e @anarecalde imparciais??

Só se a Dilma ganhar uhauahuahhahuauauahuahahhahahuahahauhahuaahahuahu


Desculpa ai meninas, adoro vcs, mas vcs trabalham em uma campanha, como podem ser imparciais se ganham pra não ser?

Todo mundo ganha para não ser

essas revistas são sustentadas com dinheiro de grupos políticos, e no caso da Veja, de um derteminado grupo étnico.

O PT tem financiamento de grandes empresários e banqueiros para manter o bolsa familia e ao mesmo tempo o bolsa banqueiro, tem tb o apoio de pastores donos de rede de tv, assim como o Serra, cada um usa sua maquininha de mentiras pra enganar o povo, tentar faze-lo acreditar que suas versos dos fatos são reais.

Tanto os militantes do PT quanto do PSDB são mentirosos e ganham pra ser.

Não existe imparcialidade quando há dinheiro no meio.

Só acredito em imparcialidade da parte de um anarquista, mas de um petista?

Jamais!!

É DINHEIRO NA CUECA, NA CALCINHA E NO SUTIÃ

A maior vergonha dessa eleição foi a divisão do país em duas metades, e os dois grupos iludidos com programas de governo que em nada se diferenciam.

Praticamente não houve debate até agora. Ou o sujeito defende seu interesse economico, seja ele um cargo no governo ou o bolsa familia, ou o bolsa banqueiro, ou futuros financiamentos de obras bilionarias.

E os militantes eu conheço bem, TODOS, sem exceção, almejam cargos, eu conheço pq já fui militante e sei bem da cabeça dessa laia, NÃO EXISTE IDEOLOGIA ALGUMA, é apenas cabide de emprego!!

O que é imparcialidade?

É a posição do Padilha, diretor de Tropa de Elite, disse que nenhum dos candidatos lhe interessa pq ele sabe que no futuro pode depender de um dos dois para ter dinheiro para filmar, isso é ser imparcial hj, não perder com ninguem, pq tudo é o dinheiro!!

Aconselho ao Flipeta seguir este sábio caminho.

Diago disse...

Por isso que da Globo, só vejo a TV Globinho.

Edson Gomes disse...

Na época do governo JK, se sabia o partido de alguém quando ela comprava o jornal na banca, pois os mesmos pertenciam a políticos como a Luta Democrática de Tenório Cavalcante e a Tribuna da Imprensa de Carlos Lacerda.
Hoje não,a imprensa toma partido dizendo que é imparcial. Para inicio de conversa, o jornalista pode até ser imparcial, mas o editor-chefe ou o dono do jornal não são.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo