terça-feira, 21 de setembro de 2010

Avatar Voz do Além

Operação Vingança: site MPAA fica fora do ar

 

image

Toda a ação tem uma reação, já diz aquela velha regra para justificar uma coisa desagradável que se volta contra a gente que ouvimos a todo o momento. A principal empresas de lobby no ramo de copyright deve ter pensado nisso quando viu seu site ficar offline por algumas horas no fim de semana. A ação - batizada de operation payback- que tirou o site da MPAA do ar foi uma retaliação a uma ação semelhante da empresa, que com a ajuda da Aiplex, tirou do ar sites de torrent. A Aiplex, uma empresa indiana de softwares, ficou famosa recentemente ao declarar que faz ataques a sites de pirataria  - tirando do ar inclusive o Pirate Bay - “para o bem da indústria do cinema”. E parece que a fama nem sempre é benéfica…

Nada mais natural que a revanche viesse de forma parecida. Supostamente, a idéia do ataque surgiu no 4chan, de onde se espalhou por vários cantos da internet - bom, é isso que o 4chan sempre faz, né?!. A arma usada foi o software LOIC, que usado de maneira sincronizada por vários usuários, enviam poderosas requisições aos servidores escolhidos, mandando tudo abaixo por negação distribuída de seviço (DDoS). A Airplex e a MPAA confirmaram que os sites saíram do ar graças ao ataque - é, nada daquelas desculpas frouxas de manutenção periódica - e outro ataque contra a MPAA está previsto para os próximos dias, e parece que a RIAA tá na mira também.

O que parece mais assustador não é necessariamente os sites terem caído tão facilmente - os dois ficaram off por cerca de 18 horas, e tiveram que mudar de IP para voltar - mas sim o fato de que isso é praticamente inevitável. Se centenas de milhares de pessoas se reunirem - esse é o número estimado de participantes dessa ação - e marcarem adequadamente um horário, o site-alvo vai cair, a não ser que ele tenha uma montanha de servidores para impedir isso. E tudo pode feito realmente de forma anônima, sem processos, ou coisas similares; é agrupar, apontar e atirar.

Segundo Sean-Paul Correll, analista da Panda Security, vimos uma nova forma de cyber-protesto tomar forma.

 

[Via Wired UK]

4 Comentaram...

Guten disse...

Para dizer que não falei do inevitável:

We are Anonymous
We do not forgive
We do not forget
We are legion
We are one nation under the internet
United as one
Divided by zero
Because none of us is as cruel as all of us.
Expect us.

Douglas disse...

O 4chan é uma coisa curiosa. Navegando no /b a qualquer hora, você pode achar que é apenas um antro de gente desocupada. Mas ações como essa mostram a força que a comunidade nerd tem hoje.

D'Artagnan Dias Lemos disse...

Protesto ou terrorismo?

Unknown disse...

RULES 1 and 2 motherfucker

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo