sexta-feira, 11 de junho de 2010

Avatar HumberTêra

Patriotismo Instantâneo

  angeli3

Bem, vim falar sobre algo bem polêmico, mas antes, quero deixar bem claro que essa é só minha visão, minha opinião sobre a Copa do Mundo e os patriotismos instantâneos que vêm com ela. Quase todos acham lindo ver bandeiras, faixas, fitinhas, ruas pintadas de verde amarelo… Eu acho que deveriam torcer para o Brasil o ano inteiro, não só na Copa, torcer pelo Brasil nas eleições, que realmente é quando o futuro do Brasil está em jogo. Concordo que temos poucas opções de voto e de candidatos que realmente mereçam serem votados, mas é hipocrisia acreditar no Brasil só quando está em campo e não quando estão roubando e desviando olhares do povo para o outro lado… ou quando tentaram mudar o projeto ficha limpa!

Enfim, não digo que a Copa é de todo ruim. Com a "ingnorância" do povo vem o aquecimento financeiro de várias formas, como no vestuário, com adesivos, bandeiras, em bares, literalmente a festa do futebol. Mas quando em outra época o Brasil é tão verde e amarelo assim? É tão estranho que fora da Copa quem usa verde e amarelo é considerado brega, barango, como se fosse negativo vestir as cores da nossa bandeira. E os efeitos da Copa estão tão fortes e influentes, que até mulheres que "nunca" gostaram de futebol e brigavam com seus maridos, namorados quando eles iam ver uma partida com os amigos… estão comprando a idéia e se vestindo, pintando as unhas de verde e amarelo "torcendo" e "vibrando" pelo Brasil. Não digo que nenhuma mulher entenda ou goste de futebol, existem mulheres como a Jenny Taylor que, desde que comecei a seguir, já falava de futebol e realmente parece entender sobre e gostar. Mas, falar que gosta de futebol, que torce pelo Brasil só em Copa do Mundo é muita hipocrisia…

Outro lance é o desvio de atenção. Vejo vários problemas nas cidades e ninguém faz nada quanto a isso. Vou citar exemplo a avenida principal do bairro onde trabalho.

 

DSC01097

Quando chove chega a subir um metro de água, impossível de passar com carro, mais está lá, com milhares de fitinhas. Consegui a informação de que quem as colocou, foi uma parceria de empresas que estão localizadas na avenida. Por que não correr atrás também de consertar a rua para quando chover não alagar, e ainda tapar os muitos buracos que tem? Nâo que não seja a favor da Copa, ela traz certos benefícios, mas acho que temos outras prioridades em relação a vários aspectos da nossa politica e do nosso país, consciência entre direito e deveres… consciência do país que nós vivemos.

Não acredito que esse texto vá fazer alguma diferença, mas espero que faça as pessoas que o lerem pensarem, mesmo que continuem com suas opiniões. Mas, pelo menos elas estão pensando e tendo certeza (ou não) das suas próprias opiniões e não estão comprando uma opinião pronta das emissoras de TV,dos políticos, religiões, etc.

Então é isso, espero que o Brasil ganhe a Copa (ou não)...

16 Comentaram...

Anônimo disse...

"Religião é o ópio do povo", Karl Marx. Assim como o futebol o é. Belo texto =D

Aleatório disse...

Eu ainda prefiro aquela história do pão e circo (alguém falou bolsa família e copa do mundo?)...
eu não sou um cara muito patriota, mas acho uma sacanagem esses patriotas de momento =x

Space Con disse...

Muito legal, gostei mesmo.

Por isso que eu sempre digo:

Torço pelo Brasil todos os anos o ano todo, mas na copa eu sou Argentina!

hauahau...

Douglas Barbosa disse...

Cara, estava pensando isso esta semana mesmo, aqui no trabalho o pessoal estava dizendo que era um direito de todos não trabalhar nos dias de jogo, quase ouve um motim, não que eu não goste de uma folga, afinal trabalhar um dia a menos na samana é sempre bom, mas achar que isso é uma obrigação do empregador para com o empregado já é demais.
O resultado é que sairemos mais cedo nos jogos mais tardes e teremos um intervalo nos jogos no período mais cedo, não que eu tenha desgostado desta solução, mas não é o tipo de coisa que eu ache que tenha que revindicar, também não sou hipócrita ao de não querer assistir os jogos.
Bom texto fazia tempo que você não escrevia, espero que escreva com mais frequência.

Bruno Santos disse...

Concordo com o texto, deveríamos ser patriotas o ano todo, mas fora o futebol, td q se relaciona a patriotismo acaba sendo visto como ufanismo, então ngm tá disposto a se arriscar.

E na boa, a galera da internet é uma das piores nesse quesito...é falar em Brasil e td mundo qr meter o pau e comparar com o exterior.

Texto bem maneiro, só acho q o blog tá levantando uma bandeira meio anti-copa do mundo, tds os textos só criticam o evento, acho q tb não precisa ser tão radical!

Akira Mistika disse...

A mim fez toda a diferença. Acho esse lance de Copa uma hipocrisia total, "neguinho" só veste a camisa (literalmente)em dia de copa, pq não vesti-la todos os dias e tentar fazer algo para mudar nosso Brasil tão sofrido.

Unknown disse...

Olá amigo, gosto do blog, mas as vezes acho que algumas matérias são "ERUDITAS" demais!! Nada que desqualifique suas matérias, pior seria se fosse no extremo oposto. Mas te digo uma coisa. Duas matérias me fizeram virar fã do blog. Essa do patriotimo instantâneo e a Futebol em tempos de cólera. Seria interessante uma matéria também sobre a inércia do país em tempos de carnaval. Espero não ser mal interpretado, mas brasileiro só sabe de carnaval e futebol. E ainda reclamam quando vem o inglês do charuto e diz que o Brasil não é um país sério. Talvez um dia cheguemos ao topo da economia mundial, ou melhor, com indicadores econômicos que nos coloquem no topo da pirâmide, mas pela minha visão nunca seremos um grande país. A diferença está no povo. Abraços e continue com suas ótimas matérias...

Edivan;) disse...

vc foi no alvo com esse post, ñ sou patriota, nem um pouco msm, apenas gosto do Brasil... em epoca de copa do mundo vejo akela galera toda com bandeira no capô dos carros, faxada do prédio com bandeira, ursinho de pelucia com bandeira e por aí vai... sempre comento com meu pai quando saímos e começamos a perceber tudo isso, axo tudo fingimento, nossa, ñ tenho nem palavra para descrever o tipo de pessoa q faz isso, pô, onde é q já se viu??? gostar do país só em epoca de copa e dpois q se foda??? para néh... é por essas e outras q nem tenho camisa do Brasil em casa...

é isso aew.. e tomara q nosso país ganhe...

Ana Duarte disse...

"Sociedade hipócrita, só lembra de ser brasileiro na Copa" - MV Bill (vi a frase no Gtalk de uma amiga e a achei muito pertinente)

Pois é, Beto, agora imagina esse monte de fitinhas nas bocas de lobo da avenida que você fotografou! Leve sua prancha para o trabalho, moço!

Particularmente, acho que a manutenção da via é obrigação da administração pública, mas ainda seria uma iniciativa mais válida do que colocar as fitinhas. -_-"

Existem excessões, mas se as pessoas canalizassem para política toda a energia que direcionam para o futebol, quem sabe esse país ia pra frente, né?

Afinal, quando a Copa passar, a galera vai voltar o patriotismo pra gaveta e só vai se lembrar dele de novo quando a próxima chegar... e infelizmente a próxima vai ser aqui.

Parabéns pelo post!

D disse...

Outro dia estava em vias de discutir com uma colega de trabalho só porque eu disse que ia aproveitar a pausa do jogo no trabalho para dormir. Aí ela me perguntou onde estava meu patriotismo, e eu respondi que eu sou patriota quando cumpro meus deveres cívicos, procurando zelar pela minha cidade, pelo meu país, e não vendo 11 homens correndo atrás de uma esfera num terreno gramado.
Parabéns pela matéria.

Uma Colombina disse...

esse blog tá cuns post muito político, longos e que todo mundo já sabe, kd os video game?

Diego "Grunge" Lobato disse...

A única hora que dá gosto em ser brasileiro é na Copa, infelizmente...mora em país de 3º mundo é foda!!!

Bruno Santos disse...

Eu acho q esse assunto é bem mais complexo do q simplesmente apontar um dedo na cara de qm gosta de futebol e dizer q ele só é patriota na copa do mundo!

Eu sempre procuro estar atento aos candidatos e as decisões políticas do meu país, o problema é q fora os esportes e alguns profissionais q conseguiram um reconhecimento tanto nacional qnt internacional é realmente dificil ser patriota num país de tanta desigualdade.

E o q mt de vcs se esquecem, é q independente da copa ou não, a coisa continua a msm, só se fala,fala e ngm faz nd, então por favor, não sejam hipócritas ao culpar o futebol.

A DERROTA SOCIAL DO PAÍS INDEPENDE DE FUTEBOL OU DE CARNAVAL!

Unknown disse...

Não é jogar a culpa no futebol ou no carnaval, é só mostrar que o patriotismo é fora de moda em qualquer outra época. Vão dizer que vocês não ficam enraivecidos quando gringos associam o país ao futebol, carnaval, mulher pelada e "liberdade". Se a gente não leva o próprio país a sério, quem vai se importar com ele.
Não adianta também falar que "viver em país de 3º mundo é foda", por que se a situação é essa é pura e simplesmente culpa da população, afinal, como um professor disse, os políticos são o reflexo do povo.
A história do pão e circo está absolutamente correta, o futebol serve para calar a boca do povo.

Arthur Mourão disse...

Também concordo que a Copa não é de todo um mal, mas as pessoas não sabem dosar as coisas. Querem ser sempre fanáticas por alguma coisa. O Brasil só melhora se virar moda ter um pensamento inteligente.

Anônimo disse...

Concordo em todos aspectos, hoje meu professor falava em aula, temos uma educação mediocre, os politicos em época de jogos aproveitam para fazer um "pequeno" aumento nos seus salários. E todo mundo o que fazia? Acompanhava e torcia pelo time Brasil, feliz em casa que tinha um tempo de descanso, que provavelmente será recuperado com horas extras. Agora quem cobriu o aumento dos salários dos politicos? A globo? A record? A band? Não nem um jornal de importância nacional e sim o Pânico na Tv e Sabrina Sato. Copa é dinheiro infelizmente, só alegra nós infelizes, com a ilusão de algum de tambem estar ganhando algo com o ganho da seleção.! É, a realidade é triste. Copa de 2014 preparem-se muros cercando as favelas, reformas e construções milionarias, escondendo o verdadeiro país. Mas, empregos temporarios vão ser gerados para garantir o sorriso amarelo na face do brasileiro, promessas de progresso e esperança de sair da miséria. Mas quando acabar, irá vir uma longa chuva, novos deslizamentos e tragédias que lamentavelmente lembraram que as nossas vidas não mudaram em nada.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo