segunda-feira, 28 de junho de 2010

Avatar Murilo

Otomen

  image

Uma das poucas coisas em que posso dizer que sou eclético é com mangás. Leio terror, ficção científica, humor, romance, mangás mais adultos (aqui, me refiro a mangás adultos não só por conter nudez e maior violência) e os clássicos desse gênero. Como todo cara com gostos diferentes, eu tenho problemas, claro. Isso me obriga a ser seletivo na hora das compras, ou do contrário, me verei falido no primeiro dia do mês. E também causa confusão na mente de alguns amigos meus, que não conseguem compreender como posso gostar de determinada obra. Como posso gostar de Akira e ler Naruto? Ou gostar de Monster e acompanhar os mangás do Clamp? Alguns até me xingam muito no Twitter. Outras mentes pequenas não conseguem compreender como posso gostar de mangás (teoricamente) voltados para garotas, quando essa separação já se encontra cada vez mais difusa. O que me leva a Otomen, que por algum motivo a Panini faz questão de inserir o rosa em todas as suas capas, que talvez seja um dos mangás shoujo mais adequados para os homens, perdendo para os do grupo Clamp, criadoras de Sakura Card Carptors e X.

Asuka Masamune é um estudante japonês campeão nacional de kendô, faixa-preta em judô e caratê, desejado pelas garotas, invejado e temido pelos homens. É visto por todos como um exemplo de masculinidade, mas guarda um segredo desde a infância. Sua lembrança mais antiga é o pai indo embora de casa dizendo que sempre quis ser mulher. A segunda é a da sua mãe tendo um colapso, ao descobrir que ele gosta de rosa, de ursinhos de pelúcia e de brincar de cozinhar, entre outras coisas consideradas pouco adequadas a um menino. Ela pensa encontrar ali um forte indício de desvio da orientação sexual do filho e implora a Asuka para que não repita o erro do pai. Desde então ele se esforça para ser o mais masculino possível, tornando-se um jovem reprimido.

Quando Asuka se apaixona por Ryo Miyakozuka ele perde o controle. Se vê costurando, arrumando a casa, fazendo bichinhos de pelúcia, fazendo doces e lendo montanhas e mais montanhas de shoujo mangás, em em especial Love Chick, porque se identifica com a protagonista. A própria Ryo não é uma garota comum, preferindo filmes de ação a romance e sendo péssima na cozinha, por exemplo, e parece compartilhar do amor de Asuka. Em meio a eles está Juuta Tachibana. Típico personagem folgado, grudento e aproveitador, ele conhece o segredo de Asuka e faz de tudo para que ele fique com Ryo, por um motivo que não fica muito claro no início. O que ninguém sabe é que Juuta é autor do Love Chick que o Asuka tanto gosta. O motivo dele se identificar com a protagonista se dá porque ela e todas as situações do mangá são inspiradas nele e sua relação com a Ryo, embora não perceba.  Como o namoro do casal não engrena o mangá não vai adiante, correndo o risco de ser cancelado. Por isso, Juuta faz de tudo, em vão, para que eles fiquem juntos.

 

image

Otomen, óbvio, é uma comédia romântica. Mais comédia do que romance para falar a verdade. Brinca com a idéia de um homem com cara fechada sendo prendado e com os clichês do gênero, por isso tudo é mais exagerado. A garotinha romântica é um homem e o interesse amoroso é uma mulher, pra deixar claro o nível de sátira do mangá. A série faz até piada com o tempo que casais de shoujo demoram para se formar. O humor fica melhor por causa da arte agradável da Aya Kanno. Apesar de ser um quadrinho voltado para a diversão, ele acaba por discutir questões mais sérias. Os comportamentos que se esperam dos homens e das mulheres que vem de séculos atrás, mas que ainda são exigidos pela sociedade. Quando uma mulher gosta de futebol, é invariavelmente tachada de sapatão e se um homem sabe costurar, logo deve ser gay.

Otomen, como já disse, é uma sátira aos mangás shoujo, mantendo praticamente todas as suas características, e por isso é mais indicado para quem já conhece o gênero. Não que seja incapaz de agradar os leitores novatos, mas eles podem não entender algumas piadas. Contudo, ainda é capaz de agradar. Fica a dica.

 

Autora: Aya Kanno

Preço: R$ 9,90

Nota: 7,5

1 comentário

Welcome To The Family disse...

uahsuahsua deve ser legal este mangá ... gostei deste blog :D
bastante coisa de manga e anime, gosto mto *-*

beijin

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo