quinta-feira, 10 de junho de 2010

Avatar Voz do Além

Liberados IPs das primeiras 700 vítimas de ondas de processos de Guerra ao Terror

 

image

Continuando com o caso do produtor que ficou furioso com o mal desempenho de Guerra ao Terror e resolveu colocar a culpa nos downloaders (como você leu AQUI e AQUI), foi liberado um lote com 700 endereços de IP dos primeiros sortudos que provavelmente receberão um belo processo. Os números foram entregues para um tribunal americano… e só. O problema da lista foi a falta de detalhes técnicos expondo que métodos foram usados para se obter tais dados, o que pode demonstrar uma incorreta - ou até mesmo ilegal - forma de se apurar quem de fato fez os downloads. Junto com o IP - que qualquer um com mais de dois meses de uso de computador sabe que não é um dado único e intransferível - está a hora em que a suposta infração ocorreu.

A idéia da US Copyright Group (USCG), a empresa que está dando assessoria pra produtora de Guerra ao Terror, é que o Tribunal ordene aos provedores de internet que eles revelem quem está por trás desses números, pra depois oferecerem um acordo de US$ 2.500 (sim, duas mil e quinhentas doletas… quanto é um ingresso de cinema mesmo? Ou um DVD/Blu-Ray?) para cada um deles. Desse jeito, eles esperam melhorar os ganhos deles, já que parece que a bilheteria do filme não foi muito bem…

Cerca de uma dúzia de ISPs têm clientes com números na lista, e uma ausência perceptível é a da Time Warner - vá saber se o fato dela ser um dos maiores estúdios de cinema do mundo tem a ver com isso - que diz que esse processo é por demais lento e a apuração ia ser excessivamente burocrática e, provavelmente, inconclusiva.

O problema maior está no âmago da prova: IP não é prova definitiva de nada. Se um indivíduo tem uma rede WiFi e um bendito lamerzinho de 15 anos invadi-la e baixar Guerra ao Terror por lá, adivinha quem vai ficar atolado em problemas? Sim, o dono da rede. Pode ser patetice de quem não criptografou a rede corretamente, mas creio que não existe lei obrigando alguém a ter a rede protegida, e mesmo que exista, o criminoso foi quem baixou o filme, e todos os casos de downloads necessitam desse tipo de investigação. Fora que existe um monte de provedores que utiliza IPs dinâmicos, e o fato de que a USCG está sendo acusada - não formalmente, por enquanto - de “chantagem legal e assédio”, além de reunir outras empresas americanas e britânicas para fazer processos semelhantes e expandir um pequeno negócio de luta contra a pirataria. Resumindo: as coisas não são tão simples assim…

Abaixo está a lista dos IPs contemplados. Caso você seja paranóico e quiser saber se o seu está no meio, clique AQUI pra saber seu IP, e depois passe o olho na lista.

 

Volt-Pict-2573095-3--3943

[Via Torrent Freak e CrunchGear]

3 Comentaram...

Rodrigo Chaves disse...

É uma ironia do destino que o nome do filme que gerou o processo seja "Guerra ao Terror"?
Pena que em inglês o nome do filme não tem nada a ver com isso...

Chaves Papel disse...

Me ferrei! hauhauhua

Chico Fagundes disse...

Só pra dizer que dá sim pra saber quem tá acessando mesmo que seja um computador clandestino na rede. É só procurar direito. Cada roteador(mesmo os safados que a gente usa em casa) registra o endereço IP, a hora e o endereço MAC(esse sim o mais importante e que a maioria das pessoas nunca ouviu falar e acho que o FeliPêra tb não).
O endereço MAC é o endereço físico da máquina e é intransferível, já que não há duas placas de rede no mundo com o mesmo endereço. É como um número serial que identifica o fabricante, modelo e seus detalhes.
Cruzando-se os dados fica fácil de identificar o "elemento" ou pelo menos a máquina que ele baixou o arquivo.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo