sexta-feira, 18 de junho de 2010

Avatar Voz do Além

Chegou a hora da Globo assoprar as velinhas imundas…

image

[PS: Encontrei esse texto num Bloco de Notas dentro da minha pasta de arquivos recebidos via MSN. Consta no arquivo que o recebi no dia 26/o4, mas realmente não me recordo disso, e minha memória com essas coisas é realmente boa. Procurei o autor por mais de uma semana e nada… nesse momento, estou achando que o escrevi durante alguma disfunção de personalidade realmente bizarra do Além - afinal, estou solteiro, nunca vi novela da Globo e não fui ao RJ recentemente. Se você é o autor, conhece o autor, ou viu esse texto publicado em algum canto (procurei via Google e não achei nada), me mande um email ou reply no Twitter…]

Pelo que percebi, a Rede Globo está fazendo 45 anos. Então, vão encher o seu saco, telespectador, repetindo o quão velha ela é, e o quanto ela "marcou" a sua vida. Então, decidi escrever sobre ela. Rede Globo... Ô Rede Globo...

Eu almocei e assisti o Vídeo Show hoje. Nele, encheram a minha cabeça, querendo mostrar o quão boa a Rede Globo é. Novelas, Reality Shows, Programas de Humor, Jornais, etc. E passaram um pente fino em cada parte disso. Então, vou tentar passar um também.

Comecemos com o que mais me intriga: O Humor na Globo. Cara, quando penso em humor na Globo, eu lembro de Trapalhões, que marcaram minha infância. Todo santo almoço, lá estava eu, com meu cabelinho bagunçado, um prato de arroz, feijão e carne, e imitando o Mussum e o Zaca... Incrível que sempre gostei mais dos dois que morreram. "Tudo que é bom dura pouco"... Tinha também o antigo Casseta & Planeta. Sim, o ANOOOOS antes do Bussunda morrer! Cara, era engraçado! Sério, eu ria muito! Cheguei a comprar DVDs com melhores momentos dos anos anteriores a morte do eterno dublador do Shrek.

Bom, nunca tive a oportunidade real de algum dia assistir TV Pirata, o humor do Jô, ou o Chico Anysio Show (ou seja lá como se escreve). Cara, pelos trechos que já vi desses programas, eu ri de verdade. Algumas piadas eram ruins? De fato eram. Mas não se podia fazer piadas sujas na TV, então, as limpas acabavam gastas. Hoje em dia, o humor na TV se fechou no extremo da babaquice. Talvez o CQC tenha salvo um pouco, com uma tentativa de humor inteligente que hoje em dia poucos lembram. E olha que o programa foi ano passado! Quando não estamos vendo um homem ser empurrado ao limite da babaquice, vemos piadas com duplo sentido tão fracas quanto a do pintinho que não tinha c*.

É tanta bunda e peito, que você nem sabe se é um programa de humor com apelo sexual, ou um programa sexual com apelo humorístico! Se a Globo não está usando o humor "pornô", está fazendo piadas que hoje em dia, nem uma criança de 10 anos em estado pleno de sanidade riria. A Globo acerta nas piadas? Sim, cada ano menos, mas acerta. O problema é a repetição... CARACA, eles acertam uma piada, fazem ela mais 100x, remodelam, colocam personagens novos, fazem mais 100x... No final, são outros personagens, outro contexto, outro cenário... MAS A PIADA É A MESMA!

Zorra Total, Casseta & Planeta Urgente, Caras de Pau, S.O.S. Emergência... Não só na Globo, claro. O humor na TV Brasileira está uma porcaria hoje em dia. Está gasto, está velho, está apelativo. Mas o texto é sobre a Globo. E uma das maiores redes de TV do mundo se encaixa nisso. Engraçado mesmo, foi o Chico Anysio dizendo: "Eu sou da Globo, eu ajudei a fazer a Globo, eu tenho orgulho de falar que sou um artista global!" Mas Chico... Você tá na geladeira da Globo faz quanto tempo, hein? Te botaram pra fazer uma pontinha na Caminho das Índias porque sentiram PENA de você! O seu programa de humor? Foi ruim feito cerveja quente! Chico, volta pra tumba.

Agora... Reality Shows. No Limite, Jogo Duro, BBB, BBB, BBB, enfim...

Alguém de fato assistiu mais de 3 edições de Jogo Duro? Edições eu digo mais de 3 episódios. Era um jogo bizarro, tenso, com dinheiro e pessoas se ferrando. Talvez funcionasse no Japão. Porque aqui... Vocês sabem o que ocorreu. O programa não durou meses! Mas, o que era o Jogo Duro? Eu o vi como uma cópia de No Limite. Só que sem o Zeca, e sem dinheiro pra botar todo mundo numa ilha bizarra no norte do Brasil. Afinal, o que é mais barato? Cobrir uma dúzia de coitados numa ilha deserta longe da civilização por DIAS, ou botar eles 1 dia em 1 barracão abandonado que deve ter sido usado no último especial do Didi? Fácil.

No Limite também era beeeeem besta. Talvez a primeira edição tenha sido interessante, a segunda também, mas... Depois disso... Era a MESMA COISA SEMPRE! Gente suada, morrendo de sede, brigando na areia num calor de fritar ovo, provas ridículas, e o Zeca Camargo. Se bem que prefiro ele ao Bial... A Rede Glogo tentou reviver o No Limite. O logo estava lindo, a música tema refeita... MAS ERA A MESMA COISA! Resultado? Simples. Você lembra dessa edição? Bom, eu realmente poderia meter o pau no Reality Show menos Reality que existe, que é o BBB, que pode ser traduzido como Brazillian Big Breast ou Big Bunda. Você assiste 3 episódios e já sabe quem vai ganhar.

O pior de tudo é: VICIA! Alguns são imunes, e se você é um deles, te saúdo! Eu não assistia essa 10ª Edição, até voltar do Rio de Janeiro. Fiquei 1 semana lá, na casa de praia dos tios da minha namorada. E lá tinha o Pay-Per-View 24h... Fui pro RJ nem sabendo direito do BBB, e voltei torcendo pro Dourado (se bem que as tirinhas também ajudaram nisso). Não vou falar muito sobre BBB... Tudo que tem para ser dito sobre tal programa já foi dito... E se ainda não foi, não serei eu que o farei. Bom, se teve algum outro Reality Show na Globo, eu realmente NÃO ME LEMBRO. Então devo dizer que foi uma porcaria.

Novelas da Globo... Consideradas as melhores da TV brasileira. De fato, a qualidade delas é ótima. Fotografia, voz, atuação... Tá, atuação nem sempre... Mas alguém já viu novela do SBT? Então né... Novelas globais são interessantes... Mas não como antes. Sério, eu gostei de Beijo do Vampiro, Chocolate com Pimenta... E só. Acho que são as únicas duas novelas que gostei mesmo, até hoje. O resto nunca me chamou muita atenção. E chamam cada vez menos. Essa Tempos Modernos que está passando agora? Não assisti 1 episódio inteiro até hoje! Só assisti quando era obrigado, como no dia em que fui em um lanche e por acaso o telão do local estava ligado na novela. Agora, em casa, ligar a TV, e assistir MESMO, eu nunca assisti.

Bom, acho que já falei dos 3 carros chefes da Globo, né? Humor, Novela e Reality Show (BBB). Sim, a Globo tem uma coisa ou outra que é boa para assistir. Os especiais de música Som Brasil e Por Toda a Vida, eu os achei excelentes. Resgataram bastante a musicalidade que havia nos programas antigos globais. Programa do Jô é outro programa que vira e mexe e me pego assistindo. É engraçado, tem informações interessantes (interessante não é sinônimo de útil, ok?), e tem o Bira. Jornal Hoje eu sempre assisto no horário do almoço (hoje foi excepcional). Eu e meu amigo já chegamos a conclusão de que o JH ainda receberá o prêmio de melhor programa de Humor na Globo. São "as noticias mais inúteis do seu dia"!

Globo. 45 anos. E já tá caducando... E depois o Silvio Santos que é maluco!

Tá, ele é.

13 Comentaram...

Planeta Laranja disse...

Tem a copa, o 4° carro chefe da Globo.

Guten disse...

Voz, você já começou errado falando no humor da Globo, por um simples motivo: NÃO existe humor de verdade no Brasil, quanto mais na Globo. Essa ondinha de stand-up comedy não passa de uma desculpa para recontar as mesmas piadas velhas de sempre sob um novo foco. Rafinha Bastos e assemelhados não durariam 5 minutos contra um George Carlin (que Cthulhu o tenha) ou Sarah Silverman da vida. Humor inteligente é raro, e falar de humor [auto-]depreciativo (que é um dos melhores tipos) no Brasil é nostalgia do que nunca houve.

Novelas... bom, realmente existem umas boas, como as supracitadas, Sinhá Moça (sim, eu acompanhei o primeiro remake) e... e... bom, acho que é isso para as novelas.

Sobre reality shows: acompanhei a primeira semana do BBB 1 de curiosidade. Estou de luto até hoje pelo tempo perdido.

Dimas disse...

Vale lembrar que a globo só é o que é hoje pois na época da ditadura brasileira dava noticias que o país estava uma maravilha enquanto tinha gente sendo morta e presa sem ter feito nada............

Roberto Marinho o fundador da globo e falecido era um dos maiores apoiadores da ditadura e o governo pagava para ele passar noticias falsas ou manipuladas para os brasileiros enquanto censuravam as outras emissoras ae com monopólio a globo virou o que é hoje.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_marinho

http://www.consciencia.net/2003/08/16/toledo1.html

a globo manipula mais que os EUA!!

Unknown disse...

ORGANIZAÇÕES GLOBO = MANIPULAÇÃO.
Meio de comunicação onde grande parte de brasileiros ainda dão um grande veto de credibilidade (lamentavelmente).
O curioso que ela esta comemorando os 45 anos justamente em ano de eleições presidenciais, cujo nº de campanha dos tucanos é o 45. É muita coincidência ou será mais umas das "fórmulas" de manipulações com o telespectador?

Chaves Papel disse...

O melhor progra da Globo é o do Jô, ele é sensacional, não sei pq algumas pessoas não gostam dele.

Concordo com o Guten, o George Carlin é fodástico! Eu nunca vi um parecido com ele aqui no Brasil.

Ah, faltou o futebol no texto.

Unknown disse...

Tem umas ótimas miniséries de humor que já passaram na globo como os normais,os aspones e minha nada mole vida,nenhuma dalas citadas no texto.

Rodrigo Chaves disse...

Vocês já assistiram o "Além do Cidadão Kane"? O documentário sobre o Roberto Marinho e a Globo que feito pela BBC e foi proibido no Brasil? Procurem na internet que tem. É bem interessante.

Yamato disse...

A única coisa, ou melhor, pessoa que gosto na Globo é a Mariana Godoy. O resto, confesso, nunca assisti á um Big Bunda Brasil. Então sou imune. E para mim dourado é uma espécie de peixe. De resto, fui!!!
Foda-se a Globo. Tenho tv a cabo e assisto ao History Channel. Ou Universal (só por causa do House e do Law And Order SVU).

Unknown disse...

Quando a Globo faz uma coisa realmente boa, não dá audiência nenhuma. Exemplo do Som&Fúria.

Alessandra disse...

"É tanta bunda e peito, que você nem sabe se é um programa de humor com apelo sexual, ou um programa sexual com apelo humorístico!" Um período que resume muitas coisas. Totalmente de acordo, mas você podia fazer um post especial só pra falar da imprensa brasileira. O senso de jornalismo imparcial é quase o senso de Democracia que vivemos. o/

Raquel (?) disse...

Concordo com o Arty, a maioria das atrações globais relevantes são vistas por uma minoria e olhe lá (vide "A Pedra do Reino", um dos maiores fiascos de audiência da emissora). Matérias jogando pedras na rede bobo são pra lá de comuns, entretanto poucas se prestam ao serviço (e bote serviço nisso) de procurar as tentativas, muitas delas altamente fail devido a audiência quase nula, de colocar programação de qualidade pro público

Anônimo disse...

Chico Anysio, Viva o Gordo e TV Pirata eram ótimos programas, que tiravam de letra o fato de não poderem dizer certas coisas na TV. O roteiro inteligente garantia tudo ali. Era riso garantido, e muita qualidade!

Babi disse...

é isso aí.
Tem a copa, o 4° carro chefe da Globo.[2]

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo