terça-feira, 20 de abril de 2010

Avatar FiliPêra

O fim do anonimato nos comentários do NSN

 

image

Sempre prezei pela Liberdade máxima aqui no blog. Tanto para com nossa política editorial com os escritores e colaboradores, quanto para nossos comentários. Já li muita merda postada em nossas caixas de comentários, e devo dizer que realmente tive vontade de apagar boa parte delas, tudo para manter a ordem, mas acabava por deixar a coisa fluir. Não sou moralista, e não ligo para críticas, desde que sejam minimamente embasadas. Muita gente liga, inclusive alguns autores nossos, que viviam me pedindo para apagar certos comentários, mas como alguns deles não quebravam nossas (poucas) regras, eles ficavam por lá.

Mas um problema nos comentários era patente: Anônimos! Eu sempre odiei anônimos. Fale o que quiser, mas tenha um mínimo de coragem para se identificar, nem que seja pra colocar um Troll_Master no nick, e um link para um site inexistente. Ou sei lá, use um nick melhorzinho, tipo Voz do Além! Eu tolerava anônimos comentando porque o sistema de comentários nativo do Blogger tem uma falha: se você excluir o parâmetro Anônimo, ia junto o parâmetro Nome/URL, que é bem útil, e o mais fácil de ser utilizado.

Eu até deixaria os Anônimos continuarem postando, mas entrou em cena os deputados do nosso Brasil (vamos dar nome ao boi: Gerson Peres, do PP do Pará), que estão criando uma lei que pune o blogueiro pelos comentários do blog. E, na boa, assumo pelo que escrevo (como estou assumindo, sendo processado), mas não pretendo pagar por alguma coisa que uma outra pessoa escrever. E como hoje vivemos tempos do politicamente correto, onde qualquer coisa que se fala ofende meio mundo e é passível de processo, decidi acabar com a farra nos comentários.

Agora só é possível comentar logado no Blogger, no Wordpress, no LiveJournal, no TypePad, no AIM, ou com uma conta no OpenID. Caso não tenha nada disso (acho difícil), recomendo que faça um OpenID, que é bem útil e fácil. Nesse post AQUI, o Compulsivo explica como funciona o sistema, bem como suas vantagens.

É isso, teremos menos comentários, com certeza, mas espero que a parte deles com qualidade alta, continue por aqui!

 

PS: Para saber mais sobre a lei, clique AQUI.

PS 2: Blogger, vamos melhorar esses comentários, e colocar suporte a respostas, logins de outros serviços, informações como IP, e bloqueio a trolls, e um sistemas anti-spam (a gente quase não recebe, mas tudo bem) decente.

É NOZES!!!

20 Comentaram...

Lorde Velho disse...

Cara, tá certo que o motivo para acabar com o comentários anônimos, o tal projeto de lei, é um saco (mais uma mostra de como o sistema legal brasileiro não entende a internet), mas tirando isso só posso parabenizar vocês por banirem os anônimos. Nunca vi sentido em permitir manifestações sem um mínimo de identificação, é quase como pedir pra ler cretinice. Liberdade de expressão envolve responsabilidade pelo que se diz e faz. Fale as merdas que quiser, mas com o seu nome lá pra queimar.
Sendo assim, parabéns pela decisão... e assino embaixo!

Unknown disse...

Sempre existe a possibilidade de abandonar o sistema nativo de comentários do Blogger e usar outro, como o IntenseDebate por exemplo.

Mas de qualquer jeito apoio a decisão, um blog com o público alvo do NSN não tem necessidade de manter comentários anônimos.

Ivã disse...

A pergunta pode ser boba, mas vai lá: porque vocês não trocam o blogger pelo wordpress? Não sou blogueiro, mas leio um bom número no google reader, e a galera curte bastante o wordpress pelos plugins etc.

FiliPêra disse...

Primeiramente quero agradecer aos comentários de aprovação e pelo fato de terem entendido!

Agora as respostas: Estou estudando a possibilidade de instalar o IntenseDebate, vendo como está os blogs com ele instalado estão se comportanto. Já usamos o HaloScan aqui, que era bom, mas tinha as suas deficiências. Farei uns testes com ele em breve. O grande problema é o próprio Blogger, que não permite a importação desses comentários, caso queiramos abandonar o sistema depois.

Quando ao WordPress, está nos nossos planos fazer a mudança, mas antes preciso me familiarizar com o sistema, e achar uma hospedagem 100% e com um bom preço, pois não quero dor de cabeça (nesse aspecto o Blogger é perfeito).

Panthro disse...

Ok, está funcionando.

Acho uma boa. Trolagem é um saco.

Anônimo disse...

Mais uma lei que só serve pra encher o saco, agora é todos os donos de blog, inclusive eu, ficar preocupados com os pentelhos da net.
Apesar de que alguns comentarios que somente emitem uma opiniao radical, nao hostiliza grupo social e afins nao vejo qq problema. porém...

PAULO HENRIQUE DE DEUS disse...

Até que é uma boa lei o que esse tal deputado tá querendo implantar. Mas não gosto de nenhuma intervenção politica na internet, isso cheira a ditatura (ou é exagero meu). Mas ainda é uma boa lei, já que o que não falta e gente que escreve merda e coloca anônimo nos comentarios, porque não tem coragem de assumir o que escreve.

Drogo Hamwich disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Drogo Hamwich disse...

Realmente...
acho q ficar bloqueando a expressão dos outros é uma ditadura, se o cara comentou anonimo, ele teve um motivo pra isso, mas entendo o que vc fez
PS: é meu primeiro coment sem ser anonimo e meu 4º coment geral *-*

Yamato disse...

Concordo. Quem tem sua opinião e quer passá-la aos demais deve se identificar. Utilizo meu nick há uns bons anos, desde que me interessei pela informática e pretendo continuar usando. E, atualmente, o único blog que frequento e posto (acho que esse é o termo, se correto não sei) sempre que acho dev ido minhas opiniões aqui. Quanto ao politicamente correto dito no post acho ridículo. Político pode roubar e não ser preso; padres e pastores podem abusar de fiéis com seus dízimos e favores sexuais e abuso de menores e são absolvidos pelo Senhor; agora basta relatar algo a respeito disso para algum destes acima citados se sentir ofendido e querer processar o blogueiro ou os que tem suas mentalidades formadas quanto aos atos sujos dessas laias. e não esqueçamos que até o partido atual mandatário do país já quis ( e ainda quer)censurar veículos de imprensa, sejam escritos, radiodifundidos, televisionados ou a própria internet a exemplo de outros países "democráticos". Mas o Google está aí e ao que tudo indica o Grande Irmão ainda não se curvou aos ratos que espreitam a humanidade esperando que pegue no sono para que possam se aproveitar disso.

Unknown disse...

cara, daqui a pouco vão nos pedir o CPF antes de comentar em um blog... nunca fui chegado em anônimos, porem tal lei me faz pensar que certos deputados eram muito criticados na rede... ou quem sabe, sei lá... eles tinha medo de "Denuncias" ops... posts anônimos rsrsrsrs.

Aleatório disse...

Bem,

Eu sempre postei os comentários com a conta do google, então eu não terei muitos problemas.

Nós devemos jogar com as regras que nós são dadas e se o pessoal do blog não quer se incomodar, essa idéia de cancelar o anonimato é uma grande idéia.

=D

Juan Franco disse...

Pessoal, Art 5º inc IV da CF. " è livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato."

Se a nossa própria Constituição veda o anonimato, não há razão para manter essa opção no Blog. Quem postar, tem que ser homem de assumir pra todos o que fala.

Tavares disse...

Eu sempre fui perseguido pelas minhas opiniões, mas nunca fui anônimo, uso nomes falsos.

Liberdade de expressão todos nós queremos, desde que não nos ofendam em nossas opiniões superiores.

Um dia todo mundo será perseguido pelo que diz, anotem o que estou dizendo. Perseguir e censurar os outros é fácil, mas nós não gostamos de ser censurados nem perseguidos.

Os mesmos políticos que estão aprovando essas leis são aqueles que no passado "lutaram contra a censura".

Em muitos blogs, comunidades do orkut e forúns eu já fui censurado.


A internet ta cada vez pior, ta virando uma casa de mariquinhas, leis existem para serem questionadas e não aceitas.

Eu pretendo abandonar a blogosfera e passar a publicar em papel. Qualuqer idiota vira rei aqui, não to mais achando nada disso, bateu desânimo até para atualizar o blog, acho desperdício, ninguém leva isso a sério.

Vejam o caso da Vacina Suína, todo mundo falou, falou, mas o Gado foi correndo se vacinar, não tem jeito!

Isso aqui já deu o que tinha de dar. Tá na hora de tirar o plug, a internet não serve pra expresar ideias, só para vender bugiganga e mais nada.

Quando todo mundo rema para frente, dê marcha a ré e você encontrará o caminho certo.

Murilo Andrade disse...

Se o Blogger não aperfeiçoar o sistema de comentários acredito que a melhor opção seja realmente a migração para o Wordpress.

Abraços.

Dão disse...

sabe porque eles querem banir os anonimos, para processar mais facilmente quem comentou, ditadura que te aguarda. vamos ver onde isso vaim dar

Sonia Weisheit disse...

Adoro a democracia do nosso país¬¬

Anônimo disse...

Já pensei em mudar o Antes da HORA para o Wordpress também, sempre fico nessa dúvida. A única coisa que me irrita no Blogger é o sistema de comentários mesmo. Se ele fosse igual ao Wordpress nesse sentindo, seria perfeito e jamais sairia do blogger.

Sua decisão foi correta, Voz!

Anônimo disse...

Nunca fui muito a favor de comentários anônimos, porem acredito que tomar destas atitudes não é a melhor opção.

Entendo a posição de vocês, em nosso site também estamos pensando em alternativas para contornar o problema.

A duvida que fica no ar é a seguinte: O que vai ser dá próxima vez?

Anônimo disse...

Eu sou a favor dos comentários com identificação e tudo mais o que for necessário. O Bom que nem os anônimos tem coragem de comentar lá no PopNutri, he-he! Agora esse povo que fica falando de nova ditadura, censura na internet e blá blá blá é uma grande balela, tenha culhões e comente DeCentemente, com respeito, com bons argumentos e sem agredir o autor do texto.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo