segunda-feira, 12 de abril de 2010

Avatar FiliPêra

[#ErotikaFair] A arte erótica de Jacques Gassmann

 

Ao dar de cara com um dos quadros do artista plástico Jacques Gassmann, a primeira coisa que se pensa é: “Caraca, quero colocar isso na minha sala”. Suas pinturas são simples, mas daquelas que são pretensiosos no tom certo. Basicamente elas têm gente copulando, com uma certa ênfase artística em vaginas, e te fazem imaginar quanta gente pelada ele vê por dia pra compor aquelas imagens. Eu passei na frente da galeria dele no primeiro dia de Erotika Fair, mas acabei não trocando uma idéia com o cara, partindo direto pra perdição carnal da Erotika Hot.

No segundo dia cheguei mais cedo - meia hora mais cedo, na verdade - e resolvi fazer uma rápida entrevista. Jacques é um daqueles artistas clássicos, que prefere se concentrar na esquecida pintura, ao invés de se voltar para outros meios ditos mais modernos - e mais facilmente fazedores de dinheiro. Ao ser questionado do porquê ter escolhido o erotismo como principal tema dos seus trabalhos, ele é taxativo: “A Arte morreu! O computador praticamente tirou a criatividade dos artistas e transformou tudo num monte de colagens.” É difícil não concordar, mesmo não conhecendo profundamente as Artes Plásticas, como é o meu caso. Ele também aproveita e alfineta meio mundo de artistas. “Praticamente todos os artistas pintam paisagens, barquinhos; o tipo de coisa pra ter aceitação imediata. Percebi que pintar o que se gosta é mais prazeroso, no meu caso, sexo”.

Logo depois ele ri - ele é do tipo gente boa, mas que parece não rir muito - e mostra que ele mesmo às vezes dá um tempo na retratação do sexo, e pinta paisagens. Para provar isso, ele me mostrando uma régua de papel de 20 centímetros com quatro reproduções de obras deles: duas delas com jogos de futebol (um no campo e um na praia. O do campo parece ser um Corinthians x Palmeiras), um rio cheio de palmeiras em volta, e outra com flores meio psicopatas.

Seus quadros contém orgias em cores gritantes e por vezes desconexas. É o tipo de imagem interessante para se causar impacto e deixar aquela impressão forte na cara de quem o vê, ideal, justamente para decorar as salas ou consultórios dos mais saidinhos. Os preços dos quadros são direcionados exatamente para o seu público-alvo, o que quer dizer que eles não são baratos. Variam de 4 a 7 mil reais (chegando a 10 mil), que admitamos, valem a pena, principalmente comparados aos 12 mil de um dos quadros enfadonhos - mesmo que bem pintados - do Carlos Alberto Parreira.

Seus clientes geralmente são caras ricos, daqueles que não têm problema nenhum em ter imagens sexuais nos escritórios e nas salas - além de grana para desembolsar em telas. “Infelizmente a Arte não é para os pobres. Eles têm uma certa curiosidade ou espanto ao ver as minhas obras, mas realmente não as compram, provavelmente nem se tivessem dinheiro”, ele diz sobre seu público. Empresas do ramo sexual querendo obter obras eróticas sofisticadas, ou casas de swing buscando inspirar seus clientes são outros dos seus habituais compradores. Ele ainda diz que de vez em quando é contratado para fazer obras sob encomenda. Eu não me atrevi a perguntar se isso envolve ver donas ricas fazendo sexo com seus maridos, mas no momento da entrevista imaginei que deva ser por aí.

 

Pra terminar perguntei como tava o movimento na Erotika Fair. “Olha, o movimento tá bom, mas as compras nem tanto. Tem gente comprando, claro, e bem, mas tem muito daqueles guris de balada, que só olham os quadros e riem… a Arte não é pra eles” “Punheteiros?”, pergunto. Pela risada vejo que é bem por aí…

 

Se tiver a fim de encomendar alguma coisa do Jacques, é só mandar um email para jacques.gassmann@hotmail.com ou ligar para (0xx11) 9107-5255

2 Comentaram...

Vagno Fernandes disse...

Muito boa essa entrevista, concordo em vários pontos com o Gassman. Eu mesmo sou um amante da arte erótica, inclusive desenho algumas peças também, pra quem quiser conferir é só clicar aí no meu nome. Serpieri (o "pai" da Druuna), e Giovanna Casotto são alguns de meus ícones nesse segmento.

adriana pasquotto disse...

também pinto quadros! achei tudo uma maravilha!!!o próprio tema, as cores, a colocação dos desenhos, o movimento, tudo me agradou bastante...são impactantes desde a primeira vista...deu tudo certo se é esse o seu propósito! não pinto quadros deste tipo mas bem que gostaria de ter um desses no meu quarto...é que sou meio tímida e convivo com pessoas do meu jeito...agora, eu tenho alma de artista, mas outros... bjss pra vc e viva!!!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo