segunda-feira, 8 de março de 2010

Avatar Colaborador Nerd

Oito de Março

Por Letícia Roese*

 

homem_mulher

Seria apenas mais uma data qualquer, se a mesma não fosse lembrada pela reflexão que nos traz (ou pelo menos deveria trazer). Pode-se dizer que a responsável por propor a homenagem foi Clara Zetkin, um política alemã que lutou e ergueu a bandeira por igualdades sociais entre homens e mulheres. A idéia foi lançada em 1910, no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, como forma de aumentar o apelo do partido para obter o direito de voto e abolir a escravidão sexual.

No Brasil, somente em 1827 as mulheres tiveram o direito de estudar nas escolas,em anos anteriores a esse, nós éramos proibidas de frequentar as instituições de ensino. Mas só em 1879 que tivemos o direito de cursar uma faculdade e ainda assim éramos criticadas pela sociedade.

Lembro-me com isso de uma história que minha mãe conta de quando eu nasci. Há 24 anos atrás, meu pai pediu que ela parasse de trabalhar para cuidar das filhas (eu e minha irmã mais velha, hoje com 28 anos), mas não por machismo e sim por costumes da época. A sociedade “impunha” isso, não se deixava os filhos com “qualquer pessoa”, e as creches não eram tão numerosas antigamente. Logo, minha mãe, professora, decidiu dedicar sua vida ao ensino exclusivo de suas pequenas.

Bom, mas nem por isso hoje minha mãe é uma mulher menos inteligente, menos independente ou menos informada. De lá pra cá mil coisas mudaram e nós mulheres, constantes camaleoas, não tivemos a mínima dificuldade de nos adaptar aos moldes que essa nossa sociedade 99% machista pede. Pelo contrário! Cada dia mais ouvimos que as mulheres dominaram isso e dominaram aquilo. Os próprios meninos d blog NSN já admitiram que não dava mais só pra homens escreverem sobre HQ’s, filmes, jogos, gadgets e outras coisas. Era preciso também um olhar feminino sobre as coisas, que antes eram ditas “exclusivo para meninos”.

O público feminino foi invadindo os comentários, de franjinha do lado, brinco de strass, salto alto, com um olhar único e sedutor que só nós temos e pronto, já tomamos conta do pedaço! Não foi preciso muito para que abrissem um “quarto rosa” e começássemos a discutir lá dentro, entre troca de esmaltes e chapinhas no cabelo a dominação mundial que nem imaginam eles, já estava acontecendo.

Dominação essa que não visa acabar com o “reinado masculino” e sim fortalecer. Frase célebre “A união faz a força” deveria ser o lema do dia de hoje. Homens e mulheres lutando juntos para construir uma história de igualdade, uma história de força e respeito. Respeito mútuo! Já que é sabido que é preciso primeiro respeitar para ser respeitado. E por fim, a tal dominação mundial.

Clichê ou não, essas palavras não deveriam ser lembradas somente no dia de hoje. Deveriam ser lembradas sempre, para uma boa convivência não só entre homens e mulheres, mas entre seres humanos.

Vamos acabar com a história “Eu não preciso de um homem.” X “Eu não preciso de uma mulher.” Fato é que todos nós sabemos que precisamos sim uns dos outros. Pense você (casado ou não) o quão bom não é chegar em casa e ter uma pessoa nos esperando, um homem que sai logo cedo para o trabalho e nos deixa um bilhete no espelho do banheiro desejando um bom dia, um café pronto na mesa da cozinha com uma rosa ao lado… uma mulher ainda que cansada, busca o filho na escola, faz as compras, chega se prepara toda cheirosa e senta-se ao lado dele no sofá, mesmo que seja uma quarta-feira e o programa que irão assistir juntos será o futebol. Sei, claro, que essa parte do texto pode ser uma visão meio romantizada de relacionamento ideal entre homens e mulheres, mas sei também que é uma relação possível e cada dia mais constante.

 

image

As diferenças estão cada vez mais somente biológicas. E esperamos que continue assim. Homens e mulheres podem viver em perfeita harmonia sim. Independente de cor, religião ou idade, que as mulheres cada dia mais conquistem seu espaço AO LADO do homem na sociedade e que a única diferença seja a maquiagem e o salto alto.

Talvez esse não seja um texto propriamente dito nerd, bom, na verdade não o é mesmo, é só minha singela forma de parabenizar a todas as she-nerds por mais este começo e aceitar com lisonja, gritos histéricos e promessas de “eu vou me esforçar” (yn) para cada dia mais fazer com que essas diferenças sejam diminuídas e os laços estreitados.

Por fim, já que instituíram o dia de hoje somente para nós mulheres, acho que devemos sim ser mimadas. Aceitamos todo tipo de presentes e carinhos. Meninos deixem recadinhos carinhosos para suas melhores amigas no celular, bilhetinhos na mesa do escritório, um bombom, ou um capuccino com pão de queijo no fim do dia, elas vão adorar #fikadika ;)

Vida longa e próspera à todas nós mulheres, nerds ou não. E não só dia 08/03, mas sempre.

Um beijo carinho do lado ‘coração’ das she-nerds,

Letícia Roese

_______________________________________________________________

A @letiroese é publicitária, não tem nenhum interesse definido, é loucamente apaixonada pela sobrinha, gosta de todo tipo de nerdices e tem o lado mais coração do que razão. Quase não deu pra reparar né?

20 Comentaram...

Anônimo disse...

Se as mulheres pudessem ser mais fáceis de conquistar, seria bom. Nerd sabe mais do que ninguém como é difícil (e muito) conquistar uma boa mulher.

Leti Roese disse...

Não acho que sejamos difíceis de se conquistar, aposto que somos infinitamente mais fáceis do que um chefão no final da fase de qualquer videogame. E assim como para ganhar o chefão você precisa ir pelo caminho certo, com a mulherada é a mesma coisa. Basicamente isso. Facilitei sua vida? ;)

Naiandra disse...

A diferença é que quando vc não consegue matar o chefão no videogame é só recorrer ao google que vc acha todos os segredos e manhas para realizar o feito... já nós mulheress viemos sem manual de instrução, o que deixa o jogo ainda mais interesante! Não há detonado que resolva ehhe...
Mas falando sério.. acho que nós mulheres ainda temos muito que crescer na sociedade, entretanto não são os homens que sempre brecam esse crescimento... muitas vezes a mulher deixa de crescer por se sentir culpada.. por achar q tem que ficar em casa cuidando dos filhos... e não é assim... ela tb tem que trabalhar e educar os filhos para terem orgulho da mãe, assim como ocorre com o homem... essa superação tb tem que ocorrer e para isso não dependemos do homem ou da sociedade.. certo??
P.s - Adorei o post!

Leti Roese disse...

Mas no Google vc tbm acha um manual de "como conquistar a mulher" hahahahaha Até manual de instruções tem se duvidar :P~
Mas concordo que nossas mudanças e superações dependem única e exclusivamente da gente, para a coisa toda acontecer, basta querer ;)

Panthro disse...

O meu sonho seria um mundo em que não existisse divisões entre homens e mulheres no que diz respeito a papéis sociais. E que todo mundo fosse simplesmente como quer ser. Porque todas as vezes que eu ouço que homem é assim e mulher é assado me dá um cansaaaaço...

Mas o fato é que ainda se criam as meninas pra serem frágeis. Se castra as meninas e depois se fala de complexo de castração. Mas desde crianças elas são ensinadas a serem frágeis, delicadas, a obedecer e esperar. Não é estúpido isso? É se privar de mais da metade da sociedade! quantos Einsteins não usavam saias e aprenderam a não questionar porque não ficava bem pra uma mulher? Acho que esse é um dos maiores crimes que a sociedade já cometeu.

E eu quero muito acreditar que as novas mulheres vão educar suas filhas pra serem pessoas e não mulheres. E que vão escolher homens que não lhes impeçam de serem humanas antes de serem mulheres.

Eu ia dizer que não acredito que isso se torne verdade tão cedo, mas basta ver a revolução que os nerds conseguiram em 20 anos. Então ainda tenho esperanças!

Panthro disse...

Ok, lembrei que o Marcelo Dourado é o herói da nova geração.

Não quero mais brincar.

monoe77 disse...

Poxa, se eu fosse nerd o suficiente a gente iria ficar junto e iríamos passar as noites de quarta no sofá do JK vendo um filminho bacana. Mas fui do Atari ao Play 1, é muito pouco né?
Beijos...

Leti Roese disse...

Panthro, meus pais não me criaram pra ser frágil, essa visão do 'castrar' a mulher já vem mudando e muito de uns tempos pra cá acredito eu. Feminilidade é diferente de fragilidade.
Hoje já vejo a diferença na educação que minha irmã dá à minha sobrinha, e assim como você, torço para que essa mudança seja permanente, que ela seja educada de um jeito diferente do qual minha irmã foi e do qual eu fui tbm.
Não sei qual o seu "tão cedo", acho até que 24 anos não é muito, passou tãaao rápido hehehehe
Tenha esperanças sim, eu tbm estou nessa, já vejo primas de 10, 7 anos ou menos e a história com elas já é diferente. Tomara que continue assim.

Leti Roese disse...

Monoe77 no sofá do JK!? hehehe
Mas eu falei do futebol pq gosto do futebol! haha O que seria nerd suficiente? Eu não cheguei a ir pro Play1, isso me faz menos nerd?
Tirando as quartas de jogo do GRÊMIO, podemos pensar no caso do filme... #oeeeeee =x ;*

Monoe77 disse...

Pô, então tamo fechado, quarta com jogo do Imortal as noites são na Geral. hehehe. Pô, acabei de me mudar, o sofá é o centro da casa... Bj.

Leti Roese disse...

Vc tbm é gremista?! Poucos se refeririam ao IMORTAL como tal! =O

Monoe77 disse...

Gremista da gema. Presente no Olímpico naqueles 5 X O no Palmeiras (época boa). Aliás ano passado na despedida do Danrlei pude sentir aquela emoção novamente. Paulo Nunes na ponta esquerda, cruzou, Jardel de peixinho, que maravilha. Ainda bateu no travessão antes entrar, sabe quem estava no gol? O Maza.... Bj

Leti Roese disse...

Gremista da gema #euri Danrlei, Paulo Nunes, Mazzaropi!? MOMG!
Quais a chances de achar perdido nos comentários de um post um nerd que goste de futebol e ainda gremista? Baahhh, estou em choque! hehehe ;*

Monoe77 disse...

Quando vier a Porto dá um tok, te levar na Geral. Bj

Leti Roese disse...

Opa! Preciso ir msmo na lUjinha do Olímpico comprar coisinhas! hehehe #mulherzinhafellings ;)

Joelma Alves disse...

"Quais a chances de achar perdido nos comentários de um post um nerd que goste de futebol e ainda gremista?" As chances são boas,eis aki mais uma o/

Leti Roese disse...

Joelma! vc tbm!? hahahaha o vermelho do NSN nem incomoda mais minha visão hoje... coisa linda bem no meu post dois gremistas, DOIS! \o/ :D

Monoe77 disse...

Quase uma confraria.....

Leti Roese disse...

Próximo jogo, domingo 14/03, 19h30 - a vitória será meu presente se aniversário! (h) hahaha

Glenda disse...

Eu gostei muito do que tu escreveu e me indentifiquei com os pensamentos, pois são os mesmos dos meus. Eu tb sou muito mais coração do que razão!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo