terça-feira, 16 de março de 2010

Avatar Murilo

MTV X Google

 

image

Desde que surgiu em 2005 o YouTube se tornou um dos maiores fenômenos da internet e sinônimo de vídeo. O problema desse sucesso é que o site já se envolveu em inúmeras batalhas judiciais sobre direitos autorais. Não é incomum ver episódios inteiros de séries e animes serem excluídos do nada pelo site. Agora a MTV Brasil notificou extrajudicialmente o Google e quer receber por todo o seu conteúdo que está presente no YouTube. Enquanto isso quer ver toda a sua produção excluída do site.

Essa questão de direitos autoras é algo complicado. As emissoras acreditam que as pessoas deixarão de assistir o programa na TV por poderem encontrá-lo facilmente na internet e ver quando preferir. Mas eu não vejo bem assim. Muitas pessoas procuram algum programa no site porque não têm tempo de ver o programa no horário ou porque só quer ver um quadro ou outro dele. Ou seja, não chega a afetar a audiência de um canal. Há também casos de pessoas, eu incluso, que procuram cenas, trechos ou episódios para ver se tal série ou filme vale de fato a pena antes de comprar o DVD. Também acontece de eu descobrir bandas novas por clipes por meio dos seus clipes no site e vir a comprar o CD depois. Ou seja, YouTube antes de tudo vale como divulgação de marcas. Lembro que antes estúdios de animes exigiam que os episódios de suas séries fossem excluídas, só depois percebendo a cagada que estavam fazendo e colocando elas mesmas algumas cenas para divulgação. Isso prova que a maioria dos executivos não compreendem como funciona a internet e as oportunidades que ela traz. Por isso ainda veremos muitas outras vezes casos como o da MTV envolvendo o YouTube e outros sites semelhantes.

 

[Via Brainstorm #9]

10 Comentaram...

Planeta Laranja disse...

A mesma coisa aconteceu com as músicas da Warner. Será que os executivos ainda não sacaram que o YouTube pode ser um grande parceiro para divulgar seus produtos?

Eu sou um comprador incurável de cds. Mas para isso preciso conhecer o que pretendo comprar. Com a decadência das rádios, o YouTube virou uma excelente oportunidade de conhecer os trabalhos musicais e cinematográficos que estão aí a venda.

Além disso, o mesmo YouTube é uma forma de obter músicas raras, que as próprias gravadoras vivem ignorando em lançar e relançar.

Tavares disse...

eu amava a MTV




em 1994

mp10 disse...

Ri esses dias pq o Marcos Mion embedou um vídeo dela na MTV que estava no YouTube no blog dele do R7, like, totalmente ilegal na visão da MTV!

É estúpido que eles não coloquem as coisas no YouTube por vontade própria.

Gringo disse...

A MTV Brasil não tem o Overdrive? Colocar o conteúdo deles na internet não é problema, eles apenas querem exclusividade.

Pena que o Overdrive não é acessível fora do território brasileiro.

Babuh disse...

Mas q burrice esse ´post, a MTV não tá com medo de perde os telespectadores por que audiencia do canal não é lah grande coisa, o problema é q desde o ano passada a MTV disponibiliza todos seus progamas no Portal Mtv e tambem da para assisti ao vivo no computador, e o material q o Youtube mostrar são de esclusividade do portal deles

Murilo Andrade disse...

@Gringo e @babuh

Não é bem assim. Sim, de fato eles tem o Overdrive. Mas não se esqueçam que a MTV Brasil limou todos os videoclipes da sua programação pra não perder a audiência para o YouTube.

Gardenaro disse...

Alguém vai deixar de ser milionário. Licença que eu vou chorar ali no canto e já volto.

Baixo sim. Se tem pra baixar facilmente pela Internet pq eu vou gastar uma porrada com mídia física? Como se já não fosse suficiente pagar um absurdo por uma Internet banda larga sem opção de excolha.

Anônimo disse...

MTV !

VAI SE FUDER !

camisa polo disse...

não sei até que ponto mesmo isso faz sentido, mas.. brigar com o youtube, sendo que o conteudo ta todo disponivel no portal mtv? acho besteira..

https://www.plantasdecasas.com disse...

Meu... só entro no Youtube pra ver coisas que não sabia que havia acontecido... gente que comenta de tal coisa.... mas não é costume ficar bisbilhotando la dentro... Na verdade na MTV tem um clima... é diferente!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo