terça-feira, 9 de março de 2010

Avatar Murilo

Mangá de CSI no Brasil?

 

image

Em um país como os Estados Unidos, onde os mangás eram lançados com tradução desleixada, qualidade gráfica duvidosa e censurados, o surgimento da editora Tokyopop foi um verdadeiro furacão. Seus efeitos no mercado foram tão fortes que forçaram as concorrentes a melhorar sua linha editorial se quisessem sobreviver. Não satisfeita, começou a publicar mangás americanos, conhecidos como “world mangas”, e os fez famosos e extremamente vendidos. Entre os lançamentos, estavam mangás no mínimo peculiares, por assim dizer, como os Caça-Fantasmas e CSI. O último acabou de ser anunciado pela NewPop, num ímpeto oportunista, tendo em vista a alta audiência que a série alcança na Record no horário nobre. Confira a história:

 

“Kiyomi é uma garota com sérios problemas financeiros. A TV a cabo foi cortada, o telefone, e falta pouco para que ela e seu pai peçam auxílio do governo em algum plano de auxilio do governo. Mas a jovem Kiyomi tem um sonho: trabalhar no CSI. No dia que ela foi fazer a prova do programa de estágio, uma garota é assassinada e ganha grande destaque na mídia.

Depois de aprovada no teste do CSI, junto com outros 4 rapazes bem peculiares, Kiyomi começa a visitar as instalações do CSI e a aprender com os mestres. Enquanto vai descobrindo as intrigantes técnicas de estudo forenses, Kiyomi e seus amigos descobrem que a garota assassinada, chamada Greta, era colega de escola deles. E, seguindo as evidências, a pessoa que a matou conhecia as técnicas forenses. Então... o assassino pode até mesmo ser um dos cinco estagiários escolhidos para o programa do CSI.”

Eu não consigo parar de olhar esse mangá de CSI com péssimos olhos. Um quadrinho que de mangá, provavelmente, tem pouco ou quase nada, só querendo lucrar em cima da crescente popularidade dos mangás nos Estados Unidos, que já vendem mais que qualquer gibi topo de linha da DC ou da Marvel (mais sobre isso talvez eu fale antes de 2012). Tudo bem que ainda não li a história e nem conferi as imagens direito (a responsabilidade de resenhar sobrou para a Beatriz Paz, afinal novato só se ferra), mas não vou deixar de comprar um mangá que coleciono por isso aí. E essa temática teen da história me soa esquisita. CSI já é uma série inverossímil, porque nenhum perito conversa com as testemunhas, mas desde quando o CSI abre programa de estágio? Uma estratégia para manter os protagonistas jovens, quem sabe?

E ainda quero aproveitar este espaço pra reclamar da NewPop. Conversei com o editor Júnior Fonseca sobre como funcionava a distribuição da editora. Segundo ele, em bancas de todo o país. Mas eu me pergunto então como em nenhuma banca do meu estado tem mangás da NewPop? Acho que a galera de lá deve estar pensando que Sergipe é a capital da Bahia! E o pior é que às vezes eles lançam mangás sensacionais, historicamente mais interessante que os mangás famosos, e, poxa, eu não posso ler! Depois reclamam se eu baixar scan na internet. Agora farei outra reclamação, inútil para mim que sou impossibilitado de comprar, mas talvez sirva caso você se interessou em comprar. O preço do mangá de CSI é 14 reais. Só eu que achei isso abusivo? A JBC, que todo mundo reclama que é cara, só chega a R$ 10,90 ou R$ 11,90. Saudades da época em que com 10 reais comprava quatro mangás. Inflação maldita.

Feitas estas considerações eu só posso dizer que... pior que Turma da Mônica Jovem não pode ser! Aguardem a resenha da Beatriz. Tomara que ela saía viva dessa.

5 Comentaram...

Junior Fonseca disse...

Olá Murilo, aqui é o Junior Fonseca.

Sobre sua reclamação do preço. Não compare o CSI com os mangás da JBC de séries regulares. O CSI além de ser volume únuico, ele é no formato maior, papel offset, acabamento costurado. O padrão de nossas séries de volume único. Nesse formato, você pode usar como base titulos como Sandland, Sócrates in Love, por exemplo. Aí sim você vê se o preço está na média ou não.

Sobre a distribuição. Reafirmo que ela é nacional, mas a distribuidora possuem um histórico de vendas e manda somente para algumas praças. Mas sei que há problemas nesse dpartamento ainda.

Se me permitir, fica a dica de comprar na Loja Anime Pró a você e seus leitores. Lá, qualquer mangá já possui 20% de desconto, inclusive lançamentos.

Abraços

Albertinhoo disse...

Comentario OFF: Que bom descobrir que tem um escritor do meu estado em um blog que curto muito. Quando li Sergipe ali, juro que não acreditei.

Saki disse...

Correção. Que bom que tem um nordestino no Blog.
Porque é sempre centro-sul, quando a gente a vê alguma coisa que foge ao padrão fica quase emocionada.

E maldade sua, Murilo, dizer que os novatos só se ferram, você podia ser um gentleman e fazer essa gentileza pra ela. XD

Beatriz Paz disse...

Não, Saki, não tem problema.

Eu tenho as bolas pra isso ;D

*Karina_Csi_investigation* disse...

Se for bom como a serie,mas deve ser legal ..

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo