sexta-feira, 2 de abril de 2010

Avatar Colaborador Nerd

Eu não brinco mais! (UPDATE)

Por Beatriz Paz 

 

clip_image002

 

[Nota do Editor: A Beatriz havia postado esse texto têm algumas semanas, mas alguns leitores apontaram alguns erros, e ela foi revisar alguns pontos do post, principalmente na questão do sexo de Jin Joson. Agora sim, o post devidamente corrigido está abaixo]

Cosplay, pra uns, pode ser apenas um jeito de se divertir e conhecer gente nova em eventos de anime; pra outros, a coisa é séria e o sonho de consumo é ganhar o World Cosplay Sumit, ou WCS, sediado no Japão, todo o ano. Tem gente que ganha a vida costurando fantasias e virando a noite ensaiando sua apresentação na frente do espelho. E tem gente que simplesmente monta a fantasia, pega o metrô até o colégio onde o evento vai acontecer (tipo eu), entrega tudo nas mãos de Kami-sama e o que vier é lucro. Principalmente os Muppys ^^

É o caso da filipina Jin Joson, uma fotógrafa freelancer formado pela UP College of Fine Arts. Quando não está ocupada trabalhando como diretor de arte, pintor, designer de camisetas e logos, ou alguma coisa envolvendo pré-produção ou fotografia em si, ele se junta aos amigos, o Tuxedo Team, para fazer o que gostam mais: tirar fotos, montar cosplays e ir a eventos – mesmo esses, às vezes sendo convenções Yaoi.

 

clip_image002[1]

E os caras não brincam em serviço, eles mesmos escolhem os tecidos, fazem as roupas, compram as lentes de contato, cortam as perucas – tudo com tutoriais ilustrados engraçados -, arrumam os penteados, editam as fotos, enfim, tudo. E o resultado é de ter vergonha de olhar para o seu “incrível” cosplay de Naruto – mesmo porque, apesar de eu não ser fã de Naruto, o Tuxedo Team também arregaça na produção dos ninjas, mesmo porque são fãs da série – pendurado no cabide do armário.

O legal do Jin é que, apesar de ser conhecida pelo excelente trabalho como cosplayer, ela não se resume somente a isso; ela também é ativista social, fazendo campanhas em seu DeviantArt e Twitter sobre ONGs e te informa de como você pode se juntar as mesmas. Tem gente que usa da fama pra se promover mais e mais, e há pessoas como Jin, que usam do reconhecimento próprio para ajudar o próximo.

Um fato engraçado que sempre gera discussão no twitter e em foruns em geral, é o gênero de Joson. O que contribui é que ela faz Crossplay – menino vestido de menina e vice-versa. Sim, sou adepta do Crossplay – , a prova disso são os vários cosplays masculinos, principalmente quando ela encarna o Naruto, que ela faz. Eu a princípio achei que Jin fosse um homem, mas ela engana bem. Mas não se preocupem, ela também tem fotos vestida de menina como a que tirou para a Bleachstain Productions. Muitas pessoas questionam a respeito disso e em reposta tudo o que Jin diz é:

 

“Que diferença o gênero faz quando uma pessoa é apreciada pelo seu trabalho ou personalidade?”

Eu estava tentando entrar em contato com Jin pra uma possível entrevista sobre o trabalho dela com cosplay e fotografia, mas não deu tempo. Se ela entrar em contato após a publicação desse post, eu publico a entrevista. É interessante saber que não somente no Japão existem pessoas que sabem fazer um cosplay bem feito, exemplo disso são os brasileiros Gabriel Niemietz e Jéssica Campos, ganhadores do WCS de 2008.

 

clip_image006

Outro ponto positivo pra Jin, pelo menos na minha opinião, é que ela não é apenas mais uma fã tarado de Bleach ou Naruto. Ela conhece animes clássicos como Evangelion, Yu Yu Hakusho – um de seus personagens favoritos é o Kurama - ou o sublime Akira, tudo indica que seu próximo projeto tem a ver com Fullmetal Alchemist, e se, pelo que podemos ver no Devianart e o Tumblr, o Tuxedo Team com certeza promete não decepcionar.

 

clip_image008

image

Ah sim, mais uma coisinha. Ele tem uma máscara pra gripe do Darth Vader.

 

Fato fofo – e porque não dizer Yaoi, por tabela – do momento. Jin namora um de seus colegas de Cosplay, o Miguel, que faz o Sasuke na maioria das photoshoots – entendeu o Yaoi por tabela agora? -, são muito adoráveis e no segundo perfil de Joson, o ceruleanmorning, é possível conferir uma história muito legal sobre um festival das estrelas só pros dois. Confesso que fiquei com invejinha, afinal, qual é a garota otaku que não quer um namorado também otaku pra fazerem cosplay juntos?

DeviantART | Tumblr | Twitter | Site Oficial

5 Comentaram...

Anderson ANDF disse...

Muito legal! Parabéns a esse pessoal.

felipe disse...

Só um detalhe: Jin é uma MULHER!

felipe disse...

Detalhe: A Jin é uma mulher e a Nejin (que é a conta feminina dela) NÃO É uma irmã gêmea, é a mesma pessoa. Na foto que "os dois" aparecem juntos é uma montagem.

Ela namora o Miguel, que é o garoto de Ichigo (do Bleach) na primeira foto.

Vocês deviam ter pesquisado um pouco mais antes de ter feito este post.

Beatriz Paz disse...

Olha o fail da minha parte galera!

Eu já pedi pro filiPera postar o meu post editado. Mals a errata, ninguém acerta sempre, e eu dei uma pesquisada depois de ter escrito a matéria pra me certificar. Pode ser que ela seja uma menina, mas engana muito bem como homem, nem no journal do deviantart vc tem alguma pista, mas eu vou dar uma pesquisada melhor.

Assumo que errei.

Anônimo disse...

Parabéns por assumir o erro. Sem querer ser chato, "gêmeos idênticos" de sexo diferente não existe. Para serem gêmeos idênticos tem que ser univitelinos, ou seja, da mesma placenta, sexo igual. A partir do momento que o sexo é diferente são bivitelinos, placentas diferentes, sexo igual ou diferente, ou seja, não são idênticos.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo